15 Dicas Sobre Como Escolher o Anel de Noivado

Saiba Sobre a História do Anel de Noivado e Veja 15 Dicas de Como Você Pode Escolher o Anel de Noivado Perfeito para Marcar o Momento
15 dicas sobre como escolher o anel de noivado
15 dicas sobre como escolher o anel de noivado
Conteúdo

Veja nesse artigo 15 dicas de como você pode escolher o anel de noivado e fique por dentro do mundo dos apaixonados!

Escolher o anel de noivado é um momento muito importante no relacionamento, e que envolve muito romantismo e emoção.

Isso acontece porque você está escolhendo um símbolo do amor e do compromisso que existe entre você e a pessoa amada.

Ao mesmo tempo, ao escolher o anel de noivado é necessário investir um valor alto em uma joia muito delicada e preciosa.

Por isso, tudo precisa ser feito com muito cuidado e atenção, pois esse é um momento muito especial para ambos.

Por isso, separamos essas 5 dicas de como escolher o anel de noivado para você arrasar nessa escolha.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Boa leitura!

O que é um anel de noivado?

O Brasil não tem a tradição de usar anel de noivado, pois, na grande maioria das vezes, o que é usado são as alianças, que as pessoas usam no noivado, e quando se casam mudam de mão.

Entretanto, escolher um anel de noivado é uma opção muito linda quando você deseja pedir a pessoa amada em casamento.

Anel de Noivado

E uma coisa é certa, qualquer mulher fica encantada ao saber que aquele anel foi escolhido em especial para ela, principalmente se o pedido for bem romântico.

Não existe regra para a escolha do anel de noivado. Pode ser com diamante, conter pedras preciosas, ser um solitário de diamante, tudo depende do gosto de cada um.

Entretanto, ao escolher o anel de noivado você precisa saber o tamanho do dedo da sua amada, pois esse tipo de anel não pode ser ajustado.

O anel de noivado pode ser usado em qualquer mão, pelo fato de que ele não precisa ser usado igual a uma aliança.

Após o casamento, fica a critério dela se usa o anel junto com a aliança ou não.

Entenda como surgiu o anel de noivado?

Essa moda de usar anel de noivado começou por volta de 1.477. O Arquiduque Maximiliano da Áustria deu de presente um anel de diamantes à sua futura esposa, a Duquesa Maria.

Assim, nos séculos XVIII e XIX se tornou uma prática comum o homem escolher um anel de noivado para presentear sua amada. Sendo uma prática muito romântica para os homens da época.

Nos anos de 1930 esse costume ficou tão enraizado que os diamantes passaram a ser considerados a pedra do amor. Por isso, os solitários se tornaram campeões de venda em todas as principais joalherias do Brasil e do mundo.

O anel de noivado da Princesa Diana foi um dos mais famosos da história, e, anos depois, o príncipe William presenteou Kate Middleton com o anel que pertenceu à mãe.

Assim, escolher um anel de noivado é um momento muito importante para a relação do casal.

Qual é a diferença entre alianças de casamento e o anel de noivado?

As alianças são mais usadas no momento de celebrar o casamento, enquanto o anel de noivado é escolhido para o momento de fazer o pedido de casamento.

Essa é a única diferença entre eles, pois, em muitos casos, o casal usa apenas uma aliança para o noivado e o casamento, a única coisa que muda é a mão que ela é colocada.

Por isso, a escolha do anel de noivado é um momento mais simbólico do amor existente entre o casal.

Como escolher o anel de noivado?

Agora, chegou o momento de darmos as 15 dicas de como escolher o anel de noivado perfeito para a sua amada.

1 – Ouvidos atentos

Antes de escolher o anel de noivado perfeito, preste bastante atenção quando ela olha modelos na internet, com uma amiga, ou então na vitrine de alguma joalheria.

Dessa forma, você vai estar atento quando ela falar algo a respeito e será possível “captar” a mensagem.

Assim, você escolherá o anel perfeito para ela. 

2 – De olho no que ela olha

Outra dica super importante na hora de escolher o anel de noivado é prestar atenção no que ela curte no Instagram e Facebook.

Assim você conseguirá saber os principais modelos de anel de noivado que ela curte e gosta. 

3 – Pesquisa de opinião

Agora, se não houver maneira de saber o que ela curte na internet em suas redes sociais, você pode perguntar a opinião de uma pessoa próxima a ela que conhece seu estilo.

Assim, com a opinião da melhor amiga dela, da mãe ou irmã você saberá dos modelos de joias que ela gosta e saberá escolher o anel certo.

4 – Pergunte para ela

Entretanto, se você preferir, é possível perguntar diretamente para ela o modelo de anel que ela gosta.

Essa é a forma mais fácil, porém a menos surpreendente, pois, dessa forma, ela saberá que você pretende pedi-la em casamento.

Por isso, essa deve ser a última alternativa, pois, além de não ser uma forma tão romântica, ela vai ficar na expectativa de quando você vai fazer o tão sonhado pedido.

Agora, uma vantagem de você pedir a opinião dela, está no fato de que ela irá usar o anel ou aliança, então precisa ser algo que ela goste.

O importante é que você faça tudo com muito amor e dedicação para ela lembrar sempre como um dos dias mais felizes de sua vida. 

5 – Estilo de vida

Ao escolher um modelo de anel de noivado você deve considerar qual é o estilo de vida de sua futura esposa.

Dessa forma, se a vida dela é mais agitada e prática, um anel de noivado que tenha muitas pedras não é uma boa escolha.

A profissão dela também precisa ser levada em consideração na hora de escolher o anel de noivado.

Isso porque, dependendo da atividade profissional dela, o anel de noivado precisa ser mais simples, sem muitos detalhes.

Agora, se ela trabalha em escritório, uma ótima escolha é o solitário de diamante, pois é um anel muito bonito e que combina com o local de trabalho.

Por isso, é muito importante levar em consideração o estilo de vida dela.

6 – Estilo pessoal

Tão importante quanto o estilo de vida, é o estilo pessoal dela.

Ou seja, é extremamente importante você saber o que ela gosta e o que ela não gosta, pois isso irá te ajudar a escolher o anel de noivado perfeito para ela.

Assim, você pode sempre observar o que ela usa no para ir trabalhar, em ambientes sociais ou em casa, pois isso irá te ajudar muito.

Se for possível, olhe na caixa de joias dela e observe que tipo de joia ela usa em seu dia a dia.

E, depois de saber qual é o estilo de sua futura esposa, com certeza o joalheiro será capaz de te oferecer o anel com o modelo que combina com ela.

7 – Seu orçamento

A mistura de amor com finanças é bem complicada, porém, é preciso ter bom senso na hora de escolher o anel de noivado.

Por isso, você precisa escolher um anel que o valor caiba no seu bolso e não prejudique o seu orçamento.

Assim você deve determinar qual é o valor que pode pagar pelo anel para não comprometer sua vida financeira.

Lembre-se, não é necessário desestruturar suas finanças para comprar um anel de noivado, pelo fato de que a grande maioria das pessoas não se interessa pelo valor financeiro, e sim pelo amor, carinho e dedicação que o parceiro teve para escolher o anel de noivado.

8 – O aro do anel

Outro ponto muito importante é saber qual o tamanho do dedo da pessoa amada, e também é um grande desafio.

Pois, isso não é somente um detalhe, é uma informação essencial, pois se você comprar um anel grande ou pequeno não irá servir nela.

Na maioria das vezes, o pedido de casamento é uma surpresa, e, dessa forma, em muitos casos é normal errar o tamanho do anel.

Em grande parte dos casos, é possível ajustar o tamanho do aro, tanto que, na maioria das joalherias do Brasil é oferecido esse serviço como uma cortesia.

Entretanto, para que não haja nenhum tipo de imprevisto quanto ao tamanho do anel, vale a pena descobrir qual o tamanho do dedo da pessoa.

Você também deve saber que nem todos os modelos de anéis é possível fazer esse ajuste de aro, por isso, use como referência do tamanho do dela outro anel que ela use.

Agora, se não for possível, use um pouco de criatividade para ela mesmo te informar qual o tamanho de anel que usa.

9 – Cor do ouro

Depois que você fizer a definição do modelo do anel e do orçamento, tem outra questão importante a ser levada em consideração: qual deverá ser a cor do ouro do anel de noivado.

Afinal, a escolha do tom de ouro certo para o anel é uma pergunta que não tem uma resposta muito simples. 

No Brasil, as opções mais comuns para um anel de noivado são o ouro amarelo de 18k bem como o ouro branco 18k.

Já no exterior, as cores mais usadas são o ouro branco bem como a platina.

Se você estiver em dúvida de qual cor de ouro escolher, a primeira coisa a ser considerada é o gosto dela em relação às joias.

 Dessa forma, é recomendado que você preste atenção nas cores das jóias bem como dos acessórios que ela costuma usar, ou então que ela mais observe nas vitrines de joalherias.

Agora, se ela não mostrar preferência para alguma cor específica, leve em consideração qual será o tipo de manutenção que cada liga de ouro precisa para decidir o melhor.

Isso porque, o ouro branco precisa de uma manutenção mais constante do que o ouro amarelo, pelo fato de que ele precisa receber do metal precioso ródio, que garante bastante brilho e cor à peça.

E, conforme o tempo vai passando, esse banho vai se desgastando, dessa forma, é necessária uma manutenção e consequente novo banho.

Anel Solitário em Ouro Branco 18K
Anel Solitário em Ouro Branco 18K

10 – Evite escolhas baseadas em tendências

As tendências dos modelos de anéis de noivado vão e vêm, por isso, a escolha do anel perfeito depende exclusivamente da preferência pessoal da sua amada, e não dessas tendências.

As marcas de joias criam modelos de anéis atemporais, e o mais importante, sob medida, fazendo com que ele se destaque na multidão.

Ou seja, cada diamante possui muita qualidade, e é usado para dar o máximo de luz possível para que a peça tenha um brilho maravilhoso.

Dessa forma, o modelo e design escolhido irá conversar de uma forma perfeita com a personalidade da sua amada.

11 – Saiba a procedência dos diamantes

Esse ponto é altamente importante, pois, ao comprar um anel em uma joalheria, você precisa saber se está pagando por diamantes que possui uma origem ética.

Ou seja, você precisa saber se o diamante não foi usado para violar os direitos humanos de ninguém.

12 – Pedir conselhos

Esse conselho serve para o momento em que você está em dúvida entre dois modelos diferentes de anel, por isso, pedir uma segunda opinião é fundamental.

Por isso, grande parte das joalherias oferecem um serviço especializado para te ajudar na hora de escolher o anel de noivado perfeito.

13 – É preciso comprar um ou dois anéis?

Essa é uma pergunta muito comum na hora de comprar o anel de noivado, pois sempre fica a seguinte dúvida: na hora que compra o solitário para o noivado, o homem também tem que usar um?

A resposta para tal questionamento é não, porém, caso o casal prefira, é possível escolher uma aliança que poderá ser usada também no casamento, que, nesse caso, o homem e a mulher usam.

Além disso, você pode comprar o solitário para sua noiva junto com as alianças que vocês irão usar no casamento.

O importante é usar algo significativo para ambos, para que tenham boas memórias desse momento tão especial.

14 – Em qual dedo usar?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, e também bem fácil de responder.

O anel de noivado, por tradição, é usado no dedo anelar da mão direita.

E, quando o casal se casa, usa-se a aliança no dedo anelar da mão esquerda, entretanto, essa regra não é uma verdade absoluta, ou seja, o casal pode usar o anel ou aliança na mão que quiser.

Ou seja, usar o anel de noivado na mão direita é somente uma tradição que vem de muitos anos e que as pessoas gostam de seguir.

15 – Quem deverá comprar o anel de noivado?

Essa é a última dica para o momento de comprar o anel de noivado.

Culturalmente, o homem quem compra o anel de noivado. Isso acontece até os dias de hoje, com as mulheres tendo sua independência como nunca antes.

Porém, nada impede que a mulher compre uma aliança de peça seu amado em casamento.

Porém, na maioria das vezes a mulher fica na expectativa que o rapaz irá tomar a iniciativa.

Além disso, ambos podem ir na joalheria juntos e escolherem juntos o anel de noivado ou as alianças.

O importante é ser feliz.

Bom, essas são as 15 dicas de como escolher o anel de noivado, esperamos que tenha gostado!

Aproveite e compartilhe este artigo com familiares e amigos que se interessam pelo assunto!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!