Aliança de Compromisso

Saiba Quem Deve Dar a Aliança de Compromisso

Descubra neste artigo as principais informações sobre quem deve dar a aliança de compromisso, para que ela serve e quando ela deverá ser utilizada.

A aliança de compromisso é algo muito importante para o casal que quer assumir namoro, pois ela é o símbolo real de que eles estão em um relacionamento sério assumido.

O namoro é uma forma de conhecer a outra pessoa, e, por esse motivo, é o início de uma relação, além de ser muito importante para as pessoas envolvidas saberem se o outro é a pessoa certa. 

Por isso, o anel de compromisso é um símbolo moderno dessas relações, tanto que, hoje em dia, a grande maioria dos casais usa. 

Por isso, neste artigo será explicado sobre quem deve dar a aliança de compromisso, além definir o que ela é para que serve e quais as ocasiões ela pode ser usada.

O que é uma aliança de compromisso?

Pode-se dizer que a aliança de compromisso é um objeto que indica que a pessoa está comprometida com alguém.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Ou seja, quando esta pessoa está em algum lugar, todas as outras pessoas que lá também estiverem vão saber que ela/ele está comprometido(a).

O anel também pode ser considerado um certificado de posse, pois é um símbolo de que está com alguém de forma romântica.

Ao presentear com uma aliança, mostra para o outro o seu amor, e que quer ficar com ele (a) para o resto de sua vida.

Com isso, nota-se que o anel de compromisso é um símbolo de amor entre o casal e uma promessa de fidelidade entre eles.

Afinal, para um casal apaixonado não há nada melhor do que mostrar para o outro o seu amor.

Que relacionamentos podem ser pactuados com a aliança de compromisso?

Conforme foi falado, o anel de compromisso é um símbolo que determina que a pessoa está comprometida com alguém.

Porém, tal compromisso pode ser um namoro, noivado ou casamento, ou seja, esse pequeno objeto tem um significado muito grande.

Por isso, a seguir será explicado sobre essa tríade que a aliança de compromisso forma.

Anel de namoro

Quando o casal começa a usar um anel de namoro significa que aquele relacionamento que eles estão criando é algo para valer.

Afinal, o casal já está junto há um tempo, percebem que se gostam para valer e querem formalizar o relacionamento, entretanto eles sabem que ainda é cedo para um noivado.

Assim, o anel de namoro é uma peça mais simples, em geral, de prata e é usada no dedo anelar da mão direita.

Anel de noivado

Esse anel é uma das mais celebradas no momento em que a pessoa o recebe.

Ele também pode ser chamado de “solitário”, e é sempre muito prestigiado no momento do pedido de casamento.

Inclusive, o momento do pedido muitas vezes é cheio de expectativas, pois, devido às cenas dos filmes de comédia romântica, sempre tem o rapaz ajoelhado pedindo sua amada em casamento, com um lindo anel de diamante.

Entretanto, um anel de diamante é algo muito caro e que a maioria da população não tem condição de comprar, e, por esse motivo, o solitário foi adaptado para as classes mais baixas.

Assim, quem não tem tantas condições pode comprar uma semi jóia cravejada de zircônia, e ele é usado na mão direita enquanto estão noivos e depois do casamento passa a ser usado na mão esquerda. 

De toda forma, sendo ele uma semi jóia ou um verdadeiro solitário, o importante é o amor que existe entre o casal.

Aliança de casamento

Esse é o mais importante dos três, pois é utilizado no momento do tão esperado SIM do casal, e que todos esperam que os acompanhe para o resto de suas vidas, “até que a morte os separe”.

Ou seja, é uma aliança que se espera nunca mais tirar do dedo.

Por isso, a aliança de casamento é feita em um material nobre e que dure para sempre.

O solitário pode ser usado como uma aliança de casamento, mas, em geral ele é acompanhado da aliança em si, podendo ser usado como um aparador.

Essa aliança é usada na mão esquerda, mas, como ninguém é obrigado a nada, há quem prefira usar em uma corrente, ou até mesmo prefere não usá-la.

Porém, a grande maioria das pessoas tem o sonho de usar a aliança de casamento, pois a considera um símbolo do seu amor.

Tipos de aliança

Ao escolher a aliança de compromisso que irá comprar, tem que se ter em mente se você quer uma aliança mais tradicional e discreta, ou mais moderna.

Isso se dá porque se você for uma pessoa mais conservadora, no momento de escolher qual aliança é melhor ser uma mais discreta, de superfície lisa e que caiba em seu orçamento.

Agora, se você for mais descolado, existem as alianças que fogem do tradicional, com formatos convexos ou abstratos, para combinar com o seu estilo e da pessoa amada.

É possível também pedir para personalizar a aliança de compromisso, para ser um modelo exclusivo só de vocês, para poderem ostentar com o seu modelo único.

Entretanto, este último modelo é mais demorado para ser feito, então, é preciso que você calcule o tempo em que ela ficará pronta para dar certo fazer o pedido na data que você programou.

Como escolher a aliança de compromisso

Esse é um momento muito importante no relacionamento, pois, o casal está junto a algum tempo, e percebem que o que sentem um pelo outro é sério e real, daí surge a vontade de escolher um símbolo para esse compromisso.

Então, a partir daí é preciso escolher uma aliança bonita e significativa para ambos, porém surge a pergunta, como escolher o anel de compromisso?

Desse modo, é preciso levar em consideração o estilo de cada um para escolher uma peça que vai deixar seu amor encantado e querendo usar para todo mundo ver.

