Quais São os Tipos de Bodas: A palavra “bodas” nos remete a bons momentos, a datas comemorativas e, até mesmo, serve para relembrar o amor que um dia foi construído. A ideia de bodas é exatamente trazer uma festividade para um momento celebrativo, mas existe uma particularidade que é muito notada.
É comum encontrar pessoas comemorando 20 ou 30 anos de casamento, e, na verdade, esse padrão é seguido porque muitas pessoas que não sabem quais são os tipos de bodas existentes. Pois bem, adianto que existem pelo menos 50.
Sim! É um número grande, mas cada país e cada cultura escolhe datas mais personalizadas para comemorar. Você, provavelmente, deve levar em conta os padrões brasileiros. Esses se resumem bastante a datas como “bodas de prata” ou “bodas de ouro”. Além disso, você aprenderá quais são os tipos de bodas que existem e, quem sabe, planejar aquela festa surpresa para quem ama.
Você sabe o que significa bodas?
É claro que associamos a palavra diretamente ao casamento, porém, o termo se deriva do latim e significa algo como uma promessa feita.
Evidentemente é possível relacionar uma coisa com a outra, porém o significado em si carrega muito mais emoção do que pensamos.
Portanto, vamos à nossa lista! E vamos focar naquelas que são famosas por aqui!
Thank you for Signing Up |
Bodas de papel
Sobretudo, para comemorar aquele primeiro ano de casamento, que para muitos representa aquela fase inicial, onde buscamos manter um equilíbrio para começar a vida de casal.
Em outras palavras, é como estar ainda em uma lua de mel, ambos são novos na “vida a dois” e ainda buscam se conhecer mais nesse quesito. Portanto, é uma comemoração importante em certos países, por esse motivo merece abrir a nossa lista de Quais são os Tipos de Bodas Existentes!
Do 2° ao 5° ano
É muito comum comemorar o terceiro e o quinto ano de casamento, mas acontece que existem bodas para cada ano que passamos juntos, sendo assim, as bodas de 3 anos também são importantes, assim como a de 4 anos, que apesar de pouco conhecida, em alguns países recebe mais atenção.
No entanto, se for para comemorar tudo, temos que incluir:
- Bodas de algodão (2° ano);
- Bodas de Couro ou trigo (3° ano);
- Bodas de Flores, fruta ou cera (4° ano);
- Bodas de madeira (5° ano).
Do 6° ao 10° ano
Bem, aqui as coisas parecem ficar ainda mais diretas, a comemoração começa a ser de 5 em 5 anos para muitos casais, então é claro que a boda mais conhecida é a de 10 anos já chamada de boda de Estanho ou Zinco.
A verdade é que alguns casais ainda consideram datas como a do 7° ano, que são a de Latão, mas nem sempre é algo que se torna importante para os casais. Então, a lista aqui fica disposta da seguinte maneira:
- Bodas de açúcar ou perfume (6° ano);
- Bodas de Latão ou lã (7° ano);
- Bodas de Barro ou Papoula (8° ano);
- Bodas de Cerâmica ou Vime (9° ano);
- Bodas de Estanho ou Zinco (10° ano).
Dentre essas, a de 10 anos é com certeza uma data muito comemorativa, e importante em nossa lista de quais são os tipos de bodas, porque aqui já foi construída uma história completa e bela com a pessoa amada, talvez uma viagem possa ajudar para que o clima melhore ainda mais!
Do 11° ao 15° ano
Novamente se segue um padrão, as bodas de cristal são bem lembradas, principalmente no Brasil, e marcam os 15 anos de casamento. Portanto, nesse momento, preparar algo especial é quase sempre o que muitos desejam. 15 anos juntos é um período muito longo, afinal.
Mas se passa também por certos períodos durante esse momento e são muito importantes:
- Bodas de aço (11° ano);
- Bodas de Seda ou Ônix (12° ano);
- Bodas de Linho ou Renda (13° ano);
- Bodas de Marfim (14° ano);
- Bodas de Cristal (15° ano).
16° ano ao 20° ano
Logo após passar 15 anos com a pessoa que ama, é claro que tudo tem certo significado, e a bodas de porcelana, que simboliza mais 5 anos de casamento, representa mais uma data extremamente importante para o casal.
Poucos conseguem chegar a tanto tempo com uma relação duradoura e com empenho, mas se acontece é com toda certeza algo a se comemorar com grande estilo. Em outras palavras, surpreenda e aproveite para ser criativo!
Então, dos 16 aos 20 anos podemos citar as seguintes bodas:
- Bodas de Turmalina (16° ano)
- Bodas de Rosa (17° ano)
- Bodas de Turquesa (18° ano)
- Bodas de Cretone ou Água-Marinha (19° ano)
- Bodas de Porcelana (20 anos de união!)
De 21 a 25 anos de casamento
Imaginar 25 anos juntos com alguém pode ser interessante. Afinal, você já conhece tanto a pessoa que com certeza conhece, também, as suas forças e fraquezas. Então, você já não terá problemas em saber o que a pessoa ao seu lado gostaria de receber, por esse motivo é mais fácil.
Portanto, dos 21 aos 25 anos, existem também outras datas que podem servir como “preparação” para esse momento tão importante na vida dos casais, elas são:
- Bodas de Zircão (21° ano)
- Bodas de Louça (22° ano)
- Bodas de Palha (23° ano)
- Bodas de Opala (24° ano)
- E, finalmente, a famosa Bodas de Prata (25 anos como casal)
Naturalmente, cada ano tem seu significado, mas é interessante parar em certas datas e comemorar. Ainda mais interessante é saber os nomes, visto que cada comemoração é geralmente chamada apenas de “aniversário de casamento”.
Você pode fazer algo especial, mas lembre que cada pessoa poderá reagir de uma maneira diferente.
Do 26° ano ao 30° ano
É provável que já conheça algumas das bodas comemoradas durante esse período, mas é interessante falar sobre elas porque cada uma tem seu significado. Nesse sentido, os nomes de cada uma estão relacionados também com a força e o significado que a união possui para os dois.
A data não é esquecida nem tão cedo, já que a maioria das pessoas apenas comemoram os 40 anos juntos, após esse momento.
A nomeação de cada uma delas é:
- Bodas de Alexandrita (26° ano)
- Bodas de Crisopázio (27° ano)
- Bodas de Hematita (28° ano)
- Bodas de Erva (29° ano)
- Bodas de Pérola (30° ano de união)
Assim, a maioria dos nomes citados representa um material de grande valor e, em certos casos, duráveis também!
Do 31 ao 40
Então chegamos em um momento que é importante pular um pouco as bodas. Já que, geralmente os casais esquecem os 35 anos juntos e comemoram os 40 anos de união. Data, inclusive, muito apreciada porque é complicado chegar a esse tempo de união.
Não apenas por uma questão de amar alguém a tal ponto, mas 40 anos é bastante tempo da sua vida ao lado dessa pessoa, e chegaremos ainda além!
Então, os nomes recebidos durante esse período são:
- Bodas de Nácar (31° ano)
- Bodas de Pinho (32° ano)
- Bodas de Crizo (33° ano)
- Bodas de Oliveira (34° ano)
- Bodas de Coral (35° ano)
- Bodas de Cedro (36° ano)
- Bodas de Aventurina (37° ano)
- Bodas de Carvalho (38° ano)
- Bodas de Mármore (39° ano)
- E, claro, a famosa Bodas de Esmeralda (40 anos)
Bem, agora vamos para a que talvez seja a data mais aclamada e difícil de alcançar, aproveitando para ver o processo que a envolve.
A bodas de 41 a 50 anos de união
Em síntese, passar 50 anos com uma pessoa é naturalmente algo complicado. Se você casa, por exemplo, com 20 anos, já terá cerca de 70 quando essa data chegar. Em outras palavras, a idade diz muito a respeito nesse momento.
50 anos com a pessoa amada é com certeza algo que muitos admiram e buscam, deve representar algo belo e importante na sua vida, afinal, a pessoa com quem casou já faz parte dela, não é?
Então, nada melhor que uma viagem para relembrar tudo que foi passado, a forma como viveram esses 50 anos e como o amor ainda persiste. Ao passo que, o sentimento foi acumulando e cresceu durante todo esse tempo.
