Confira Quem Deve Usar Anel de Noivado

Confira Quem Deve Usar Anel de Noivado

Quem Deve Usar Anel de Noivado: O noivado, essa etapa tão bonita, tão linda, importante na vida do casal. Esse é um momento que merece ser marcado entre os dois, com um pedido grandioso, de surpresa, ou mais intimista e até combinado. Não importa como, esse é um momento que merece sim ser celebrado e nada mais simbólico que o uso de uma joia.

No Brasil, o mais comum entre os casais é trocar alianças no momento do noivado, porém, essa não é a única tradição que vigora entre os casais. Embora não seja tradicional no Brasil, a popularidade do anel de noivado tem aumentado e muito entre os casais que estão noivos.

Vale lembrar que independente de quem deve usar o anel de noivado, tanto o anel, quanto as alianças são símbolos importantes para este momento, cada casal fará a escolha que melhor se encaixar na personalidade de ambos.

Antes de falarmos quem deve usar anel o de noivado, vamos aprender algumas curiosidades sobre essa joia tão importante.

Tradições

Alianças, anel de noivado, simbolizam o elo e o compromisso entre duas pessoas que se amam. Sabemos que para o amor, não existem regras, mas há algumas tradições que indicam formas de como usar essa joia.

Uma das origens do anel de noivado, levam ao Egito antigo, mas o registro mais conhecido começa com o Arquiduque Maximiliano da Áustria, em 1477, quando ele pediu a mão da Duquesa de Borgonha com um anel de diamantes.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

O Arquiduque mandou que procurassem diamante o diamante mais puro, independentemente do tamanho. E que fosse forjado um anel simples, liso e com essa pedra única.

No entanto, entre os séculos 15 e 17, os anéis de noivado traziam uma mensagem de amor, geralmente escritas no lado de fora (diferente do que é visto na grande maioria atualmente). Até o século 19, os anéis de noivado passaram a ter novas versões com uso de pedras preciosas como rubis e diamantes, que eram lapidadas no formato de um coração.

Mas, foi em 1886 que a famosa joalheria Tiffany&Co consagrou o modelo solitário como sendo o favorito das noivas para pedidos de casamento com a caixinha azul da marca.

O que é o anel de noivado?

Por tradição, o anel de noivado é um anel solitário. É um anel simples, liso, feito com o metal ouro ou ouro branco (você pode escolher outros metais também) com um diamante. É em razão desse um diamante que o anel recebe o nome de solitário.

Contudo, por sua transparência e durabilidade o diamante carrega o significado de pureza e eternidade que os casais tanto buscam no amor.

É uma das peças mais usadas para presentear as noivas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa (aqui no Brasil esse costume vem se espalhando com uma força considerável), por ser considerado o anel do amor.

Atualmente são feitos anéis solitários com diferentes pedras além do diamante e mesmo anéis de noivado com mais de uma pedra, com diferentes estilos.

Anel de Noivado

Qual pedra preciosa e cor posso escolher?

Aqui a imaginação deve reinar, pois existe uma boa variedade de alternativas, tais como rubis, safiras, esmeraldas, além de pedras semipreciosas, como turquesa, ametista, granada, água marinha e muitas outras.

O gosto do casal é que irá mandar na escolha.

No entanto, com relação as cores temos que as mais populares são: o rosa, o branco e o azul, cada uma com a sua simbologia.

O rosa, que é representado pelo quartzo rosa, tem o significado de claridade nos temas emocionais. Já o branco do diamante significa a tranquilidade. O azul (muito queridinho também) é a pedra que representa o sucesso, a verdade e a sabedoria. Também remete a laços estreitos, felicidade e bem-estar.

Bem como o vermelho intenso do rubi, que simboliza a confiança e a inteligência e o verde da esmeralda, representa a abundância e proporciona um equilíbrio, além de afastar forças negativas (o que nenhum casal quer no momento de noivado).

Como devo usar o anel de noivado?

Quando falamos em pedido de casamento utilizando o anel de noivado, o uso mais comum desse anel é as noivas utilizarem no dedo anelar da mão esquerda (e nesse sentido, somente as noivas irão utilizar o anel), durante o período de noivado.

No entanto, no dia do casamento o anel de noivado poderá ser usado junto a aliança, no anelar da mão esquerda, mas a noiva pode optar por passar o anel para o dedo anelar da mão direita.

O dedo anelar da mão esquerda, segundo a história, é onde fica a vena amoris (veia do amor), veia que corre diretamente do dedo anelar para o coração, como forma de afirmar que o amor deles seria único, puro e eterno.

Só a mulher usa anel de noivado?

A tradição muito forte, diz que sim. Só a mulher usa o anel de noivado.

O anel de noivado tem um símbolo de presente para a mulher, dado pelo noivo em razão do sim da noiva, no momento do pedido de casamento. Contudo, em geral é uma joia tratada como presente e que irá virar uma joia de família, que será passada de geração em geração (bonito não é).

Mas como mencionamos antes, no amor não existem regras, portanto não se trata de quem deve usar o anel de noivado.

O noivo pode usar uma versão do anel de noivado dado a sua noiva, que faça sentido para ele e para o casal. Algumas alianças possuem um diamante pequeno e alguns noivos estão usando essas, durante o período de noivado.

Vale o que ficar bom para o casal.

Confira Quem Deve Usar Anel de Noivado
Confira Quem Deve Usar Anel de Noivado

O que são os aparadores?

Diversas noivas escolhem complementar as alianças com o aparador. Esse é um anel, em geral mais fininho com texturas e pedrarias, que irão acrescentar mais valor a joia permanente (o anel de noivado).

Os aparadores ficam muito lindos com os anéis de noivado, pois ressaltam ainda mais a beleza dessa joia, que já é sozinha belíssima.

Um anel de noivado solitário, pode ser presenteado em outras ocasiões?

SIM!

O anel solitário é uma lindíssima escolha para qualquer ocasião em que se deseje presentear a pessoa amada.

No aniversário de casamento, a mulher pode ser presenteada com o anel solitário para usar como aparador e destacar a aliança de casamento e que, irá trazer, todo um simbolismo para esse anel, representando um amor duradouro, tanto quanto a pedra preciosa que está nele.

Joias são sempre presentes especiais.

Anel de noivado e alianças

A diferença entre eles é simples. Em todo pedido de casamento, ou quase, sempre teremos um anel, sendo que pode ser de noivado – marcado para formalizar o pedido – ou podem já ser as alianças que serão utilizadas durante o período de noivado, no momento da celebração e durante todo o casamento.

No entanto, o anel de noivado não será descartado após a cerimônia, apenas assumirá um outro papel. Podendo assim, ser usado junto com a aliança, no dedo anelar da mão esquerda ou pode ser passado para o dedo anelar da mão direita.

Pontos a se considerar na hora de escolher o anel de noivado

A maioria das mulheres gostam da ideia de um anel de noivado. Mas na hora de escolher, avalie quão tradicional ou clássica é a noiva em questão. Se for alguém muito tradicional, é bom optar por algo clássico, como um solitário de ouro branco com diamantes.

Mas, se noiva for uma pessoa que goste de coisas diferentes, você pode deixar a sua imaginação reinar. Uma aliança com uma pedra colorida talvez seja mais a cara dela.

Mas é muito importante que você, noivo, descubra o tamanho do dedo dela. Meça com um fio e leve ao joalheiro escolhido para produzir essa peça única. Também é importante que você pergunte se o anel pode ser ajustado.

Existe anel de noivado barato?

Os anéis de noivados existem dos mais variados preços. Desde os mais caros até os mais baratos. Tudo irá depender do metal escolhida, da pedra escolhida, da sua largura, se craveja ou solitário. Existem anéis para todos os bolsos, basta ter paciência e realizar uma boa pesquisa.

Portanto, se vocês quiserem um designer de joia muito requisitado, isso irá impactar no valor da joia. Ou caso a joia desejada, possui um design muito diferente, isso também pode aumentar o custo da joia.

É importante que ele caiba no seu bolso, antes de mais nada. Pois, contrair uma dívida imensa só vai complicar seu início de vida a dois – e isso realmente não vale a pena.

Por que usar um anel de noivado?

Se na antiguidade a mulher usava um anel de noivado como sinal de ser comprometida, nos dias atuais isso não é diferente. O anel para noivado segue indicando compromisso com casamento previsto ou iminente.

Então, se o noivo quer surpreender sua futura esposa com essa joia e ainda, marcar o início de um novo passo na relação, a escolha do anel de noivado é perfeita para celebrar essa ocasião. Escolha a joia, escolha a pedra que melhor combine com a personalidade da noiva e determine como quer fazer o pedido.

Como dissemos, seja ele íntimo ou em grandes proporções, o que vale é o sentimento carregado na joia. Faça o pedido e sejam felizes para sempre.

1 Comment

  1. […] Brasil não tem a tradição de usar anel de noivado, pois, na grande maioria das vezes, o que é usado são as alianças, que as pessoas usam no […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.