Alianças de Bodas: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Elas

Confira Neste Artigo o Significado das Alianças de Bodas, sua Origem, os Modelos Mais Usados, as Bodas Mais Celebradas e Mais
Alianças de Bodas
Alianças de Bodas
Conteúdo

Alianças de Bodas: O significado de bodas, nada mais é que uma celebração do matrimônio de um casal. E elas são várias, afinal, a cada ano, mês ou até mesmo a cada dia é o tempo certo de se comemorar o amor verdadeiro e o compromisso honrado entre duas pessoas. A cada ano que passa, o casal celebra uma nova boda, ou bodas, como o termo é mais usado, no plural. E cada aniversário de casamento é representado por um novo material simbolizando a solidez daquele relacionamento.

As celebrações de bodas são a cada ano cumulativas, de certo modo. O tempo passa e as realizações de um casal se multiplicam, os amigos surgem, a família aumenta, as experiências se constroem e o amor cresce e se fortalece a cada dia que passa.

O casamento,  que é visto como um compromisso eterno, deve ser baseado em amor, respeito, admiração e confiança mútua. As joias de bodas simbolizam esse compromisso, o seu valor e beleza.

O que significam as bodas de casamento?

Conforme o tempo passa, o material que representa as bodas de casamento mudam sua representação. Podem sair de uma representação como no primeiro mês de namoro quando é comemorado as bodas de beijinho, até os sonhados 100 anos nas lendárias bodas de salgueiro.

Não existe nenhum documento ou lista oficial sobre o que irá representar a cada ano as bodas de casamento. Sobre isso, sua representação depende da cultura de cada país.

Mas seja bodas de beijinhos, ouro, madeira, prata ou do que quer que sejam as suas bodas, comemorar é só mais um sinal de que esse amor sólido tem sido vivido com intensidade.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

As joias de bodas, em especial a aliança de bodas, tem um significado relacionado à eternidade. Afinal, que outra finalidade máxima há um amor tão constante e verdadeiro se não a felicidade crescente e contínua?

A aliança de bodas serve como representação da renovação dos votos de um casal, os mesmos votos que são feitos no dia do casamento. É muito significativo e bonito que um casal, após tantos anos tenham permanecido juntos.

Qual a origem das alianças de bodas?

A troca de alianças nas bodas, os aniversários de casamento de um casal, tem origem alemã. Quando completavam seus vinte e cinco anos, recebiam uma coroa de prata que representava o tinham construído por meio do amor, respeito e cumplicidade.

Portanto, quando esse mesmo casal completava cinquenta anos era presenteado com uma coroa de ouro, daí a representação do ouro e da prata nas comemorações.

Neste caso, não se tem ideia de qual é a origem de cada boda com alguma pedra ou metal. Porém muitos acreditam que tenha partido da cultura popular para conseguir nomear e comemorar melhor as datas.

No entanto, no Brasil é comum que os casais comemorem sempre suas bodas, seja de um, dois, dez, ou qualquer quantidade de tempo que seja. Porém, existem duas festas de bodas mais comemoradas: as bodas de prata e as bodas de ouro.

Quais são as bodas mais celebradas?

As bodas de prata são comemoradas aos vinte e cinco anos de união de um casal.

Nesta ocasião, além da troca de alianças e renovação dos votos, é um momento muito oportuno para que o casal comemore junto a todos que testemunharam sua trajetória.

No entanto, as bodas de ouro então são o sonho de muitos casais apaixonados. Afinal, cinquenta anos é muito tempo para amar alguém, ainda que ao lado da pessoa amada possa passar mais rápido do que parece. E depois de cinquenta anos, o que seria melhor que o ouro para representar o valor e a nobreza deste relacionamento?

As bodas de ouro também pode ser celebrada em família, ao lado dos filhos, netos, familiares e amigos do casal. Portanto, um momento único, onde se contam histórias construídas.

Como são usadas as alianças de bodas?

A celebração da bodas de ouro é compartilhada entre todos que fazem parte dessa história de amor.

No entanto, as alianças por sua vez são usadas como alianças convencionais. O casal troca as alianças mediante os votos que escrevem, ou renovam os que já foram feitos vinte e cinco, trinta, cinquenta anos atrás.

Se a celebração for religiosa há o momento de bênção não só do casal, como também das alianças. A aliança que eles irão usar representa o mesmo que foi prometido no dia da cerimônia, mas agora muito mais sólido.

Quais os modelos de aliança de bodas mais usados?

Apesar de não existir uma lista oficial das bodas a serem comemoradas, alguns materiais são mais clássicos para a produção de alianças de bodas. Os mais usados são o clássico ouro amarelo e a prata, já se referindo a bodas de ouro e bodas de prata.

Os modelos mais tradicionais de alianças de bodas são as alianças lisas e convexas, que são excelentes para fazer gravações de datas, palavras ou símbolos.

A espessura delas varia e depende do gosto do casal. É verdade que as alianças grossas são as mais utilizadas, porém devido a moda minimalista que ressurgiu, muitos casais optam por usar alianças mais finas e discretas.

Assim também é com as alianças de prata. As formas variam muito.

E quais as possibilidades de alianças de bodas?

Além desses modelos mais tradicionais, cabe muita criatividade na hora de escolher o tipo de aliança de bodas que será usada pelo casal, seja em formatos, detalhes ou metal que levam.

O ouro branco e o ouro rosé são metais também muito usados na confecção de alianças usadas nas festas de bodas, apesar de não serem tão convencionais. Muitos casais inclusive optam por usar ouro branco nas festas de bodas de prata, por ser um material mais duradouro, e de muita nobreza, embora seja mais caro.

No entanto, muitos preferem também usar a criatividade e outros simbolismos nas suas joias. Nesse momento cabe além de ícones, pedras que possam se mostrar significativas dentro da história dos dois.

E sejam pedras grandes ou pequenas, circulares ou quadradas, ou qualquer que seja a cor, ou tamanho delas, joias com pedras preciosas são muito charmosas. Um costume que alguns casais levam adiante é que as pedras dão o significado dos anos de casados. Imagine só casais que fazem suas bodas de diamante aos sessenta anos!

Apesar das pedras serem muito bonitas para as joias, pode haver aumento no preço delas, e é algo a ser considerado na escolha da sua aliança de bodas. Se optar por joias com pedras preciosas, busque pedras que harmonizem com a cor do metal escolhido.

O acabamento das joias também pode diferir entre fosco, polido ou diamantado. A escolha desse detalhe faz toda a diferença na percepção que se tem da joia e do estilo de quem a usa.

As joias com acabamento polido são as mais tradicionais, perfeitas para fazer gravações. As foscas brilham bem menos que as tradicionais e são mais discretas. Já as diamantadas são menos convencionais que as demais, possuindo pequenos relevos e depressões, porém ainda assim mantendo o formato da superfície.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!