O que é Aliança de Noivado?

Saiba tudo sobre Aliança de Noivado, o Significado, a Diferença entre Aliança e Anel de Noivado, Quanto Tempo Dura e Muito Mais
Aliança de Noivado
Aliança de Noivado
Conteúdo

Aliança de Noivado: Você já parou para pensar que, usar uma aliança ou anel de noivado, significa um compromisso assumido, com a pessoa amada. Por ser uma aliança de noivado, simboliza que o namoro chegou ao fim e que agora vocês querem ser marido e mulher, significa que o amor entre vocês transbordou.

A aliança de Noivado ou anel de noivado, tem sua origem na Europa, onde se deu inicio, e apenas a mulher a utilizava, logo após essa tradição passou também para os homens.

É um símbolo de eternidade, por ter um formato circular (o círculo não tem início ou fim). A origem da palavra aliança vem do latim alligare, que representa uma relação de proximidade, de união. Lembra um pacto, uma aliança entre o casal.

E como se essa joia já não tivesse significados suficientes, ainda é um presente para toda a vida, se tornando um objeto para um momento muito importante na vida do casal.

Qual a Diferença entre aliança e anel de noivado?

O anel de noivado é considerado a joia do pedido de casamento, que simboliza o comprometimento e o amor entre o casal. Costuma ser usado apenas pela mulher e ter característica bem específicas que resistem ao passar dos tempos.

Os anéis solitários são os mais tradicionais, confeccionados em metais nobres, como ouro, platina, ouro branco e na maioria das vezes possuem uma pedra preciosa em destaque, que na maioria dos casos se projeta para fora do aro.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Em geral, a pedra selecionada é o diamante, onde uma das maiores vantagens dessa pedra é a sua durabilidade, sem esquecer de sua beleza, por isso é uma das pedras mais vendidas. Mas, em razão dessa durabilidade a sua desvantagem (pode estar) no seu valor mais elevado, quando comparado com outras pedras.

Mas, isso não é uma regra escrita em pedra, alguns casais preferem rubis, esmeraldas, safiras ou até pérolas na fabricação do anel de noivado. Nada impede que o anel de noivado tenha uma pedra colorida.

No entanto, o anel de noivado poderá ser usado pela noiva mesmo após o casamento. Ele pode ficar preso pela aliança, continuando assim no dedo anelar da mão esquerda ou passar para o dedo anelar da mão direita. Afinal, estamos falando de uma joia linda e com uma longa durabilidade, então não existe problema algum continuar usando-a após o casamento.

Fazer o pedido de casamento com um anel de noivado, aos poucos está se tornando um costume mais comum no Brasil.

A Aliança de Noivado

A aliança de noivado, diferente do anel de noivado, carrega em si as características do casal, pois se trata de uma escolha que, na esmagadora maioria dos casos, é feita pelo casal. A aliança de noivado também é um símbolo de amor do casal, de um comprometimento duradouro, de uma união com fidelidade e eternidade.

Assim, a aliança de noivado, de forma geral, é confeccionada em ouro, podendo ser de ouro branco também. Mas o tipo de metal não para por aí, alguns casais preferem a platina, que é um metal mais raro e, portanto, mais caro e requer uma limpeza mais regular.

Outros casais optam pela aliança de noivado feita no metal paládio, que pode ser considerado um metal mais acessível (financeiramente falando) da família da platina. Tem grande durabilidade e é hipoalérgico, o que é bem ideal para peles bem sensíveis.

Anel de Noivado

A prata pode ser a escolha do casal, como o metal da aliança de noivado, porém não é muito comum. A prata é um material mais acessível do que o ouro.

Um pouco mais rara, porém ainda encontrada, está a aliança de noivado em titânio, aço e tungstênio. O que dificulta a confecção de alianças com esses metais são: a pouca maleabilidade deles. São difíceis de serem ajustados, não resistem a altos impactos (podem quebrar) e não recebem gravações.

Por outro lado, o titânio é um metal perfeito para quem está em constante contato com a água do mar ou cloro. O aço é antialérgico e resistente contra arranhões e o tungstênio possui alta durabilidade. Esses metais, em geral requerem pouca manutenção e possuem um visual mais sóbrio (o que em geral é preferido pelos homens).

O que a aliança de noivado ou anel de noivado simbolizam?

