Bodas de Prata: 25 Anos Desde o Sim Mais Importante de Suas Vidas

Saiba tudo Sobre as Bodas de Prata, o Significado Dessa Boda, Como Comemorar, Renovação dos Votos e as Alianças de Bodas de Prata
Bodas de Prata
Bodas de Prata
Conteúdo

Bodas de Prata: 25 anos se passaram desde o dia em que as mãos trêmulas, lágrimas que vieram aos olhos e borboletas flutuando pelo estômago estiveram à tona, uma vida inteira desde que um casal consagrou seu amor para a vida inteira. E com paciência, renúncia e muito amor esse relacionamento tem dado certo. Cumprindo suas promessas de amor eterno e respeito na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, na alegria e na tristeza, esse casal tem construído uma família. Lindas memórias e vivido uma jornada juntos, que não deve ter um fim, e sim crescer e melhorar cada dia mais.

Bodas de prata são uma festa não só do casal, mas uma celebração familiar de tudo que foi construído sob a luz desse amor nos últimos vinte e cinco anos.

Esse é um ritual que qualquer história de amor deve ter. E convocar todos a fazer uma nova cerimônia, ou ainda que na intimidade do casal se diga novamente um verdadeiro “sim”, não deixe passar essa data em branco. Comemore esse amor, já que hoje é tão raro que existam os que resistam aos desgastes do tempo e intempéries da vida.

O que significam as bodas de prata?

A comemoração de bodas que é celebrada no aniversário de casamento de duas pessoas é a celebração de mais uma volta em torno do sol onde as promessas foram mantidas. No entanto, essa celebração é antiga. A origem vem de pequenos povoados da Alemanha, onde ao completar os 25 anos de casamento, o casal era presenteado com uma coroa de prata para simbolizar a data.

Ainda que a tradição da coroa de prata tenha se perdido com o tempo, a comemoração não (e ainda bem que não!), e hoje a data tem seus costumes específicos e símbolos próprios para sua celebração.

Boda é uma palavra que na sua origem significa promessa. A celebração pede uma renovação dessas promessas entre o casal e todos com quem eles se relacionam intimamente, e ao mesmo tempo que comemora tudo que já foi feito a dois nesse período, em todas as instâncias. É uma festa que celebra a arte de amar e de conviver.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Um pouco sobre a prata e a relação com a bodas de prata

A prata, por sua vez, é um material usado desde os povos antigos. Começou a ser minerada na Grécia, durante a Idade do Bronze e até hoje é alvo de muita cobiça. Os romanos já usavam a prata como moeda e como material para fabricação de joias e assim foi durante centenas de anos até chegar aos dias atuais.

Sendo um material precioso, a prata significa a nobreza e a preciosidade que esse relacionamento tem. Além disso, carrega a propriedade de durabilidade e que quanto mais polido for, mais brilhante e majestoso irá se tornar. E o quão polido e cuidado precisou ser o seu relacionamento nos últimos 25 anos? É simbólico pensar nele como um metal de tanto valor.

Em meio a tantas crenças e tantos episódios da história humana que cercam a prata, algo é inquestionável: o valor que esse material carrega. Ela representa a pureza, a fidelidade e a dignidade. O que seria mais adequado para representar um relacionamento tão longo? Seja você e seu amado pessoas mais tradicionais ou mais arrojadas, celebre essa data e todas as outras. Se viveu esse amor por 25 anos é porque realmente vale a pena ser vivido.

A celebração das bodas de prata

A forma mais tradicional de comemorar as bodas de prata é com uma festa que irá celebrar a renovação de votos do casal. Essa festa é cheia de tradição, mas apesar disso, não é a única forma de celebrar uma data tão memorável dessas.

Antes de pensar em como celebrar o dia, pense na personalidade do casal. Há aqueles que realmente preferem celebrar com uma festa, os amigos e a família, numa grande comemoração, mas também há quem prefira passar esse dia junto ao seu amor de uma forma mais íntima. Para uma data tão especial assim, não há regras e sim sugestões do que pode ser feito.

Seja como preferir, planeje uma celebração memorável, que você, seu parceiro e todos que estiverem presentes se emocionem e almejem para si os sentimentos que estão sendo mostrados ali. Com amor e dedicação sua comemoração será marcante e irá valorizar ainda mais a sua união.

Bodas de Prata

Aliança de Bodas de Prata

Uma comemoração digna da sua história de amor

Se você decidir comemorar esse dia especial do modo mais clássico, com uma festa cheia de amigos, familiares e filhos para celebrar lado a lado, invista em detalhes bem construídos, eles irão formar uma boa memória das suas bodas para todos os seus convidados.

A primeira coisa a se pensar nessa festa é quem você quer que esteja presente. 25 anos é muito tempo para se construir histórias e muitas, muitas pessoas podem fazer parte delas. Sua lista de convidados com as pessoas que fazem parte da sua história faz com que a data seja ainda mais especial.

A decoração da sua festa pode carregar símbolos que sejam claros ao tema da festa: são bodas de prata, que celebram uma longa história de vida a dois. Use detalhes prateados e fotos de grandes momentos da vida do casal, como as bodas passadas e o nascimento dos filhos de vocês. Essa personalidade fará com que todos se sintam acolhidos e inspirados sob a luz do seu amor.

Os detalhes que tornam o momento ainda mais especial

Os detalhes podem estar em vasos, nos talheres, nos porta-retratos ou em qualquer outro adorno da decoração da festa. Se você for contratar um buffet, pode pedir que a comida seja servida em pratos e travessas que sigam essa temática.

Faça uma mesa de bolo decorada com o tema também. Vidro é um material que esteticamente combina muito com a prata. Uma combinação dos dois com fundo branco é de muito bom gosto. A sofisticação e montagem da mesa depende do porte que sua festa vai tomar e do conceito que você deseja nela.

Pense em lembrancinhas para seus convidados que sigam essa temática. Esses mimos servem para marcar a data na mente dos seus convidados e fazer com que suas bodas sejam ainda mais memoráveis.

Faça convites especiais para sua festa e entregue aos seus convidados. A celebração de bodas soa como um evento quase matrimonial. Enquanto nas cerimônias de casamento a ideia é festejar um amor que está começando e duas pessoas comprometidas a fazerem dar certo, nas bodas é a comemoração de um amor que deu mais que certo.

Se você não puder, ou não quiser celebrar com uma festa, convidados, música, comida e bebida, celebre a dois, num jantar romântico, numa segunda lua de mel, ou num momento só para vocês. Mas não deixe de comemorar o seu aniversário de casamento, afinal, um  amor assim não se vê todos os dias, principalmente hoje que tudo é volátil.

Uma renovação de votos

A principal tradição que permeia os ares de uma festa ou celebração mais íntima de bodas de prata é a renovação de votos. Sendo essas bodas uma das mais tradicionais a serem comemoradas, esse é o ponto central de toda a comemoração.

Para o casal é o momento que mais uma vez, 25 anos depois de estarem frente a frente num altar, dirão um ao outro em frente a todos as promessas de amor, fidelidade e companheirismo que os levaram até ali. E nesse momento, irão declarar tudo o que sentem, e tudo que esperam que esse amor ainda frutifique.

Dessa vez, diferente do dia do seu casamento, as promessas de compromisso já tem frutos. E sejam os filhos, amigos, familiares ou até mesmo afilhados que vocês conquistaram ao longo desses anos, todos fazem parte desse amor. São promessas que precisam ser sustentadas não só perante seu companheiro, mas perante todos que de algum modo são constituintes dessa história.

Se vocês preferirem, a celebração de votos pode ser religiosa, celebrada por um sacerdote ou pastor. Se o casal for católico, se celebra uma cerimônia de ação de graças, agradecendo a Deus pelo dom de possuir um amor tão duradouro e que rendeu tantas alegrias.

A troca de alianças

Além disso, é muito comum que nessa cerimônia o casal mais uma vez, depois de tantos anos, troque alianças perante as promessas que serão feitas. Alianças, que  por sua vez, serão de prata, condizente com o momento que estão sendo ofertadas um ao outro. É um momento muito simbólico de expressão de amor ao outro e desejo que isso se eternize.

As alianças de bodas geralmente são feitas totalmente de prata, como réplicas das suas alianças de casamento. Mas, muitos casais optam por fazer parte de prata e parte de ouro, ou de ouro branco.  Independente da sua escolha de material, ou do design que sua joia irá ter, procure um bom joalheiro para escolher a aliança certa para você e o seu amor.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!