Como Escolher Joias Para Crianças

Como Escolher Joias Para Crianças

Confira tudo sobre joias para crianças: O nascimento de uma criança é sempre motivo de celebração. É sempre uma alegria vê-los chegar ao mundo. Com essa felicidade pela chegada de uma nova pessoa no meio familiar, vêm em mente uma dúvida: como presentear um bebê?

A dúvida continua quando é uma criança que faz aniversário, como presenteá-la?

Presente de nascimento, aniversário ou batizado, não importa. Uma joia tem um significado enorme tanto para quem dá como para quem a recebe. É o símbolo da pureza e da força. É o desejo da prosperidade e da riqueza, ou seja, é uma prova de amor e carinho para uma criança especial na qual você deseja todas as boas energias do mundo.

Joias são uma opção certeira, especialmente para quem quer deixar uma mensagem de presença permanente. Afinal, as joias são longevas e podem acompanhar a criança por toda a sua vida.

Para te ajudar na escolha desse presente tão especial, trouxemos dicas ótimas para que saiba como escolher joias para crianças.

Prefira uma joia atemporal

Na hora de escolher a joia, pense no desenvolvimento da criança. Ela vai crescer em ritmo acelerado e sua joia precisará se adaptar às novas fases.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Por isso, boas opções são os pingentes, as correntes e até as pulseiras. Um pingente pode ser muito significativo e representar um elo entre você e a criança.

Correntes e pulseiras são boas opções de joias para crianças, mas é importante que sejam ajustáveis para acompanhar o crescimento.

Uma curiosidade: um antigo costume diz que os padrinhos podem presentear o recém-nascido com uma pulseirinha com seu nome gravado. Se a joia for adaptável poderá ser aumentada. Assim, quando seu afilhado for adulto, poderá ainda carregar o seu presente no pulso.

Prefira joias delicadas

A pele das crianças é, naturalmente, muito mais sensível que a dos adultos. Com isso é preciso tomar cuidado ao comprar joias para crianças, é importante optar por um material que não cause alergias. Joias pesadas ou muito grandes, também não são recomendadas.

Ao pensar em brincos, é importante que as peças sejam seguras em todos os aspectos. É importante, por exemplo, que as tarraxas dos brincos para esse público sejam arredondadas, a fim de que se evite perfurações acidentais.

Deixe anéis para depois

Os anéis são uma das poucas joias com as quais não recomendamos presentear crianças pequenas. Na mãozinha de um bebê, um anel pode representar um incômodo e tornar-se obsoleto em pouquíssimo tempo.

Já nas mãos de crianças um pouquinho maiores, o risco é ainda maior, pois ela pode levar a peça à boca, causando sérios acidentes. Então, recomendamos que você deixe o anel para uma outra fase, igualmente gostosa de acompanhar e presentear.

Materiais e formatos adequados

Na hora de escolher joias infantis, preste atenção no material utilizado. Isso porque é comum alguns deles causarem reação alérgica nas pequenas.

Não é à toa que o ouro é o mais nobre dos metais. Isso ocorre porque, além de resistente e belo, ele é puro, levando a praticamente zero o risco de reações ou alergias à joia.

A pele dos bebês e das crianças é sensível e eles têm poucos anticorpos. Por isso é tão importante que as joias sejam de ouro, amarelo ou branco.

Quanto ao formato, é importante que os brincos tenham formatos arredondados e tarraxas forradas, ao invés de pontas. Caso contrário, a joia pode enroscar na roupa e machucar a criança, principalmente se for um bebê recém-nascido.

Aposte em cores vivas

As crianças amam cores vibrantes, que chamem a atenção delas. Aposte em joias que ofereçam um brilho chamativo às peças. A utilização de pedras aumenta a variação de cores, mas por se tratar de joias para crianças não é bom que a joia tenha muitas pedras.

Joias infantis para cada idade

Existe uma grande variedade de joias infantis, mas nem todas são indicadas para todas as idades. Confira quais são os tipos de acessórios mais adequados de acordo com cada faixa etária:

– 0 a 2 anos: principalmente quando se trata de bebês recém-nascidos, é importante ter cuidado com os formatos e materiais utilizados. Os brincos são acessórios ideais para essa faixa etária, se atentando para aqueles bem colados à orelha e com tarraxas bem firmes e arredondadas. As pulseiras também podem ser colocadas nos bebês, porém é importante que elas tenham nó e fecho, para evitar que a peça se abra ou arrebente.

– 2 a 5 anos: além dos brincos, você pode investir em pulseiras e correntinhas para dar aquele charme a mais ao visual da pequena. Opções de pedras naturais que tem função terapêutica nas crianças, como ametista, por exemplo, podem ser presenteadas.

