Meia Aliança

O Que é a Meia Aliança?

Você já deve ter ouvido alguém falar em meia aliança, ou mesmo se ainda não ouviu, pode ter escutado sobre aparador. Os dois nomes estão ligados a mesma joia: que é usada junto com a aliança para dar um charme extra no dedo.

A meia aliança é um detalhe bastante minimalista, digamos que se trata de uma joia sofisticada.

E aqui, vamos entender um pouco mais sobre onde e como utilizar essa peça.

De onde surgiu a meia aliança?

O uso dessa joia, que também é conhecida como half eternity, é um costume que teve origem nos Estados Unidos e na Europa. Os maridos presenteavam suas esposas com anéis para marcar a passagem de uma data importante do compromisso.

No entanto, hoje, a sua utilização retornou como uma opção mais estética e funcional. Tendo em vista que muitas mulheres o utilizam como forma de dar ainda mais brilho e destaque a aliança principal.

Tanto a meia aliança como o aparador têm objetivos semelhantes, proteger a joia central e conferir mais destaque no dedo.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

No Brasil, seu uso tem se tornado cada vez mais comum. Portanto, o aparador acaba sendo uma forma de renovar a aliança, sem se desfazer da joia antiga.

Assim, se você já se cansou um pouco das suas alianças, mas não quer se desfazer delas, o aparador é uma ótima forma de dar aquela renovada!

Em geral, a joia costuma ser um presente dado pelos maridos após alguns anos de casamento, por isso, são uma ótima opção para comemoração de bodas.

Onde utilizar a meia aliança?

O uso da meia aliança é perfeito para usar em conjunto com alianças mais grossas, elas podem ser tanto de noivado como de casamento. A escolha da joia vai depender da personalidade de quem for usar e o design da aliança principal.

Antigamente, as mulheres acreditavam que usar meia aliança protegiam as relações, no entanto, sabemos que apesar da crença, as peças servem para evitar que a aliança seja perdida.

Além de proteger a aliança, a meia aliança precisa agregar mais sofisticação ao anel de casamento. Por isso, é importante se atentar para a combinação dos tons e cores entre as joias para que a mão não fique com informação em excesso.

Além disso, não se pode negar que a meia aliança agrega muita beleza ao dedo.

Ao escolher uma meia aliança, é necessário se atentar ao tamanho das peças, elas devem ficar confortáveis no dedo, ou seja, nem muito apertadas e nem largas.

É importante também que exista um contraste entre as peças, logo, carregar dois ou três anéis chamativos cheios de pedrarias de uma vez só, iria fazer as joias entrarem em conflito.

A regra é que a meia aliança seja mais fina do que aliança tradicional para não carregar o visual e conferir o toque especial que é tanto desejado.

Se você estiver utilizando apenas um aparador, a aliança deve ser colocada em primeiro. No caso de dois, coloque o anel principal entre as meias alianças. Nesse caso, você pode escolher modelos diferentes, mas que conversem entre si, para formar um conjunto harmonioso.

Significado da Joia

O anel aparador não tem nenhum significado específico, assim, o seu uso no mesmo dedo da aliança de noivado ou casamento é apenas estético e funcional. No entanto, ele realça o anel principal e ainda consegue protegê-lo contrabatidas, arranhões e outros danos.

O fato é que uma combinação bem-feita confere muito mais graciosidade e sofisticação nas mãos femininas, principalmente a meia aliança com seus modelos clássicos e minimalistas que tem feito a cabeça das mulheres mais antenadas.

Quais são os modelos de meia aliança?

As meias alianças são conhecidas por apresentarem detalhes com pedras preciosas ou entalhes diferenciados, apenas na sua parte superior. As opções são inúmeras: como anéis cravejados com zircônia, diamantes, banhados com ouro amarelo, rosê ou branco.

É possível encontrar modelo de meia aliança minimalista, que é um anel ultra delicado, ele é bem fininho e perfeito se você gosta de peças discretas. Ele pode ser usado sozinho, mas incrível mesmo ele fica em um mix, pois sua delicadeza se torna um ponto que chama atenção na composição como um todo.

Ainda, é possível encontrar meia aliança em ródio negro, que deixa em particular, a semi joia uma peça muito mais fashion. A tonalidade escura do banho faz com que as gemas destaquem ainda mais, se elas forem coloridas. Por isso, se você quer um anel cheio de estilo, o ródio negro deve ser a aposta.

Os modelos que possuem zircônias navetes transformam as meias alianças em poderosos anéis. Cheios de estilo, eles são compostos pelas navetes das zircônias que deixam a peça sofisticada e bem moderninha. Os anéis de zircônias navetes resumem bem o que são joias modernas e por isso vale a pena você investir em uma peça dessas.

Se você quiser inovar, então você precisa apostar nos mix de anéis. Eles são muito bem aceitos em todas as épocas do ano, porém durante o inverno é a melhor hora para apostar nos anéis. Isso porque como a tendência é cobrir mais o corpo, restam poucas partes para investir nos acessórios, como os brincos e anéis.

Meia Aliança
Meia Aliança

Há outros tipos de aparadores?

Além da meia aliança, há outros anéis que também podem ser usados como aparadores, como o anel solitário, conhecido por ser típico de noivado e que apresenta apenas uma única pedra preciosa.

Se a aliança principal já apresentar diversos detalhes, é possível usar um anel sem pedraria, promovendo o contraste e o equilíbrio das peças. E o contrário também é possível, ou seja, no caso de uma aliança lisa, é possível utilizar um aparador com pedraria.

É importante ter em mente que, independente das regras, você vai encontrar a joia que combine com a sua personalidade e passe a mensagem que você deseja.

Quais alianças combinam com a meia aliança?

Praticamente todas as alianças podem ser utilizadas com uma meia aliança.

Por um longo tempo, acreditou-se que apenas os modelos mais tradicionais e simples (sem diamantes) ficariam legais com uma meia aliança.

No entanto, se bem combinados, não há problema algum em utilizar uma meia aliança junto a uma aliança mais elaborada também. O importante é que a joias sejam harmoniosas entre si.

Outro detalhe importante é que não há regras sobre a cor do ouro. A meia aliança e a aliança podem ter diferentes tipos de cores de ouro entre si. Existem muitas noivas que utilizam uma meia aliança em ouro branco com a aliança em ouro amarelo, essa combinação fica bem moderna e diferente.

Qual o momento de presentear com uma meia aliança?

Para os casais que estão juntos há mais tempo, a meia aliança serve como um marco de celebração do tempo que estão juntos.

Nestes casos o anel aparador soma-se à comemoração do tempo de convívio. É aqui que ele adquire a conotação de real de aparar, de ser um suporte para o amor. Que lindo, né?

A gente não sabe exatamente de onde veio esta tradição de compor anéis, mas sem dúvida, é um costume que ganhou o mundo e está presente em muitos países. É uma forma de ressignificar e renovar a aliança de casamento, trazendo, além do mix de preciosidades, um mix de novas emoções que traduzem a vida do casal.

Mas, por que no formato de meia aliança?

Bem, quem não gostaria de ter uma aliança inteira cravejada de pedras em vez de uma meia aliança? A questão que os especialistas levantam é que a aliança inteira cravejada de diamantes, por exemplo, mesmo sendo de ouro ou de ouro branco, oferece uma dificuldade maior de ajuste, caso o formato do dedo aumente ou diminua.

Esse ajuste na meia aliança é mais tranquilo de fazer. Ora, se a gente busca joias para ficar perto da gente a vida inteira, é normal que ela precise acompanhar os vários momentos do nosso corpo também. Ponto para a nossa meia aliança!

Uma dica: você pode usar mais de uma meia aliança, sem obrigatoriamente colocar ela junto a sua aliança, elas podem funcionar lindamente sozinhas.

Agora que você já entendeu o que é a meia aliança, quando usá-la (basicamente quando e como você quiser), como ele pode funcionar junto com a sua aliança e o quanto ela tem se tornado popular, você já pode escolher a sua e presentear a pessoa que você ama.

Escolha bem a sua joia, e seja feliz com ela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.