Portanto, para que fique ciente dessa importante etapa, e entenda perfeitamente quais são os tipos de bodas, vamos citar as outras bodas que passará antes desse momento:
- Bodas de casamento de seda, que é também uma data comemorada (41° ano)
- Bodas de Prata Dourada (42° ano)
- Bodas de Azeviche (43° ano)
- Bodas de Carbonato (44° ano)
- Bodas de Rubi, outra data bem significativa (45° ano)
- Bodas de Alabastro (46° ano)
- Bodas de Jaspe (47° ano)
- Bodas de Granito (48° ano)
- Bodas de Heliotrópio (49° ano)
- Bodas de Ouro (50 anos de união, momento único e, com certeza, bastante comemorativo)
Apesar de tudo que é dito nesse momento é fundamental que exista um certo cuidado para criar uma boa memória. Além disso, uma dica interessante é começar a fazer uma espécie de “contagem regressiva” dos 45 até os 50!
Com certeza vale dar uma atenção especial a essa data porque ela é extremamente complexa de se conseguir, e como já dito, uma viagem pode ser uma ideia perfeita!
Dos 50 ao 100?
Achou que tinha acabado nossa lista de, quais são os tipos de bodas existentes? Bem, enquanto houver vida e casamento, há comemoração! As bodas daqui para frente não são muito comemoradas, mas podemos deixar elas citadas aqui para que conheça todas.
Dessa maneira, para não prolongar mais, vamos aos nomes.
- Bodas de Bronze (51)
- Bodas de Argila (52)
- Bodas de Antimônio (53)
- Bodas de Níquel (54)
- Bodas de Ametista (55)
- Bodas de Malaquita (56)
- Bodas de Lápis Lazuli (57)
- Bodas de Vidro (58)
- Bodas de Vidro (59)
- Bodas de Cereja (60)
- Bodas de Diamante (61)
- Bodas de Cobre (62)
- Bodas de Telurita (63)
- Bodas de Sândalo (64)
- Bodas de Fabulita (65)
- Bodas de Platina ( 66)
- Bodas de Ébano (67)
- Bodas de Neve (68)
- Bodas de Chumbo (69)
- Bodas de Mercúrio (70)
- Bodas de Vinho (71)
- Bodas de Zinco (72)
- Bodas de Aveia (73)
- Bodas de Manjerona (74)
- Bodas de Macieira (75)
- Bodas de Brilhante (76)
- Bodas de Cipestre (77)
- Bodas de Alfazema (78)
- Bodas de Benjoim (79)
- Bodas de Café (80)
- Bodas de Nogueira ou Carvalho (81)
- Bodas de Cacau ( 82)
- Bodas de Cravo (83)
- Bodas de Begônia (84)
- Bodas de Crisântemo (85)
- Bodas de Girassol (86)
- Bodas de Hortênsia (87)
- Bodas de Nogueira (88)
- Bodas de Pêra (89)
- Bodas de Figueira (90)
- Bodas de Álamo (91)
- Bodas de Pinheiro (92)
- Bodas de Salgueiro (93)
- Bodas de Imbuia (94)
- Bodas de Palmeira (95)
- Bodas de Sândalo (96)
- Bodas de Oliveira (97)
- Bodas de Abeto (98)
- Bodas de Pinheiro (99)
- Bodas de Jequitibá (100)
Essas são todas as bodas que deve conhecer e que possuem nomeação, então, caso passe das bodas de ouro, terá muito o que comemorar ainda!
O Mêsversário?
Se está começando um namoro, aquela fase de comemorar toda data de acordo com o mês até o primeiro ano, também recebe uma nomeação baseada na ideia de bodas, veja mais a respeito abaixo.
- Bodas de Beijinho, para o primeiro mês de namoro!
- Bodas de Sorvete, para o segundo;
- Bodas de Algodão doce, terceiro;
- Bodas de Pipoca, quarto;
- Bodas de Chocolate, quinto;
- Bodas de Pluminha, sexto;
- Bodas de Purpurina, sétimo;
- Bodas de Pompom, oitavo;
- Bodas de Maternidade, nono;
- Bodas de Pintinhas, décimo;
- Bodas de Chiclete, décimo primeiro mês;
Por fim, temos a bodas de papel, que é onde tudo começou!
Em conclusão, cada data aqui citada tem seu significado e valor, é muito interessante fazer uma pequena comemoração em todas elas. Vale lembrar que deve-se comemorar porque se ama a pessoa é porque realmente acredita que poderá passar muitos outros anos com ela.
Não é apenas pensar em festividades, mas no valor que isso terá para o casal, as lembranças e a construção da “vida a dois”.
Dessa forma, agora que você já conhece quais são os tipos de bodas e todas as datas que são referências, pode fazer declarações à vontade. Enfim, não precisa esperar um ano, é sempre o momento de mostrar a quem ama, que ainda existe o amor!