– 5 a 9 anos: essa é a fase que a criança fica ainda mais independente e, portanto, tem mais probabilidade de não danificar ou perder os acessórios. Investir em joias infantis, que vão durar e servir de recordação no futuro é uma ótima pedida. Você pode escolher brincos, pulseirinhas e colares que mais combinam com a criança que você vai dar a joia de presente.

Atenção para o tamanho dos acessórios

Ao comprar joias para crianças, é preciso se atentar ao tamanho certo do acessório. E cada joia tem características diferentes.

No caso da pulseira, pegue uma fita métrica e meça a circunferência do pulso da criança. Depois, basta acrescentar 2cm ao tamanho medido e pronto! Exemplo: se o pulso mediu 12cm, acrescentando mais 2cm, o tamanho ideal para a pulseira será de 14cm.

Quanto ao colar, para bebês de zero até quatro anos o tamanho adequado é de 33cm e a partir de quatro anos, de 36cm. Evite colares com muita folga, pois a pequena pode colocar as contas na boca ou o colar pode enroscar e sufocá-la.

Sugestão de joias infantis para meninos

E engana-se quem pensa que já opções apenas para as meninas. As pregadeiras em ouro 18k com carinha de menino, ou berloque com o anjo da guarda são ótimas dicas para os meninos. Assim como os modelos de pregadeira com cruz, uma joia significativa que oferece a proteção divina para o pequeno príncipe.

 Para ele, as pulseiras de plaquinhas também estão entre as mais procuradas para a primeira joia do bebê, vamos falar delas agora.

Personalize as pulseiras de plaquinhas

As pulseiras de plaquinhas infantis são joias tradicionais. Muitas vezes a primeira joia de uma pequena princesa ou de um pequeno príncipe. O grande destaque da peça vai para a possibilidade de personalização, que pode ser feita na frente e no verso, com o nome da criança, data de nascimento na parte da frente, e no verso os dados de quem deu este lindo presente, uma joia que será guardada por toda a vida.

Além disso, muitas opções destas pulseiras infantis vêm com uma contra-argola, ou seja, podem ser usadas por muito mais tempo no pulso do bebê, até se tornar maiorzinho.

As pulseiras de plaquinhas são encontradas em vários modelos e malhas de correntes, desde as tradicionais em ouro liso e sem detalhes significativos, até mais elaboradas com acabamento a laser e desenhos de carrinhos, estrelinhas e delicados animaizinhos. Impossível não se apaixonar!

Sugestões de joias infantis para meninas

Os tradicionais pequeninos brincos de bolinha ou com a pedra de zircônia em diversas cores cravejadas no centro são perfeitos para o primeiro furo da orelha ainda bebê. Brincos diferenciados com formato de coração, bichinhos, florzinha estrelinhas e até do Mickey também são encontrados na nossa seção, inclusive modelos em ouro branco.

Para as mocinhas pulseiras, pingentes e anéis complementam o portfólio e são excelentes opções de presente de aniversário. Os modelos com anjinhos, por exemplo, são mimos significativos para o batizado.

Assim como os brincos, os pingentes para as meninas são pequeninos e com um toque divertido, como em formato de bichinhos (gatinho, ursinho, cachorrinho, borboleta e pintinhos), e coroas, ou seja, uma boa dica para quem quer complementar o presente para menina é fazer um kit com duas joias de ouro 18k com as mesmas características.

As pulseiras para meninas são delicadas feitas em malha leve e elos pequeninos, podem ou não ser encontradas com pequenas pedras preciosas, como as pérolas e as coloridas zircônias. Os anéis imitam os contos de fadas, para que se sintam como verdadeiras princesas, com modelos com uma linda pérola centralizada ou todo feito em ouro 18k.

Como Escolher Joias Para Crianças
Joias Para Crianças

Sobre os brincos

Eles são um lindo presente, normalmente ofertado às meninas recém-nascidas, e podem ser apenas de ouro, no tradicional formato de brinco bolinha, ou ornados com pedras preciosas ou mini pérolas.

Hoje, porém, há muitos pais que preferem não furar as orelhas das filhas quando nascem. Por isso, vale uma conversa com eles ou com parentes próximos antes de comprar os brinquinhos, para evitar um presente equivocado.

Os médicos afirmam que os bebês pequenos podem ter as orelhas furadas sem problemas, desde que o procedimento seja feito por enfermeiros qualificados, de preferência em crianças que já ultrapassaram os 3,5kg e não apresentem nenhuma alteração no quadro geral de saúde.

E, lembre-se, dê brincos de ouro puro. Outros metais ou peças folheadas podem causar alergias e prejudicar o bebê.

1 Comment

  1. […] não machucar a orelha, esse modelo de tarraxa é ideal para o bebê que está começando a usar joias. Além disso, as tarraxas baby são extremamente fáceis de colocar e ficam bem fixas para a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *