Como usar o Anel Aparador

Você sabe qual a função do anel aparador? Entre e confira tudo sobre o anel aparador e como ele é o acessório que além de lindo irá ajudar a segurar sua aliança e complementar o seu look.
Como usar Anel Aparador
Como usar Anel Aparador
Conteúdo

Você já ouviu falar do anel aparador? Ele é aquele anel utilizado junto com a aliança, e que traz um charme mais especial para os outros acessórios.

Uma tendência entre os acessórios, o anel aparador traz certa delicadeza, ao mesmo tempo que consegue complementar bem o charme do anel.

E você que quer estar sempre na moda, já viu algum anel aparador? Quer usar esse tipo de acessório e não sabe como? Continue a leitura e saiba mais sobre essa joia tão interessante!

Histórico do Anel Aparador

O anel aparador é um tipo de acessório que possui uma história antiga. Há muitos anos atrás ele já era moda na mão de diversas mulheres.

Ele fazia parte de uma tradição muito conhecida entre mulheres que começavam a namorar, noivar ou casar.

Junto com a aliança que simbolizava o compromisso daquele casal, estava sempre junto um anel aparador sempre muito delicado, mas que fazia bem o complemento com a outra peça.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

O mais comum é que maridos, após alguns anos de casamento, desse o anel aparador de presente à esposa como modo de simbolizar a renovação do amor e votos feitos no dia em que se juntaram.

Por algum tempo, não se sabe o motivo, o anel aparador deixou de ser usado por muitas mulheres. Principalmente, quando o anel de noivado, namoro ou casamento era maior e mais cheio de detalhes.

Agora, assim como diversos aspectos da moda, como a calça de cintura baixa, a blusa corta vento, o “pretinho básico” nos tecidos, entre outros pontos da moda, o anel aparador volta com tudo.

Uma tendência que novamente promete delicadeza e muita beleza à mão, e a todo o look de quem o usa.

Confira como surgiu o anel aparador
Confira como Surgiu o Anel Aparador

Qual o objetivo do anel aparador?

Um questionamento muito comum para quem tem contato pela primeira vez com a ideia do anel aparador é “para que ele serve”?

Ajuda a Aliança não “Escapar” da Mão

Entre as principais funções desse acessório, está a possibilidade dele “segurar” uma aliança que pode estar um pouco folgada no dedo de quem a usa.

Sabemos que isso é bem comum principalmente em épocas de troca de temperatura, quando no calor o corpo tende a inchar mais, e no frio, encolher. Isso pode trazer aquela sensação de que seu anel está folgado.

Com o anel aparador, a aliança fica mais presa ao dedo, e as chances dela de soltar e cair em algum local sem que a pessoa perceba são mais difíceis.

Complemento Estético da Aliança

Um dos objetivos mais interessantes do anel aparador é que ele pode ser um complemento estético muito interessante para a sua aliança.

Você pode usar ele esporadicamente, quando combinar mais com o look e ocasião, renovando então a beleza da própria aliança de casamento, noivado ou namoro.

Além disso, é interessante também para quem quer renovar uma aliança antiga, mas não quer deixar de usar esse artigo tão cheio de simbolismo.

Assim, o anel aparador serve como um complemento capaz de fazer um “upgrade” na beleza dessa joia.

É muito comum ver o anel aparador como complemento também da aliança de noivado, visto que geralmente seu formato é simples, com uma pequena pedra preciosa no meio, certo?

Com este complemento, a joia fica mais robusta, e tende a se destacar mais na mão. Ideal para ocasiões mais chiques e glamurosas.

Como Utilizar o Anel Aparador?

Você já utilizou o anel aparador alguma vez? Como falamos aqui, essa é uma joia muito interessante para diversos propósitos, entre eles, deixar a aliança mais firme e segura na mão, e também servir como uma espécie de complemento estético.

Mas como utilizar essa joia de forma que não fique fora da moda? Ou fora do que é esteticamente bonito?

Uma boa notícia é que nessa volta como tendência, o anel aparador não apresenta uma regra de como deve ser usado!

