Joias de Ouro Branco

Tudo Sobre as Joias em Ouro Branco

Entenda tudo sobre as Joias em Ouro Branco: O ouro branco tem se tornado um queridinho quando falamos em joias sofisticadas. Elas são sinônimo de elegância, beleza e sofisticação. As peças, em geral, possuem uma tonalidade de metal, bem parecido com o prateado e com isso, deixam qualquer joia única.

Mas você sabe como são feitas as joias em ouro branco? Se ele é naturalmente dessa cor ou se existe alguma composição de metais? Não? Então, neste artigo, vamos contar um pouco para você sobre o ouro branco e a sofisticação que encontramos nas joias.

O que é o ouro branco?

O ouro branco é uma combinação do ouro puro com metais específicos que chegam na tonalidade do “branco metal”, uma cor quase prateada. Na verdade, a cor do ouro branco é um tom um pouco mais opaco que a prata, o que diferencia nitidamente comparando uma joia ao lado da outra.

Qual é a composição do ouro branco?

Para formar o ouro branco 18K, é necessário adicionar uma composição de metais específicos, que são: ouro puro (ouro mil), somado com 39% de liga, que são: 22% de Paládio, mais 12% de Prata, mais 5% de Cobre. Essa composição de elementos faz com que o ouro puro “que é amarelo” fique com a tonalidade de um branco metal, levemente mais escuro e opaco que a prata. Depois as joias em ouro branco passam por um acabamento como a aplicação do banho de ródio.

Qual é a diferença entre o ouro branco e o banho de ródio?

O ouro branco é uma composição do ouro puro com elementos que alteram sua coloração para o branco metal. Já o ródio é outro metal nobre, assim como ouro, a prata e platina. É comum na joalheria, utilizar o ródio líquido para cobrir algumas joias “como literalmente falando: um banho”, assim as peças ficam com a tonalidade branca.

Nas joias de ouro branco, também é utilizado o banho de ródio que é responsável por cobrir o excesso do amarelo natural do ouro.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

O banho de ródio é obtido através de um processo chamado eletrólise. Nesse procedimento, o ródio vai sendo depositado ao redor do ouro branco, formando uma fina camada.

Vale lembrar também que: por ser um acabamento na joia, o banho de ródio vai se desgastando com o tempo de uso, mas isso é um processo natural. Quanto maior o uso da joia, maior será o seu desgaste.

Em geral os brincos têm um desgaste menor, pois esses são utilizados por menos tempo, são retirados na hora de dormir, tomar banho, etc. Isso evita o desgaste do banho.

Já os anéis são os que mais apresentam desgaste no banho de ródio. Isso porque não os retiramos com frequência e, por serem utilizados nos dedos, estão sempre em contato com outros objetos.

Perceba que a parte de maior desgaste do banho acaba sendo a parte de baixo do anel, aquela que fica mais em contato com aquilo que seguramos, tocamos, etc.

Como alianças são utilizadas em quase 100% das ocasiões, elas acabam sofrendo mais com o desgaste do banho de ródio. Por isso, com o passar do tempo, a joia pode começar a ficar amarelada, mas fique tranquilo, um novo banho de ródio faz a joia ficar como nova!

É preciso fazer manutenção do banho de ródio?

Aqui seu gosto pessoal deve ser levado em consideração.

Se você não se incomodar com o desgaste da tonalidade da joia, não é necessária uma manutenção tão frequente.

Mas se você se incomoda, é bem provável que você precise refazer o acabamento de tempos em tempos para manter esse resultado.

É possível ter uma joia em ouro branco sem o banho de ródio?

Sim, é possível. Nesse caso, é o chamado ouro champagne ou ouro nobre. Mas é preciso ressaltar que, o aspecto “branco metal” não ficará evidente.

Como saber que a joia de ouro branco é verdadeira?

– Observe gravura e acabamento: peças de ouro costumam vir com grafias do tipo 14K, 18K ou 750 (aqui é o mesmo que 18K). Uma peça que tenha concentração abaixo de 10K não é considerada ouro. Portanto, analise o interior da joia ou a garantia fornecida pela joalheria.

Ainda uma dica: acessórios de ouro possuem um bom acabamento, sem bordas que possam machucar o corpo durante o uso.

