Aliança de Noivado

Qual a Diferença Entre Aliança de Noivado e Anel de Noivado?

Diferença de Aliança de Noivado e Anel de Noivado: É isso, chegou o momento do pedido de casamento. Vocês podem ter decidido juntos, ou uma das partes fará o pedido de surpresa, não importa. Para qualquer uma das situações a dúvida sempre aparece: anel de noivado ou aliança de noivado?

No entanto, é importante mencionar que não importará a escolha, a decisão sobre qual joia usar nessa hora tão romântica, saiba que estarão usando algo que simboliza a união e comprometimento do casal.

Afinal, o noivado é o último passo antes do casamento. É a consolidação de um sentimento forte, a aproximação ou uma maior união das famílias. É um momento lindo que antecede outro momento marcante: o casamento.

Mas afinal, existe diferença de aliança de noivado e anel de noivado?

A aliança e o anel, representam o mesmo momento, a celebração do noivado. Ambos simbolizam muito bem esse momento, representando a união do casal.

O costume de usar alianças no momento do noivado é algo que está na tradição brasileira, de maneira bem forte ainda. Quando o casal faz essa opção, as alianças são usadas pelos dois, no dedo anelar da mão direta e só mudam de mão após a cerimônia de casamento.

Alguns noivos utilizam a mesma aliança que foi utilizada durante todo o noivado, para o casamento, fazendo apenas um polimento. Já outros preferem adquirir um novo par de aliança, guardando as alianças de noivado, como uma joia especial.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

A aliança, assim com o anel são usadas por não terem começo e fim, assim como é o sentimento do casal. Significam um compromisso assumido com a pessoa amada. Este costume teve sua origem na Europa, porém inicialmente, somente a mulher usava. Um tempo depois, a tradição também passou para os homens.

A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete para uma relação de proximidade, de união. Fazer uma aliança com alguém é fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa.

Antigamente, bem antigamente, as alianças não eram consideradas somente um sinal de amor, mas também eram relacionadas com o dote que a noiva trazia para o casamento, que por muitas vezes era negociado pelos pais dos noivos.

Uma pequena curiosidade: o dote surgiu em uma época em que os casamentos eram considerados um negócio, um contrato entre famílias, a fim de garantir a segurança econômica do casal.

A tradição do anel de noivado

A tradição do anel de noivado teve início há mais de 500 anos, com o Arquiduque da Áustria quando pediu a mão da Duquesa de Borgonha. Para simbolizar esse momento, usou um anel de noivado cravado com pequenos pedaços de diamante.

Em 1886, uma marca muito famosa mudou o estilo do anel quando lançou um modelo com um diamante único cravado com seis garras. Assim esse modelo ficou conhecido como anel solitário por possuir uma pedra sozinha e é, até hoje, um dos modelos mais procurados e utilizados como anel de noivado, em todo o mundo.

O costume de usar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda, vem de um costume muito antigo, pois acredita-se a que veia está nesse dedo faz uma ligação direta com o coração.

No entanto, o anel de noivado é muito comum nos Estados Unidos, onde a tradição dele é muito forte. Aqui no Brasil ele vem ganhando forças e esse costume está se espalhando com uma força considerável.

Os anéis, em particular, são cheios de significados. Desde o Egito antigo, os anéis são conhecidos por serem os acessórios com o maior número de significados íntimos que usamos. Quando foram criados, os anéis tinham diferentes usabilidades, alguns o usavam como talismãs pessoais, outros em transações comerciais, ou, ainda, como símbolo de status ou como promessa de amor à pessoa amada.

Mas, agora que já falamos um pouco de história e significados, vamos nos aprofundar ainda mais na diferença entre a aliança de noivado e anel de noivado:

O que é um anel de noivado?

O anel de noivado é dado para alguém na hora do pedido de casamento. No entanto, tradicionalmente quem ganha um anel de noivado são as mulheres e ela o usa a partir do momento do pedido. Portanto, uso do anel indicará para todos que ela está fortemente comprometida com outra pessoa.

Qual é a aparência do anel de noivado?

O anel de noivado é uma joia feita para durar, por isso tem características peculiares e que resistem ao longo do tempo. O anel mais tradicional é o chamado solitário, que possui esse nome por ter um único diamante que se destaca ao invés de ser cravejado.