Você pode usar essa joia quando quiser! Não precisa ser necessariamente 24 horas por dia, como alguns casais sentem a obrigação de utilizar a aliança de casamento, compromisso ou noivado.

O aparador pode ser usado, inclusive, no lugar da aliança dependendo da situação. São muitas as mulheres que durante o treino preferem retirar a aliança para que ela não fique desgastada, por exemplo, e a trocam pelo aparador.

Ele também pode ser usado em situações como idas à praia, parques de diversões, parques aquáticos, aulas em piscinas, de dança, e tudo que envolve muito movimento e pode fazer com que a aliança saia da mão sem querer.

Além disso, o anel aparador é utilizado originalmente junto com a aliança, obviamente depois para “segurar” a outra joia”, mas também pode ser usado em outros moldes, como por exemplo:

Dois Anéis Aparadores com Aliança no Meio

Esse é um estilo muito interessante do uso dos aparadores, no plural aqui! Cada um deles pode ser dado de presente em uma data específica e especial para o casal, e trazer mais o significado de renovação do amor.

Os dois aparadores podem ser iguais ou diferentes um do outro, dependendo de como eles são dados e entregues à esposa ou parceira.

É interessante que eles estejam alinhados com a estética da aliança, para não ficar algo muito desconexo ou até muito chamativo, de um jeito esteticamente ruim.

Anel Aparador com Aliança e Anel de Noivado

Para pessoas que curtem mais a parte simbólica das joias, a utilização da aliança, juntamente com o anel de noivado e o anel aparador são capazes de contar a história de um romance.

Pode parecer meio abstrato, mas assim como a moda, os acessórios também podem contar uma história interessante, cheia de simbolismo e amor.

E claro que quando o intuito é esse, seu estilo nunca vai sair da moda e será sempre uma tendência!

Confira os modelos de anel aparador
Confira os Modelos de Anel Aparador

Quais os Materiais mais Usados no Anel Aparador?

É interessante que você saiba que o anel aparador não tem uma identidade visual muito específica, você pode escolher o modelo que mais se encaixa com sua personalidade, e com a aparência de sua aliança, por exemplo.

Muitas pessoas escolhem um aparador de prata, para dar contraste com uma aliança de ouro, ou para combinar com alianças de noivado e compromisso, que como vimos no tópico anterior, também ficam bem combinadas com essa joia.

As de ouro são mais clássicas, mas muitas pessoas optam pelo ouro branco ou rosé quando querem inovar.

Você também tem as opções de ter um anel aparador mais cheio de pedras preciosas, ou um mais clássico, com pequenos detalhes e desenhos.

Tudo isso, como reforçamos sempre aqui, vai depender do seu gosto, estilo, personalidade, e claro, a estética das alianças que você também utiliza nessa mesma mão.

Qual Anel Aparador Escolher?

Agora que você já sabe o histórico do anel aparador, para que ele serve, e quais são os modelos disponíveis no mercado, deve estar se perguntando qual anel aparador escolher, certo?

Essa é uma pergunta muito abstrata a ser respondida, porque sempre vai depender da sua preferência estética, e qual tipo de joia que você acha que combina mais com você.

É interessante principalmente, que além de combinar com você, o anel aparador faça uma boa combinação com sua própria aliança, seja ela de casamento, noivado ou compromisso.

Ainda que não sejam feitas do mesmo material, é muito importante que se comuniquem bem, visto que serão usadas, na maioria das vezes, juntas.

Por exemplo, uma dica interessante é brincar com as cores do ouro. Muitas esposas utilizam o anel aparador cor ouro branco e a aliança em ouro amarelo. Uma tendência bem moderna.

Realizar um contraste que se comunique entre o aparador, ou aparadores, e a aliança é uma opção bem interessante para mulheres que buscam uma estética mais contemporânea dessa combinação.

Outra dica interessante são as pedrarias. Elas podem ser usadas nos dois anéis, ou intercalando, em um sim e no outro não.

Muitas mulheres que utilizam dois aparadores optam por modelos iguais, deixando a aliança no meio. Essa é mais uma ideia que funciona muito bem.

Saiba Qual Material de Anel Aparador Usar
Saiba Qual Material de Anel Aparador Usar

Quais os Looks e Ocasiões Utilizar?

Essas também são perguntas bem importantes quando se começa a usar um novo acessório para compor o look.

Porém, como já mostramos aqui, o anel aparador é um tipo de joia muito “livre” quando a questão é quando ela deve ser usada. Essa não é uma regra muito estabelecida.

Na realidade, a regra é: combine com você e sua personalidade. Sendo assim, você é que precisa pensar quais são as melhores possibilidades relacionadas a seu próprio look e estilo.

No entanto, uma das principais recomendações é que ele seja usado sozinho em ocasiões em que a aliança pode ser facilmente perdida ou danificada, como idas à praia ou na realização de exercícios na academia, com ou sem a presença de equipamentos.

Mas caso você queira muito usar a aliança, é aí que o aparador “entra” como uma forma de garantia que ela não será perdida, visto que ele tem a função de segurar  ou “prender” a outra joia no dedo.

Como Cuidar do Anel Aparador?

Por ser uma joia, e por geralmente apresentar um importante valor sentimental, é muito importante que o anel aparador seja cuidado da forma correta, para que dure anos, e não apresente sinais de desgaste tão cedo.

Porém, é importante informar que os cuidados com a joia vão depender muito de qual material foi o escolhido para compor o anel aparador. São tratamentos específicos que devem ser levados em conta.

Sendo assim, foram separadas dicas de como cuidar  dos três principais materiais escolhidos para um anel aparador. Confira abaixo!

Ouro

O ouro certamente lidera o ranking de principais materiais escolhidos para um anel aparador. E por ser um material precioso, os cuidados com sua conservação são indispensáveis.

Primeiramente, é importante que o anel aparador de ouro seja guardado em um local correto, arejado, com temperatura fresca, mas sem exposição ao sol. Isso porque altas temperaturas podem prejudicar seu formato.

Interessante que você também evite situações que podem acabar danificando ou arranhando o anel. Equipamentos de academia, lavar a louça e faxinas mais “fortes” são algumas das ações em que é aconselhado que você retire o anel.

Outra boa dica é não tomar banho ou evitar molhar o anel aparador de ouro. O constante contato com a água desgasta o material, e pode danificá-lo.

Ouro Branco

Apesar de ser um material muito parecido com o ouro amarelo, o ouro branco é uma opção para anéis aparadores de mulheres que buscam mais modernidade e delicadeza no look.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, seus cuidados são parecidos com o do ouro amarelo, mas não iguais!

Além das dicas relacionadas ao local correto para ser guardado, fora de altas temperaturas e contato com o sol, o contato com amônia e claro também pode danificar o material.

É importante que seja feita uma limpeza com flanela seca ao sinal de sujeira e desgaste. E caso o anel aparador de ouro branco já esteja em um certo estágio de danificação, uma boa dica é o uso de uma mistura de: uma colher de bicarbonato e duas de água morna.

A pasta que se formará é uma ótima receitinha para remoção de manchas e impurezas mais grossas do anel.

Prata

A prata é possivelmente o segundo material mais escolhido na encomenda ou compra de um novo anel aparador.

Ele é escolhido para fazer um contraste, geralmente com uma aliança de ouro. Sendo uma combinação que pode trazer ares mais tradicionais ou modernos, dependendo do estilo do anel.

Os cuidados com a prata também variam para a do ouro, apesar de alguns pontos bem semelhantes.

Também é importante que um anel aparador de prata seja guardado em um objetivo apropriado, para que o material não seja riscado ou deteriorado.

Um cuidado que pode parecer um exagero, mas que é necessário é a limpeza seca após usar a joia. Sim, todas as vezes que usar, passe uma flanela seca depois.

Vai tirar as impurezas do dia a dia e o próprio suor de sua mão, que são coisas que podem fazer com que a prata tenha sua vida útil diminuída.

Evitar o contato direto com o mar, ou nos momentos prolongados de contato com a água, tipo em banhos, durante a lavagem da louça, em exercícios em piscinas, etc. Isso pode oxidar a prata e simplesmente tornar o anel irreconhecível.

Saiba como Cuidar do Anel Aparador
Saiba como Cuidar do Anel Aparador
Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!