 – Coloque-a em um recipiente com água: o ouro é um material pesado, em razão disso, a peça deve afundar quando colocada em um copo com água.

– Aproxime a peça de um imã: o ouro é um metal não magnético, ou seja, não é atraído pelo imã. Se houver qualquer movimentação, infelizmente a peça é falsificada.

– Esfregue-a em um local áspero: embora não seja muito recomendado passar a sua joia em locais ásperos, o banho de ródio protege a sua peça, deixando-a muito mais resistente. Se a sua joia apresentar alguma marca preta, então de novo ele é falsificado. Se preferir, faça o teste em um prato de cerâmica ou um azulejo de porcelana, ambos não vidrados.

– Lave com vinagre: uma peça falsificada vai desbotar quanto entrar em contato com o líquido.

Joias de Ouro Branco
Par de Alianças em Ouro Branco

Joias em ouro branco

As joias em ouro branco têm um charme inigualável, elas costumam ser mais discretas e agradar os homens e as mulheres que gostam do tom prateado, mas não abrem mão de peças luxuosas e de alto valor agregado, e aí o ouro branco banhado a ródio faz sucesso.

Além disso, o que é ouro branco ganha ainda mais notoriedade e beleza com as gemas preciosas, para complementar a sua beleza e incorporar ainda mais majestade para os modelos.

O diamante, por exemplo, enaltece o brilho que fulgura em uma joia de ouro branco, já as gemas coloridas e não menos valiosas, como o rubi, a esmeralda, a pérola, entre outras conferem um contraste incrível de nuances, deixando a joia mais chamativa e colorida, com um toque bem moderno.

As mulheres buscam por anéis, gargantilhas, pingentes, pulseiras e brincos que compostos por ouro branco e pedras preciosas, deixam qualquer look ainda mais especial e harmonioso.

Já os homens procuram por opções diferenciadas de correntes e pulseiras, entre elos grossos e finos, diferentes tipos de malhas e que possuam a capacidade de deixar o visual mais elegante e sofisticado, ou chamativo e onipotente, dependendo da personalidade de cada um.

Há casais que optam por alianças com este metal, pois alguns não gostam do tradicional ouro amarelo. É comum o anel de noivado ser em ouro branco, cravejado com uma pedra como esmeralda ou diamante, em geral um lindo e tradicional modelo solitário.

Cuidados com a joia de ouro branco

Depois de escolher o acessório tão almejado, agora é hora de cuidar para não danificar a joia. Alguns detalhes podem garantir um tempo maior de conservação.

Como, por exemplo: sempre que for realizar tarefas que envolvam o uso de produtos químicos, cosméticos e água, o melhor a se fazer é retirar a joia.

Outra dica é não a deixar exposta ao sol e muito menos ao calor. Lugares arejados é a melhor opção para conservar a peça.

Além disso, é importante guardá-las separadas, além de ser mais prático de encontrar na hora de se arrumar, o porta-joias aveludado ajuda a manter o seu estado original.

Você sabe como limpar uma peça feita em ouro branco? Não se preocupe, é bem simples! Em um recipiente coloque um pouco de água morna, adicione detergente neutro e, com movimentos suaves, esfregue a peça com uma esponja macia. Após este procedimento, busque uma toalha limpa e seque-o, assim, a higiene da peça está garantida e a sua qualidade não será afetada.

Você sabe o que o ouro branco simboliza?

Por muito tempo, a cor prateada na joalheria esteve subordinada à cor dourada. Atualmente, o ouro branco vem tomando seu próprio espaço e passou a simbolizar, não apenas tudo que o ouro simboliza, mas também a modernidade e o minimalismo.

Afinal, quando vemos algo prateado, associamos isso à tecnologia e à limpeza. Com o ouro não é diferente e, por isso, a joia de ouro branco é uma escolha cleane moderna, mas ainda relacionada ao universo mágico da joalheria.

Agora que você entendeu o que é uma joia em ouro branco, como identificar se ela é falsa ou não e, os cuidados necessários, só podemos desejar que você faça uma boa escolha e uma excelente compra!

2 Comments

  1. […] contrário do ouro branco, o rosé tem uma vasta gama de tons – desde um delicado rosa claro até um impetuoso rosa […]

  2. […] existir alguns modelos de joias parecidas com a sua no mercado, só que, ao ser bem cuidada, você consegue demonstrar o seu modo de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *