O que é Zircônia? Diferença entre Zircônia Natural e a Cúbica

Você sabia que existem dois tipos de zircônia? Aqui você saberá tudo sobre a zircônia natural e a cúbica, além de suas fabricações e uso em joias.
O que é Zircônia
O que é Zircônia
Conteúdo

Sem dúvida vai fazer toda a diferença no final do seu look a Zircônia Natural e Cúbica, afinal as joias dão personalidade na produção, criando aquele toque pessoal no seu dia a dia.

A joia vai além das tendências, é um  acessório fundamental, trazendo graciosidade, elegância e muito mais charme até mesmo para aquele estilo mais básico.

Vamos saber um pouquinho mais dessa pedra que virou um algo indispensável!

Qual a Diferença entre a Zircônia Natural e Cúbica?

Zircônia é o nome de um tipo de metal raro e cristalizado, que não foi fabricado,  e que, portanto, podemos encontrar na natureza. Mas ao contrário do que muitos pensam, comprar uma joia com essa pedra pode ser um ótimo investimento, já que ela não é tão cara, porém, é linda!

Agora que já sabemos o que é uma Zircônia, vamos entender a diferença entre a Zircônia Natural e a Cúbica. Com certeza, você irá se surpreender com tudo o que vai saber aqui! Então vamos lá?

Principais Diferenças entre Zircônia Natural e Cúbica

A Zircônia Natural é uma pedra rara encontrada pura na natureza, apresenta características semelhantes ao diamante, como a coloração incolor e a resistência, porém, é mais barata que um diamante.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Já a Cúbica, não é encontrada em nenhum lugar da natureza, pois é produzida em laboratório. Assim é mais barata e mais acessível no mercado, podendo ser produzida numa grande variedade de cores e tendo o mesmo brilho que a pedra natural.

Além disso, com os cuidados corretos, as joias com zircônia cúbica podem durar por muito tempo! Portanto, esse também é um bom investimento.

Fabricação de Joias com Zircônia Natural e Cúbica

As peças são produzidas manualmente, ou seja, existe um profissional que fica responsável por etapa da fabricação da joia. Portanto, esse produto tem um grande valor.

Geralmente, usadas como cravação, que é um sistema de produção utilizado para fixar a pedra na peça. Pode ser feita de com várias técnicas, através de fios, chapas e tiras de metal sem que a Zircônia Natural e a Cúbica sofram rachaduras ou se soltem. Assim, isso vai garantir mais durabilidade às peças.

Cada Zircônia é cravejada de forma manual, para isso, eles utilizam um alicate para prender a pedra, após essa etapa, ocorre o banho, que  não afeta a cor da pedra Zircônia. Uma grande vantagem, pois isso não desvaloriza a pedra.

Durabilidade da Zircônia Natural e Cúbica

É muito comum que as matérias utilizadas acabem se desgastando com o tempo. Portanto, as Zircônias Naturais apresentam uma durabilidade muito maior do que as Cúbicas.

Além disso, requer menos manutenção, podendo ser usadas regularmente sem qualquer medo de riscar a pedra ou mesmo lascar. 

Já a cúbica precisa ser polida com frequência para manter o seu brilho e o risco de lascar ou mesmo riscar, é maior. Assim nesse ponto, joias com esse tipo de pedra  precisam de um maior zelo.

Joias são investimentos, que se bem cuidadas, duram por uma vida toda, por isso vamos a algumas dicas.

Saiba a Diferença entre Zirconia Natural e Cubica
Saiba a Diferença entre Zircônia Natural e Cúbica

Dicas para Cuidados de Suas Joias

É sempre bom limpar a pedra com uma flanela macia, sempre com cuidado e após isso guardar sempre em uma caixa.

Mantenha a joia guardada em local correto e sempre de maneira correta, não utilize sua joia com Zircônia Natural e Cúbica quando estiver usando produtos químicos, pois a forma como você usa também conta para a durabilidade ser maior.

Evite usar hidratantes ou perfumes, o ideal é passar e esperar alguns minutos e só depois então colocar a joia. Tomando todos os devidos cuidados, você vai ter uma peça com mais durabilidade e um brilho que vai durar mais tempo.

Conservação

Para conservar a Zircônia Natural e Cúbica sempre com o seu brilho irresistível, faça sempre uma boa limpeza, não use produtos com mistura caseira pois o efeito pode ser ao contrário. Todo o cuidado é pouco quando se deseja preservar suas joias.

As pedras são sensíveis ao calor, ao choque térmico e podem reagir aos componentes que existem no sabonete e shampoo. Sendo assim, o melhor é retirar quando for tomar banho, lavar louças, entre outras atividades que possam colocar em risco a qualidade e vida útil delas.

Por serem peças delicadas, merecem ser guardadas em um local adequado, o ideal é separar cada joia, se não tem como, então envolva cada joia em veludo ou flanelas. Isso vai garantir que as pedras não tenham atrito umas com as outras.

Zircônia Natural e Cúbica em Joias

Bastante similar ao diamante, a Zircônia Natural e Cúbica são pedras bastante versáteis e que podem ser combinadas de maneira muito fácil, pois possuem um brilho intenso. Além disso, são a preferência de muitas pessoas.

A Zircônia é muito utilizada na cravação de brincos, colares, anéis e pulseiras, como essa pedra é produzida em laboratório, ela pode ter uma  grande variedade de cores.

Ela também é muito usada em modelos solitários, e meia aliança, são exemplos de semijoias que tem a zircônia como enfeite. É de baixo custo, pode ainda ser usada quantas pedras quiser, por exemplo, nos anéis de noivado garantindo um brilho extraordinário!

Confira Joias que usam Zirconia Natural e Cubica
Confira Joias que usam Zircônia Natural e Cúbica

Custo-benefício

Não dá para negar que toda mulher gosta de uma bela joia. Não é verdade?

E que um belo diamante faz toda diferença, o grande problema é que eles são muito caros.

Mas isso não é um problema porque hoje em dia, temos a Zircônia que é muito parecida com o diamante, sendo capaz de confundir até os olhos mais atentos.

Sem dúvida, a zircônia é uma excelente opção aos consumidores que optam por peças que oferecem uma beleza incomparável além de oferecer um brilho que cativa.

Você ainda consegue um produto de ótima durabilidade e lindos acessórios.

Nesse sentido, o setor de joias ganha muito, pois amplia o seu público-alvo e com isso suas vendas aumentam. Ou seja, utilizar as zircônias é uma ótima forma de se conseguir uma joia com um valor mais acessível.

Conhecendo todos esses benefícios, podemos ter certeza que vale a pena cada centavo investido nas joias com zircônia.

Como diferenciar

Quando compramos uma joia que possua a pedra zircônia as semelhanças a olho nu impressionam.

A semelhança entre a Zircônia Natural e a Cúbica, embora sejam bem parecidas, a principal diferença é que uma é natural e a outra sintética. Também pode-se ver a diferença pelo peso, brilho, forma de corte e irregularidade.

O peso da cúbica é significativamente maior do que o da zircônia natural.

O brilho da zircônia natural é impressionante, quando se olha pela luz ela reflete várias cores, que lembra o de um arco-íris.

As pedras são minerais naturais, e possuem formato irregular e por apresentarem imperfeições, elas precisam ser lapidadas. Por outro lado, como a zircônia pode ser elaborada dentro de um laboratório, ela pode ser moldada.

Assim, é possível fabricar uma pedra com o tamanho e a cor que quiser. Em qualquer fabricação de joias, a zircônia pode aparecer, pois a  pedra muito utilizada na cravação de brincos, pulseiras, colares e anéis. A produção de anéis se beneficia bastante do brilho e da beleza da pedra cúbica.

A forma do corte da pedra também diferencia uma da outra, a natural tem arestas vivas e a cúbica arestas arredondadas.

Normalmente, os cristais apresentam pequenos defeitos que não são observados na zircônia cúbica.

Outro método interessante de conseguimos distinguir uma pedra da outra é que se você pegar a pedra natural e tentar ler um texto você não consegue ler uma letra sequer, mas quando você pega a pedra cúbica e faz o mesmo, já não fica tão difícil de você ler o texto

Assim, temos algumas diferenças entre uma pedra natural e uma artificial, mas a melhor forma de saber a procedência de sua pedra, é feita por um bom conhecedor de joias.

Saiba Diferenciar em Joias a Zirconia Natural e Cubica
Saiba Diferenciar em Joias a Zircônia Natural e Cúbica

Modelos de Zircônia Natural e Cúbica em Joias

Zircônia é uma forma de pedra que pode ser encontrada na natureza ou mesmo pode ser usada como matéria prima na confecção de joias.

As pedras são muito utilizadas em alianças, pois sua transparência garante um visual mais clássico. A pedraria pode ser posta em toda a joia ou mesmo no centro da joia. Podem ser usadas em alianças de prata ou douradas.

Nem sempre uma joia com zircônia precisa ser associada a uma aliança, pois a fabricada em laboratório pode ter várias cores. Assim, você pode adquirir um anel, uma gargantilha, um colar, uma pulseira, uma tornozeleira, anéis, brincos.

Com isso, você tem a possibilidade de ter joias bonitas e ao mesmo tempo, elegantes e sem falar que cabem no seu bolso, pois o preço da cúbica acaba sendo mais acessível.

Os modelos em joias são muito diversificados, podendo atender do básico ao luxo.

A beleza e principalmente a semelhança que se tem com o diamante, cobiçada por joalheiros quando tratada se consegue desenvolver joias lindíssimas de alta qualidade.

Mas lembre-se sempre: para manter a sua joia com zircônia por mais tempo, é preciso cuidar bem, manter sempre guardado em locais adequados, nunca junto com outras joias e longe de produtos químicos, assim conseguindo uma vida mais longa a sua joia.

Agora que você sabe de tantos benefícios em ter uma zircônia na sua joia, pode escolher sua peça sem receio e sem medo de aproveitar toda a sua beleza, durabilidade e sem esquecer o brilho.

Então, gostou de saber sobre as diferenças entre essas pedras? Que tal fazer uma visita ao nosso site e conferir tudo o que temos por lá? Você irá se surpreender com que vai encontrar!

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!