Deu para perceber que opções não faltam, mesmo quando se fala em anéis de noivado ou quando falamos em aliança de noivado. Mas o que mais deve contar é a vontade do casal em celebrar essa união, seja com um anel de noivado seja com uma aliança de noivado.

A joia escolhida, simboliza o amor, o comprometimento e união eterna do casal. Muito mais importante do que preço, metal utilizado, o tipo de pedra escolhido, a tradição ou costume, a aliança de noivado ou anel de noivado, irá simbolizar o que de mais importa para vocês: o amor.

Isso é sem dúvidas o que mais deve importar para o futuro casal.

Quanto tempo dura o noivado?

Aqui não existe um tempo ideal para a duração do noivado. Isso vai do que o casal planeja, seja em termos de celebração do casamento ou conquistas a dois que querem realizar, até mesmo antes de oficializar o casamento.

Alguns casais namoram pouco tempo e tem um noivado longo, ou o contrário, outros casais namoram durante um longo tempo e tem um noivado rápido, casando-se logo em seguida.

Não importa como o casal entende o noivado, cabe aos noivos a decisão de quanto tempo é necessário (e como utilizar esse tempo) para organizar as coisas da vida ou os preparativos para o casamento, já que esse em geral só começa a acontecer após o pedido de casamento, ou seja, o noivado.

Afinal, o que significa o noivado?

O dicionário nos diz que o noivado é a condição de quem se comprometeu casar com outra pessoa, de quem está noivo. É o compromisso de casamento entre duas pessoas. 

O noivado mudou ao longo do tempo, na idade média, tinha a duração de um ano para acertar a parte financeira do casamento. Esse é um costume que não mudou muito já que muitos casais planejam todo o casamento, inclusos seus custos, enquanto noivos.

No inicio, era o noivo quem pagava para a família da noiva, depois essa tradição foi se alterando, passando a família da noiva os custos com o casamento. Uma das tradições que também mudaram foi para quem o pedido é feito.

Anos atrás o pedido era feito ao pai da noiva, que decidia se a sua filha poderia se casar com o pretendente, mas isso ao longo do tempo foi perdendo força e hoje o pedido é feito para a noiva (ou para o noivo, afinal não há nada que impeça isso).

Mesmo com essas mudanças, o noivado ainda é o tempo de preparação do casal, um amadurecimento no relacionamento, quanto ao próximo passo que querem realizar. A partir do noivado, fala-se com mais seriedade sobre a futura vida a dois do casal, da constituição de uma família.

O noivado é como o momento de maturidade do relacionamento.

Posso dar de presente um anel de noivado para a minha esposa?

A resposta é sim.

Esse costume do anel de noivado, como mencionamos antes, ainda é de maneira relativa, muito novo aqui no Brasil. O anel de noivado é uma tradição muito forte para os norte-americanos e esse costume tem se espalhado pelo Brasil.

Por isso, muitos cônjuges não faziam a menor ideia dessa tradição e com isso, não presentearam a pessoal especial da sua vida, sem esse lindo presente.

Então, alguns casais presenteiam o seu par com um lindo anel, seja em comemoração de alguma boda, ou mesmo presenteando seu par em seu aniversário. Afinal, a essência dessa joia é transmitir o amor que você sente pelo outro e sobre celebrar a escolha de um par, para dividir a vida. E sempre é tempo de celebrar o amor e a união, não importa qual o momento escolhido.

Noivado e pedido de casamento são a mesma coisa?

Aqui a resposta é não.

O pedido de casamento, é um momento único e muito memorável para o casal. Esse pedido pode ser feito em grande estilo, ou ser um momento mais intimista para o casal. Mas é isso, um momento, vivido pelo casal.

Um pedido pode ser resumido como aquele breve instante, especial, quando se responde a famosa pergunta: quer se casar comigo? É um breve momento que irá pertencer para sempre no casal.

Já o noivado, é o período de tempo entre o pedido de casamento e a celebração do casamento. É onde os noivos farão todo o planejamento da cerimônia, seja ela grande ou pequena, sempre dá um trabalho reunir as pessoas.

Ainda é no período de noivado que o casal planeja o futuro a dois e ocorre uma maior aproximação das famílias. Antes de tudo, precisamos dizer: anel e aliança de noivado, são costumes e ninguém é obrigado a usá-los, mas que todo o simbolismo que existe por trás dessa joia é lindo, isso não dá para negar. Então sejam felizes e celebrem o amor.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!