Assim, separamos as seguintes dicas para você arrasar na hora dessa escolha tão importante.

Leve em conta seu gosto e o do seu amor

Existem casais de vários tipos, com diversos gostos e interesses distintos, ou seja, cada casal é um casal e cada pessoa é diferente, por isso, é preciso levar em consideração as particularidades de cada um.

Isso é importante pois ao escolher o anel de compromisso você irá saber o que vai combinar com vocês dois.

Por exemplo, se você é a pessoa amada são pessoas com um estilo mais alternativo, é possível escolher um anel mais sofisticado, ou então ousar um pouco mais e tatuar um coração no dedo como um símbolo do seu amor.

Portanto, antes de comprar qualquer anel, saiba qual é o estilo de vocês para escolher a peça que irá encaixar melhor para o casal.

Saiba conciliar a expectativa da realidade

Um ponto muito importante a ser levado em consideração na hora de escolher a aliança é saber como está o seu orçamento, se é possível comprar algo de uma joalheria conceituada ou se é algo mais simples.

Ou seja, é preciso que essa escolha seja feita com cautela, e, antes de decidir o que comprar, pesquise muito, vá em diversas joalherias, consulte sites que vendem jóias, para escolher o que cabe no seu bolso.

Isso é muito importante se for uma aliança de namoro, pois na hora da compra o casal pode em um momento de paixão, porém acontece alguma desavença e o namoro acaba. 

Por isso, ao comprar uma aliança de namoro prefira uma peça mais simples para investir quando for o noivado ou o casamento.

Pois, se você for fazer uma dívida maior que seja para o momento do tão esperado SIM para no altar.

Nesse momento compra-se um ou dois anéis?

Essa é uma pergunta que sempre surge no momento de comprar o anel de compromisso, pelo fato de que no momento em que se compra o solitário para o noivado, o homem também tem que usar um.

A resposta é não, entretanto, se o casal preferir pode ser uma aliança que será usada também no casamento, que, nesse caso, o homem e a mulher usam.

Ou seja, tudo depende do que você irá comprar, podendo também comprar o solitário para sua noiva junto com as alianças que vocês irão usar no casamento.

O importante é que vocês usem algo significativo para ambos, para que tenham boas memórias desse momento tão especial.

Em qual dedo usar?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm e que é bem simples de responder.

Quando se trata de uma aliança ou anel de noivado ou namoro, é usado no dedo anelar da mão direita.

E, por tradição quando se tem o casamento, a aliança é usada no dedo anelar da mão esquerda, entretanto, isso não é uma regra absoluta, ou seja, o casal pode usar o anel ou aliança na mão que quiser.

Ou seja, a questão de usar o anel ou aliança na mão esquerda ou direita nada mais é que uma tradição que vem de muitos anos e que as pessoas gostam de seguir.

Em Qual Mão usar
Em Qual Mão usar

Como saber o tamanho da aliança de compromisso?

Como cada um tem uma personalidade diferente, os dedos também são diferentes, por isso, é importante saber o tamanho do dedo da pessoa amada.

Assim, você pode escolher o tamanho apenas se baseado no “olhômetro”, se quiser fazer uma surpresa para a pessoa amada e se por acaso não servir voltar na joalheria e pedir para ajustar.

Tem também a possibilidade de você conseguir pegar um anel que a pessoa amada usa para poder levar na joalheria e comprar uma aliança do mesmo tamanho.

Outra dica é pedir para alguém próximo da pessoa te ajudar e descobrir de forma discreta o tamanho do dedo da pessoa amada.

Ou então o casal pode ir junto na joalheria e escolher a aliança em conjunto, pois, desse modo, não haverá a possibilidade de cometer nenhum erro.

Enfim, as possibilidades de você descobrir o tamanho do dedo do seu companheiro são muitas, portanto, não há desculpa para não comprar uma aliança de compromisso por não saber o tamanho do dedo da pessoa.

Quem irá comprar a aliança de compromisso

Depois de aprender o que é uma aliança de compromisso, quando usar e a forma de se escolher, resta saber quem deve comprar essa peça.

Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.

Entretanto, no seu relacionamento não precisa se dessa forma, e, se você for mulher, pode muito bem tomar a frente, comprar a aliança e pedir seu amado em namoro ou casamento.

Porém, na grande maioria das vezes a mulher fica na expectativa que o rapaz irá tomar a iniciativa.

O importante é que existe a vontade do casal de assumir um relacionamento sério, ou seja, quem comprou ou não a aliança de compromisso não deve ser levado em consideração, sendo importante o sentimento de ambos.

Hesitação na hora de comprar a aliança de compromisso

Muitas vezes, a mulher não toma a iniciativa de comprar a aliança de compromisso e pedir o homem em namoro ou casamento por medo da reação que ele terá.

Porém, esse medo não é só delas, pois, muitas vezes o homem também fica com medo de fazer esse pedido e fica aliviado quando elas o fazem.

Entretanto, muitos homens preferem agir da forma tradicional, ou seja, eles acham que é uma obrigação sua comprar o anel e pedir a amada em namoro ou casamento.

Isso faz com que na grande maioria das vezes o homem fique sendo o responsável por comprar a aliança e fazer o pedido, pois é o que a sociedade espera.

Entretanto, independente de quem vai comprar a aliança e fazer o pedido, é preciso que você tenha certeza do que irá fazer, se é a hora certa, ambos estão na mesma página.

Dúvidas, deixe seu comentário abaixo.

1 Comment

  1. […] das maneiras mais fáceis de entregar uma aliança de compromisso é como um […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *