Bodas de Ouro: 50 Anos de um Amor Eterno

Saiba tudo Sobre as Bodas de Ouro, o Significado Dessa Boda, Como Comemorar, Renovação dos Votos e as Alianças de Bodas de Ouro
Bodas de Ouro
Bodas de Ouro
Conteúdo

Bodas de Ouro: Quando um amor dura 50 anos vivo e firme, ele merece ser celebrado. As bodas de ouro não são uma festa para qualquer um. Apenas aqueles que sabem melhor como amar o parceiro chegam a comemorar essa data. E além disso, não é uma festa que se celebre sozinho e sim do lado das pessoas que constroem, cada de um sua forma, pedaços da história desse casal.

Ter na comemoração os filhos, netos, amigos, sobrinhos e todos os demais familiares, torna a data ainda mais especial. A família é uma consequência de uma decisão firme a qual duas pessoas se mantiveram fiéis por tanto tempo.

Quando uma história de amor dura tanto assim deve passar por um ritual desses. Convocar todos que participaram desses anos para celebrar e relembrar os grandes capítulos dessa história de amor.

O que significam as bodas de ouro?

Como em todos os aniversários de casamento se comemora utilizando como símbolo algum material que compartilhe características com o casal. Portanto, qual o melhor material para representar meio século de uma história de amor se não o ouro?

Em várias culturas o ouro é utilizado tanto como um símbolo de valor, nobreza e até mesmo como moeda. Seu brilho e aparência marcante, fazem com que seja um dos metais preferidos para a confecção de joias de reis, rainhas, sacerdotes e diversas outras autoridades há milhares de anos.

O ouro é mencionado como algo a ser estimado e valorizado, e até mesmo na Bíblia é símbolo de nobreza e pureza. Aliás, esse provavelmente foi o primeiro metal a ser descoberto pelo homem, e está associado ao surgimento das primeiras civilizações.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

A festa de bodas de ouro começou a ser celebrada na Alemanha medieval, onde casais que comemoravam seus 50 anos de união recebiam coroas de ouro, para simbolizar esse compromisso. A tradição de celebrar todas as bodas, por sua vez, partiu desse costume e ganhou novos símbolos ao longo do tempo, variando conforme a região.

No entanto, como está presente nos símbolos de nobres, o ouro deve representar o simples e grandioso amor entre duas pessoas. Associado à riqueza e à prosperidade, o ouro segue sendo uma emblema que carrega maleabilidade, valor e beleza, como um casamento que já dura meio século.

A comemoração de 50 anos

As bodas de ouro podem ser celebradas de várias formas, numa viagem, com uma festa, num jantar com a família ou a dois, num momento de intimidade. Mas, a maior tradição das bodas de ouro pede uma cerimônia, seja ela religiosa ou não, com pessoas que façam parte dessa história, renovação dos votos do matrimônio e troca de alianças.

Ainda que seja uma tradição, a festa não é uma regra. Portanto antes de pensar nos convidados, buffet e decoração, pensem bem no casal. Como ambos irão se sentir? O que for mais tocante para os dois ainda deve ser o guia para fazer a celebração ideal para essa data tão importante.

Uma outra face das bodas de ouro é serem intimistas e comemorarem sem grandes eventos, mas ainda assim criando boas memórias juntos e com aqueles que mais amam. Há coisas que independente do tipo de cerimônia são indicadas. Flores, boa comida e boa música são ótimos pedidos independente do que se decida fazer para comemorar.

A maior parte dos casais ao completarem 50 anos de casamento já são idosos, e nem todos possuem disposição para grandes eventos, como muitos gostariam. Por isso, comemorações mais tranquilas podem ser ótimas opções dependendo das condições de saúde do casal e da criatividade de quem irá organizar a celebração.

A festa de bodas de ouro

Quando o casal e a família não gostam de dispensar as tradições e é possível realizar a tradicional festa de bodas, a alegria de todos é certa!

Inclua na sua lista de convidados todos que forem importantes para a vida e história do casal: os filhos, netos, familiares, amigos… Todos que de algum modo construíram suas vidas sob a luz desse amor. Envie os convites com pelo menos um mês de antecedência, assim todos poderão se planejar para estar presentes no evento e presentear o casal de forma adequada.

