Desde 2000, todos os anos a Pantone – empresa norte-americana mundialmente famosa por seu sistema numérico de escala de cores – divulga a cor do ano, que acaba se tornando referência para a indústria da moda e designers do mundo todo.
Para 2016 a companhia escolheu, pela primeira vez, duas cores – e não apenas uma – como a ‘cor do ano’: Rose Quartz (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919). De acordo com a Pantone, juntas, Rose Quartz e Serenity evocam o equilíbrio que existe entre um rosa acolhedor como um abraço e um tom azul claro mais frio e tranquilo, refletindo a conexão entre o bem-estar e uma calma sensação de ordem e paz.
“Em muitas partes do mundo presenciamos uma indefinição entre os gêneros masculino e feminino, especialmente na moda, que por sua vez impacta as tendências de cores em todas as outras áreas do design. Esta abordagem unilateral da cor coincide com movimentos sociais em relação à igualdade de gêneros e fluidez, com uma maior liberdade do consumidor no uso da cor como uma forma de expressão, com uma geração que tem menos preocupação em ser estereotipada ou julgada e uma troca aberta de informações digitais que abre nossos olhos para diferentes abordagens no uso da cor “, declarou a Pantone em comunicado à imprensa.
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