Diferença Entre Meia Aliança E Aparador

Meia Aliança e Aparador: Confira um passo a passo completo sobre a diferença entre meia aliança e aparador neste Guia da Casa das Alianças
Meia Aliança e Aparador
Meia Aliança e Aparador
Conteúdo

Se você está procurando um belo anel, muito provavelmente encontrou dois tipos de modelos: meia aliança e aparador. À primeira vista eles são muito parecidos, não é mesmo?

E, de fato, a diferença entre os dois é bem sutil e muitas vezes nem chega a ser definitivamente relevante. Mas, claro, é importante conhecer a particularidade de cada joia antes de fazer uma compra.

Quer saber todos os detalhes sobre anéis, principalmente meia aliança e aparador? Confira agora mesmo as informações mais importantes que você precisa saber antes de comprar uma joia.

Meia aliança e aparador: qual a diferença?

Primeiramente, vamos esclarecer de uma vez qual é a diferença entre meia aliança e aparador.

De modo geral, a meia aliança é mais delicada do que o aparador, sendo constituída de apenas uma fileira de pedras preciosas. Já o aparador pode aparecer de formas mais robustas.

Um exemplo clássico de aparador é o trio de pedras cravejadas. É um único anel feito com três fileiras de pedras preciosas (normalmente rubi, esmeralda e diamante).

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Ambos os anéis são extremamente delicados, elegante, finos, clássicos e atemporais. Mas, de fato, se você deseja algo bem delicado pode apostar em uma meia aliança.

Não há muito segredo, é mais uma questão de gosto particular do que qualquer outra coisa para escolher entre meia aliança e aparador.

Diferença entre Meia Aliança e Aparador
Diferença entre Meia Aliança e Aparador

Ouro branco x ouro amarelo x ouro rose

Outro questionamento recorrente quando falamos de meia aliança e aparador ou qualquer outro tipo de joia é em relação aos tipos de ouro disponíveis.

Antigamente encontrávamos apenas ouro branco e ouro amarelo, pelo menos na grande maioria das joalherias. Mas, hoje, o ouro rose está invadindo cada vez mais o mercado (apesar de, claro, não ser tão “famoso” quanto as outras duas opções).

Mas será que há alguma diferença significativa entre os tipos de ouro? Será que um é mais valioso ou melhor do que o outro? Para responder esses questionamentos é interessante entender o que é o ouro utilizado nas joias.

O elemento ouro é um componente muito maleável. Quando é encontrado na natureza é distinto do que vemos nas joias ou em outras composições.

Na verdade, o material não resiste às pressões. Ou seja, se uma joia for feita totalmente de ouro, não haverá como moldá-la ou usá-la.

Então, qualquer joia de ouro não possui somente esse elemento. Nunca será uma feita 100% de ouro.

Meia aliança e aparador, ou qualquer outro tipo de joia, precisa de uma liga mais resistente. A solução para isso o acréscimo de metais secundários para agregar essa característica.

São adicionados outros metais para dar estabilidade ao ouro. A depender desses elementos é que o ouro “muda de cor”.

Quando estamos falando de ouro amarelo, por exemplo, a liga é composta por ouro + cobre.

O ouro branco, em contrapartida, é uma composição de ouro + prata, níquel ou paládio.

Já o ouro rose é uma mistura de ouro + cobre + prata. Ou seja, é como se fosse um meio termo entre as duas opções.

 E qual das opções é melhor? Na verdade, não há muita diferença no quesito desempenho. Todas as três opções são duráveis, não reativas, brilhantes e resistentes.

Agora, o preço entre elas podem variar, visto que alguns metais secundários são mais caros que outros.

O ouro branco, por exemplo, costuma ter o valor um pouco mais alto do que a variação em amarelo. Isso porque a prata tem maior valor do que o cobre.

Anéis de prata

Além do ouro, há a opção de anéis em prata. No caso da meia aliança e aparador, é muito comum encontrar esse material combinada com diamantes ou pontos de zircônia.

A prata também é um metal nobre, sendo considerada uma joia. Apesar de ter muito brilho, acaba sendo um pouco mais fosca do que o ouro branco.

Além disso, esse material escurece um pouco por conta do contato com o ar. Entretanto, a limpeza da peça – principalmente anéis – é bem simples.

Quais são as gemas mais utilizadas nesses anéis

O que caracteriza a meia aliança e aparador são as pedras preciosas cravadas no aro. Veja quais são as mais utilizadas:

  • Diamante

Os anéis de diamante são um clássico, combinando com qualquer tipo de ouro. Ele pode aparecer, também, em sua forma de brilhante.

E, caso você ainda não tenha conhecimento, o brilhante é, na verdade, uma forma de lapidação. É um processo onde a superfície fica com mais facetas e, consequentemente, brilha mais.

  • Rubi

O Rubi é considero a pedra preciosa do amor e da paixão por conta do seu tom vermelho sangue. Apesar de ornar muito bem com o ouro branco, a opção mais clássica é com ouro amarelo.

  • Safira

A Safira é uma pedra azul e consegue proporcionar um grande destaque, seja em ouro branco ou em ouro amarelo.

  • Esmeralda

Já a esmeralda é uma pedra preciosa com tons de verde escuro. Combina muito com ouro amarelo, mas também é extremamente elegante e sofisticada quando trabalhada com ouro branco.

  • Topázio

O topázio pode aparecer em sua forma rosa. Nesse caso, a combinação com ouro branco é mais comum.

Todas as combinações são uma boa escolha, porque não há muito “erro” quando pedras preciosas são combinadas com ouro.

No caso do aparador é possível fazer várias combinações, principalmente com diamante, safira, esmeralda e rubi. A mistura dessas pedras promove muito charme, elegância e estilo.

E, de fato, o mais difícil acaba ser escolher dentre tantas opções bonitas e de tirar o fôlego. Ao mesmo tempo que meia aliança e aparador são delicados, eles também promovem muita presença.

Onde a meia aliança e aparador combinam

Meia aliança e aparador podem ser usadas no dia a dia, para ir ao trabalho, encontro, festas e até mesmo para combinar com alianças (principalmente o caso da meia aliança).

É, sem dúvida alguma, uma joia extremamente versátil e clássica. Você pode usar apenas um anel ou combiná-lo com vários outros – até mesmo de modelos diferentes.

Ter esses tipos de anéis em diferentes cores nunca é de mais, pois eles são ótimos para compor os mais diferentes looks.

Diferença entre os tipos de ouro

Além de haver diferentes cores para o ouro, há também ligas com porcentagens diferentes. A mais famosa – e recomendada para joias – é a liga de ouro 18 k (quilates).

E muito provavelmente você já ouviu falar dela. Já sabendo como são feitas as ligas de ouro, fica ainda mais fácil entender o que é o conceito de quilates.

É uma unidade de medida que faz referência à quantidade do elemento ouro que tem na liga. O ouro 18 k possui 75% de ouro e 25% de outros metais.

É uma medida que leva poucos metais secundários, mas o suficiente para promover as características necessárias para o ouro.

E quais são as outras possibilidades? Bem, os mais conhecidos e buscados do mercado – considerando uma segunda linha – são o ouro 16 k e 14 k.

Meia aliança e aparador feitos nesse material são de boa qualidade e até mesmo duráveis, mas não atinge a performance do ouro 18 k.

Então, a escolha vai muito do seu objetivo. O anel é para ser uma joia? Um grande presente que é para durar a vida toda? Nesses casos, a versão de 18 quilates é a única que atenderá as suas expectativas.

Agora, se você deseja um anel de boa qualidade, mas para uso ocasional (considerando apenas como um acessório), o ouro 16 k ou 14 k podem ser opções interessantes.

Obviamente, são opções mais baratas no mercado e por isso acabam atendendo públicos com diferentes condições financeiras.

Qual é o valor de meia aliança e aparador

Se você está em busca de meia aliança e aparador, a questão do preço é algo fundamental. Afinal, precisamos saber se a joia está ou não com valor condizente no mercado.

O valor das joias varia com uma série de fatores, sendo preciso ponderá-los para chegar em um bom custo x benefício. Veja alguns detalhes para se atentar:

  • Tipo de ouro

Apear de não promover uma diferença tão grande, o ouro amarelo é uma pouco mais barato do que o ouro branco. Então, se ver dois modelos iguais, mas com preços diferentes, esse pode ser o motivo.

  • Tamanho do aro

Quanto maior o aro, maior é a quantidade de ouro na peça. Anéis mais grossos ou com mais de uma “fileira”, como é o caso do aparador, são mais caros porque você estará comprando mais ouro.

  • Quantidade de pedras preciosas

O mesmo vale para as pedras preciosas. Quanto mais pontos, maior a quantidade (e, também, maior o tamanho de cada pedra), maior será o valor.

  • Tipo de pedra preciosa

Pedras possuem valores distintos e isso reflete muito no anel. Um anel de rubi, por exemplo, é mais em conta do que um anel de diamante do tipo brilhante.

Mas, de modo geral, modelos medianos custam em torno de R$ 1000,00 até R$3000,00.

Mas, claro, há versões com valores muito maiores no mercado, tudo isso depende dos critérios enumerados acima.

Além disso, o simples fato de pertencer a um design de joias famoso também influencia bastante no valor final do produto.

O mais importante para comprar a meia aliança e aparador, ou qualquer outra joia, é fazer uma pesquisa de mercado para saber qual das opções está com o melhor custo x benefício.

Mas lembre-se de ficar muito atento ao tipo de ouro. Não compare o valor de um anel de ouro 18 k com um modelo feito em ouro 16 k, por exemplo.

Folheado é joia?

Procurando por joias você provavelmente já se deparou com os famosos folheados. Será que possuem a mesma qualidade? Afinal, encontramos no mercado folheados em ouro 18 k, não é mesmo?

Na verdade, folheado é um tipo de peça que é somente banhado a ouro. Ou seja, não é feito de ouro em sua composição.

Esse banho de ouro pode ser feito com diferentes espessuras de camada e, também, com diferentes tipos de ouro.

Um folheado que possui uma camada grossa e resistente de ouro 18 k, por exemplo, é uma ótima opção para quem está em busca de acessórios de qualidade.

Eles não custam tão barato quanto uma bijuteria, mas também não chega ao preço de uma joia.

É ideal para quem deseja comprar vaias coisas para usar com looks bem diferentes.

Não possuem a mesma durabilidade, mas conseguem manter o brilho por muitas vezes de uso.

Um bom anel de folheado de meia aliança e aparador com pedras sintéticas pode custar de R$ 50,00 até R$ 100,00, por exemplo.

É um valor bem mais acessível para quem não tem condições financeiras ou que simplesmente quer usar a joia algumas vezes.

Onde comprar meia aliança e aparador

E, no final das contas, onde comprar anéis de ouro? Bem, há duas opções principais: joalherias físicas e pela internet.

As joalherias físicas não tem muito segredo, pois são empreendimentos tradicionais.

O lado positivo é que você consegue conhecer ver a joia pessoalmente e, além disso, sai com ela na hora. Ou seja, não precisa esperar pelo frete.

Entretanto, as lojas online também têm os seus pontos positivos, a começar pela grande oportunidade de escolha.

Com apenas alguns cliques você tem acesso a centenas de joias. O tempo que você levaria para ir até uma loja física consegue ver online.

Outro ponto positivo são os valores. O fato de ser um empreendimento online é naturalmente mais barato e essa economia é repassada para os clientes.

Mas, claro, como dito anteriormente, tem o ponto positivo de não conseguir ver a joia na hora e há a questão da espera. Porém, não deixa de ser uma ideia bem interessante. E aí, já sabe qual a diferença entre meia aliança e aparador e pegou todas as outras dicas? Explore os modelos e escolhe aquele que mais lhe agradar.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!