Na festa a decoração dourada pode tomar destaque. Até porque são bodas… de ouro, não é mesmo? Apesar disso, não precisa ser uma cor única. As cores que o casal mais gosta podem compor a decoração de forma harmônica.

Aliança de Bodas de Ouro
Aliança de Bodas de Ouro

Dica para decoração do ambiente

Uma dica para os casais que não sabem ao certo como deixar o ambiente bonito e agradável para todos é usar tons pastéis para montar uma paleta de cores. É uma pedida muito difícil de errar no que diz respeito à decoração da festa.

Além disso, usar fotos do casal e da família na composição do ambiente pode ser uma forma de chamar atenção para tudo que essa união significa na vida de todos. Objetos que sejam importantes para os dois também são ótimas maneiras de elevar o simbolismo da cerimônia na recepção.

O bolo precisa ter um toque especial também, afinal, ele não só faz parte da alimentação dos convidados como também da decoração da festa. O mais clássico para a festa de bodas de ouro é utilizar um bolo branco com alguns toques dourados. Mas, ainda cabe sim espaço para a criatividade com outros detalhes e cores, usando frutas ou flores, por exemplo.

A comida também precisa ser pensada com carinho para servir seus convidados. A princípio é muito importante que esteja de acordo com o gosto do casal, mas de modo que não desagrade a maioria das pessoas. Escolha um bom buffet ou equipe para fazer a comida da sua recepção, e não tenha grandes preocupações com isso.

No que diz respeito à música na festa de bodas de ouro, o mais importante é representar o casal. As músicas que foram importantes ao longo da história deles precisam estar presentes nesta playlist. E seja uma reprodução dessas músicas ou contratando uma banda ao vivo, o estilo vintage, ou para os casais mais modernos, as músicas atuais irão dar um toque todo especial na cerimônia.

A renovação dos votos

Não existem regras específicas sobre o que cada um irá prometer ao outro ao completarem 50 anos de casamento. Se o casal for católico, um sacerdote já os consagrou um ao outro na saúde e na doença até que a morte os separe. A renovação de votos, por sua vez, consiste em uma bênção dada a essa mesma promessa, na igreja, ainda que todos esses anos depois.

Caso o casal seja religioso de outra denominação, pode chamar um pastor que irá abençoá-los, e celebrar com a família a importância dessas promessas. Casais que optam por uma celebração não-religiosa podem escrever seus próprios votos. Ou seja, um discurso que fale sobre a importância do outro em suas vidas, sobre sua felicidade em viver juntos e suas histórias.

Uma longa vida conjugal requer um “sim” diário, muita paciência, renúncia e amor ao outro. A renovação de votos celebra cada um desses dias, cujos sob qualquer alegria ou tristeza esse casal permaneceu unido e firme nos propósitos que se dispuseram a viver juntos. E além disso, todo tempo pode ser pouco quando o amor entre duas pessoas é verdadeiro dessa forma.

Dessa vez, o ar matrimonial da celebração carrega algo mais especial ainda: seus frutos. Todos que ali estiverem presentes, ouvindo aquelas palavras de amor, aquelas histórias que os levaram até ali e aqueles sonhos a serem ainda realizados, são partes vivas do que essa união se tornou: felicidade em carne e osso.

As alianças de bodas

Durante a cerimônia de renovação de votos uma das mais importantes tradições é que haja uma troca de alianças de ouro. Essas alianças simbolizam a renovação das promessas e do desejo de viver juntos pela vida toda.

Muitos casais optam por trocar réplicas das suas próprias alianças de casamento na renovação de votos, outros preferem buscar novas joias com detalhes e gravações que dali em diante serão tão especiais quanto as antigas.

Seja qual for a opção, procurar uma boa joalheria ou designer de joias para escolher a aliança adequada para o casal é sempre a melhor ideia. Um profissional ajudará ambos a escolher as formas da joia e tudo que contém nela para que tudo nessa data seja incrível.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!