Teor do Ouro 10K e Ouro 18K: Entenda Qual a Diferença Entre Ouro 10K e Ouro 18K

Confira Qual a Diferença Entre Ouro 10K e 18K, Veja Exatamente Qual é a Diferença Entre os Tipos de Ouro Vendidos nas Joalherias o 10K e 18K
Diferença ouro 10k e 18k
Diferença ouro 10k e 18k
Conteúdo

Confira detalhadamente qual a diferença entre o Ouro 10K e Ouro 18K. Esses são os metais nobres mais utilizados nas joalherias aqui do Brasil. O Ouro 10K é mais encontrado na Casa das Alianças, pioneira e que trouxe os principais modelos de joias utilizando esse teor de ouro.

Entretanto, como você sabe, o Ouro é um metal nobre e desde a antiguidade é um dos principais metais usados na fabricação joias.

Além disso, a cor do ouro é inconfundível, talvez seja por isso que é tão desejado. Pense bem, quem não gosta de um pouco de dourado combinando com o look, não é mesmo?

Portanto, neste artigo vamos falar um pouco sobre a diferença entre as duas principais composições de ouro que encontramos nas joalherias de todo o mundo: qual a diferença entre ouro 10k e 18k.

Diferença Ouro 10K e 18K

Composição do Quilates do Ouro

O quilate é representado pela letra K, e é um indicador de pureza do ouro… Logo, as composições de Ouro mais usadas são Ouro 24K, 22K, 18K, 14K e o Ouro 10K.

Mas, só para ficar claro, é preciso entender que o quilate é dividido em 24 partes, isso significa que uma joia de 24K é composta por 100% de Ouro, ou seja: Ouro Puro!

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Logo, nas outras composições de Ouro como no 18K por exemplo. Desta forma, É utilizado uma porcentagem de Ouro Puro e outra parte de outros metais, que chamamos de Liga.

Qual é a Diferença entre Ouro 10K e 18K?

O Ouro 18K contém 75% de Ouro Puro e 25% de Liga (outros metais).

Essa “Liga” é usada para deixar a composição mais maleável e assim facilitar no molde das joias sem que a peça amasse.

O Ouro Puro é um metal “macio”, então ele precisa dessas combinações com outros metais para evitar que as joias amassem com facilidade e assim conseguirmos chegar no formato de um brinco, de uma gargantilha ou de um anel com maior durabilidade.

Afinal, queremos uma joia que fique para a vida inteira, certo?

Portanto, quanto mais Ouro Puro utilizado na composição, maiores serão as chances da peça amassar.

Contudo, imagine uma pulseira fina, se ela for em Ouro 24K o “Ouro Puro”, ela poderia facilmente entortar, alterando seu formato original.

Já na composição com outros metais, é possível moldar joias finas e delicadas sem o receio que elas percam sua forma original.

Você Sabia? Ouro 24K é mais usado nas joalherias dos países árabes

Aproveitando, vou contar uma curiosidade:

O Ouro 24K, aquele em sua forma pura de ouro. É mais usado nas joalherias dos países árabes. Você já deve ter visto filmes ou reportagens dos centros comerciais dos Emirados onde as pessoas usam joias robustas, largas e bem vistosas, certo?

Então, essas joias “mais grossas” são em Ouro 24K. Elas são robustas justamente para não amassar com facilidade.

Mas… imagine o valor de uma joia dessas?

Bom, voltando ao nosso assunto principal.

Vamos entender a diferença entre o Ouro 18K e o Ouro 10K.

O Ouro 18K, conforme já falamos, é composto por 75% de Ouro Puro e 25% de Liga, aqueles metais que ajudam a modelar a joia.

Essa composição também é chamada de Ouro 18K 750.

Por muito tempo foi a principal composição utilizada aqui no Brasil. Mas como o custo do ouro está sempre aumentando, a Casa das Alianças encontrou uma solução para oferecer joias com a mesma qualidade, porém com preço mais acessível.

Então nos inspiramos na França e no Japão, que costumam utilizar o Ouro 10K em suas joalherias.

A composição do Ouro 10K possui menos ouro puro. Ele tem 41,60% de Ouro Puro e 58,40% de Liga. Essa composição também chamada de Ouro 10K 416.

Assim chegamos em uma joia que tem a mesma cor reluzente do dourado, porém com preço muito mais acessível.

Para se ter ideia, em algumas joias o preço pode ser até 40% menor comparado com uma joia em Ouro 18K do mesmo peso.

Conclusão: diferença entre o ouro 10k e ouro 18k

Vamos recapitular a diferença ouro 10k e 18k.

Ouro 18K tem um pouco mais Ouro Puro, são 75%.

Já o Ouro 10K tem 41,60% de Ouro Puro. E também é um pouquinho mais claro que o ouro 18.

Portanto, se você busca por uma joia de qualidade, porém com preço acessível. Com certeza a joia ideal é o Ouro 10K 416. Porém se você valoriza o requinte do Ouro. A sua joia tem que ser o Ouro 18K.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!