O diamante é uma das predas mais usadas, mas não é a única. Safiras, rubis, esmeraldas ou até pérolas podem ser a pedra solitária. No entanto, nada impede que o anel escolhido seja cravejado e pedras também. O anel em si, é feito de metais nobres como ouro amarelo ou branco e platina.

Como deve ser usado ao anel de noivado?

O anel de noivado é usado na mão esquerda, pelo tempo que durar o noivado. Após o dia do casamento, ele pode ser usado na mão direta ou continuar no mesmo dedo da aliança de casamento, sendo preso por ela.

Existe anel de noivado barato?

Existem anéis de noivados nos mais variados preços. Desde os mais caros até os mais baratos. Tudo irá depender do metal escolhida, da pedra escolhida, da sua largura, se craveja ou solitário. Em resumo, existem anéis para todos os bolsos, basta ter paciência e realizar uma boa pesquisa.

O que é uma aliança de noivado?

A aliança de noivado também simboliza a união dos casais e mais fortemente presente na tradição brasileira. É considerada o símbolo máximo da união do casal. Seu formato circular sem começo nem fim, retrata o amor do casal. Dessa maneira, as alianças trazem em sua parte interna o nome de cada um gravado na aliança de ambos.

Qual a aparência da aliança de noivado?

As alianças em sua maioria são de ouro 18k. Porém é bastante comum encontrar modelos que misturem ouro branco e amarelo com designs diferentes. Em certas ocasiões, são os noivos que desenham o design das alianças que irão usar.

Na aliança da noiva podem haver pedras preciosas, pequenos diamantes em um ou maior quantidade. Isso não impede que a aliança do noivo também tenha pedras, mas não é muito comum.

A largura das alianças também varia muito. Temos desde as clássicas, não muito grossas, nem muito finas, tendo um tamanho médio e lisas. Temos também as muito grossas, cravejadas de diamantes, sendo usadas igualmente pelo casal.

Como usar a aliança durante o noivado?

O costume, a tradição é forte: aliança de noivado deve ser usada na mão esquerda. Agora, é importante lembrar que há exceções ao costume, a tradição, essas podem ser advindas por problemas de saúde ou deficiências físicas. Uma dica caso esse seja o seu caso, ou mesmo que você possui um trabalho que impeça o uso da aliança: compre um colar e use a aliança como pingente.

Quem escolhe a aliança de noivado?

Diferentemente do anel de noivado, que no geral é a escolha de um só do casal para surpreender o outro, a aliança de noivado é uma escolha em conjunto. Ela leva as características e personalidade do casal, por isso sua escolha tem que ser feita com calma também.

O anel de noivado pode ser usado junto com a aliança de noivado?

Aqui vale uma regra bem importante: vale o que ficar melhor para o casal. Quando o casal opta por usar as duas joias juntas, em geral o anel e a aliança são usados no dedo da mão direita, até o dia do casamento.

No entanto, na cerimônia, a aliança é passada para a mão esquerda e o anel, continua na mão direita. Aqui nada impede que tanto a aliança quanto o anel são passados para a mão esquerda.

Você pode usar o anel na frente da aliança, mas o mais comum é que ele fique atrás da aliança, sendo preso pela joia que simboliza o compromisso eterno entre o casal.

E qual devo comprar: o anel de noivado ou a aliança de noivado?

Antes de qualquer coisa, a regra de ouro é: vocês são livres nesse ponto, para escolherem o que querem.

A escolha entre uma das joias vai depender do que o casal quer e pode no momento. Comprar as alianças e utilizar elas durante o noivado, pode ser uma ótima opção para quem não pode investir muito nesse ponto.

Mas se pudermos opinar, já opinando? Se vocês puderem investir um pouco mais, a compra do anel de noivado é uma ótima escolha. Quando bem cuidados os anéis de noivado podem virar joias de família e durar muitas gerações.

No entanto, pode de se tornar um item que será passado de geração a geração, mantendo uma tradição de família.

Será a representatividade do amor que transcende geração, não se importa com o passar dos anos e dura pela eternidade. Afinal, consideramos o amor algo precioso, raro e duradouro.

1 Comment

  1. […] também pode ser chamado de “solitário”, e é sempre muito prestigiado no momento do pedido de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *