Tudo Sobre Joias Religiosas

Você sabe o que são ou como escolher Joias Religiosas? Veja o que caracteriza esses acessórios e veja várias dicas para aprender a comprar.
Joias Religiosas
Joias Religiosas
Conteúdo

Se você gosta de acessórios, principalmente àqueles que têm alguma coisa a dizer, então as Joias Religiosas são ótimas recomendações para você constituir o seu visual (seja você homem ou mulher).

O mercado joalheiro é um dos poucos que nunca para de crescer, pois as pessoas – principalmente mulheres – não abrem mão de seus acessórios. A linha de peças religiosas é muito procurada, até mesmo por quem não é muito praticante.

Neste artigo você vai ficar por dentro das principais informações sobre Joias Religiosas. E, acredite, algumas coisas irão fazer muita diferença na próxima compra de joias que você pretende fazer. Acompanhe até o final.

A história das Joias Religiosas

Primeiramente, qual é a história por trás das Joias Religiosas? Essas peças estão presentes nas culturas há centenas de anos. Aparecem em diferentes formatos e materiais, mas sempre trazem a mensagem religiosa.

Há muitos e muitos anos não eram nada parecido com o que usamos hoje, pois eram feitas de pedras, dentes de animais ou madeira, por exemplo. Claro, eram os recursos que existiam na época.

As joias só passaram a ser reconhecidas como vemos hoje depois do domínio do metal. Com o passar dos anos as técnicas foram evoluindo e, então, surgiram as mais conhecias joias em ouro.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Além de um ícone de poder, as joias podem ser usadas para representações religiosas. Desde muitos anos eram confeccionadas com o intuito de representar crenças religiosas e diversos símbolos de proteção.

E isso se manifesta de diferentes maneiras a depende da cultura. No Egito Antigo, por exemplo, era muito comum os símbolos religiosos serem representados por animais, como cobra, águia, escaravelhos ou a flor de lótus.

Tudo isso era colocado como referência nas joias usadas pelos grandes faraós. É uma forma de mostrar riquezas e, ao mesmo tempo, proteção.

Hoje, as Joias Religiosas são confeccionadas em diferentes formatos, representando as mais diversas formas de fé, misticismos e crenças individuais.

Ouro branco, amarelo, rose ou prata: qual a diferença

Quando você vai comprar uma das Joias Religiosas irá se deparar com algumas possibilidades. Dentre elas, a cor da joia.

Quando falamos nessas peças já pensamos logo em ouro e, de fato, é o material usualmente utilizado para tais trabalhos. Isso porque o ouro é um metal de alto brilho e durabilidade.

Dentre as opções de ouro, temos o Ouro branco, Ouro Rose e Ouro Amarelo. O ouro amarelo é uma mistura do elemento ouro com o cobre, enquanto o ouro branco é uma mistura do ouro com prata, paládio ou níquel, o ouro rose é uma mistura de ouro, prata e cobre.

E, no final das contas, qual das três opções é melhor? Na verdade, todos os materiais são bem parecidos e a preferência é mais relacionada com uma questão de estética do que qualquer outra coisa.

Agora, e a diferença entre prata e ouro branco? Bem, os dois são materiais prateados, o que torna a escolha mais difícil.

Peças em prata também são consideradas joias, mas o ouro branco é mais fino. Isso porque a prata pode desencadear reação com o ar, deixando ela um pouco mais escura.

É um material fácil de limpar, sendo possível manter a joia bem bonita e brilhante. O valor da prata é mais baixo do que o ouro, então acaba sendo um material bem considerado pelo fato de ainda ser um metal precioso.

Normalmente, as escolhas de peças mais finas ficam por conta do ouro branco e ouro amarelo. O rose tem força no mercado, mas a sua tendência é mais volátil do que as outras cores.

E, claro, também é importante avaliar a peça pontualmente para saber qual dos materiais combina mais com o estilo.

O ouro 18k é realmente o melhor?

Primeiramente, você sabe como é o ouro? Na verdade, o ouro é um material extremamente maleável. Se você tentar fazer uma joia com 100% de ouro, isso será inviável.

No primeiro toque ela irá se desmanchar, pois não tem resistência suficiente para aguentar as pressões. Então, qual é o segredo? Como é possível transformar o ouro nas joias que vemos hoje?

O metal é um grupo muito interessante de elementos. É possível desenvolver misturas sinergéticas ao colocar porcentagens diferentes de elementos metálicos em uma mesma liga.

Sendo assim, é possível criar Joias Religiosas ao misturar o elemento ouro com outros metais secundários. E é justamente por isso que nas joias você encontrará a presença de prata, cobre ou outros metais.

É uma forma de promover mais resistência à peça, tornando a sua confecção efetivamente possível e durável. Metais como prata e cobre são bem mais resistentes e agregam essa característica à liga.

E onde os quilates entram nessa história? As ligas de ouro podem ser realizadas com diferentes porcentagens de cada elemento.

O ouro 18k, por exemplo, é uma porcentagem que possui muito ouro e poucos metais secundários, mas que já consegue ter alto desempenho no quesito resistência.

Quanto menos a quantidade de quilates, menor é a quantidade de ouro. As Joias Religiosas de ouro 16k (que são bem comuns) possuem alto teor de ouro e a liga não deixa de ser de boa qualidade, mas você não deixa de estar adquirindo menos ouro do que uma liga 18k.

É justamente por isso que as ligas com ouro 18k são as mais caras da joalheria.

Principais modelos de Joias Religiosas

E agora um momento tão esperado: quais são os principais modelos de Joias Religiosas? Bem, há algumas joias que são bem clássicas e que você provavelmente poderá encontrar em diversas joalherias.

Lembrando que a acessórios religiosos não são relacionados apenas com o Cristianismo. Há diferentes crenças e todas elas podem ser representadas pelas joias. Confira as principais peças:

  • Cruz

Quando falamos em Joias Religiosas é quase impossível não pensar na Cruz. É uma peça que pode ser apresentada de diferentes formas, indo de modelos super delicados até os mais robustos e detalhados.

A imagem representa a paixão e a morte de Jesus Cristo e é comumente encontrada em escapulários, terços, brincos, pulseiras e pingente de modo geral.

Pingente de Cruz
Pingente de Cruz
  • Ichthys ou Ichthus

Talvez você não conheça o símbolo pelo nome, mas com certeza já o encontrou em algum lugar. É formado por um perfil de um peixe, que é feito por dois arcos. Significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

  • Estrela de Davi

A Estrela de Davi é uma das joias mais conhecidas e normalmente é encontrada na sua forma de pingente em colares. É um símbolo da fé judaica.

Pingente Estrela de Davi
Pingente Estrela de Davi
  • Yin-yang

Você sabia que o Yin-Yang é, na verdade, um símbolo religioso? Muitas são as pessoas que gostam e usam Joias Religiosas com a bolinha preta e branca. Isso significa a dualidade do Universo de acordo com a base do Taoismo.

  • Mão de Hamsá (ou Mão de Fátima)

É uma das figuras budistas e também um símbolo muito comum nas joias, até mesmo para quem não segue essa filosofia de vida. Há muitas pulseiras, brincos, colares e anéis com o famoso desenho.

  • Olho grego

Para algumas religiões o Olho Grego é um símbolo muito forte de proteção. Também é muito comum encontrar peças em joalherias ou lojas de bijuterias. Além da Cruz, talvez seja a peça mais famosa.

Gargantilha Olho Grego
Gargantilha Olho Grego

Diferença entre joias e folheados

Outra informação muito pertinente no momento de escolher Joias Religiosas é em relação às opções de folheado. Há diversas opções de folheados à ouro 18k, mas com preço bem mais em conta do que joias em ouro 18k.

Qual seria a diferença entre uma opção e outra? Já que o folheado se assemelha tanto às joias convencionais?

Os folheados são peças que levam apenas um banho de ouro. Ou seja, há uma camada efetiva de ouro sobre a base. É por isso que os folheados não são considerados acessórios “vagabundos”, principalmente se a camada de ouro for espessa.

Já a joia feita em 18k terá toda a sua peça confeccionada nesse material. É, com certeza, uma opção mais fina, durável e de alto valor agregado.

Porém, se as Joias Religiosas estiverem muito fora do seu orçamento, não deixa de ser uma ideia interessante buscar por uma peça folheada.

Existem folheados e folheados no mercado, sendo possível encontrar produtos de ótima qualidade e, também peças de péssima qualidade.

Para começar, um bom folheado será banho em ouro 18k, não abra mão dessa liga. Além disso, é importante que a camada de ouro seja um pouco mais grossa. Quanto mais fina, menos durável.

Tente avaliar a peça pessoalmente para ver se a tonalidade do ouro efetivamente condiz com as joias feitas totalmente em ouro 18k.

É mais interessante pagar um pouco mais caro por um folheado de efetiva qualidade, pois ele provavelmente terá boa durabilidade, resistência e brilho.

Escolha peças com garantia

Tanto as Joias Religiosas quanto boas peças folheadas possuem garantia. Uma loja que se recuse a promover isso ao cliente pode estar enganando os seus consumidores.

Sendo assim, busque uma loja que dará um período de garantia para você trocar a peça caso algo aconteça.

No caso dos folheados isso se torna ainda mais importante, pois a peça pode descascar rapidamente. Normalmente a garantia é de 3 a 6 meses para esse tipo de acessório.

Compras de Joias Religiosas pela internet

Hoje em dia as pessoas comprar quase tudo pela internet e com os acessórios não poderia ser diferente.

É possível encontrar milhares de modelos com apenas alguns cliques, o que facilita muito para os consumidores e, além disso, abre um leque de possibilidades muito maior.

Afinal, na internet você tem acesso a dezenas de lojas sem sair de casa, ou seja, fica muito mais fácil encontrar o modelo ideal dessa forma.

Além disso, os valores costumam ser mais em conta do que os preços das lojas físicas. Mas, claro, há a desvantagem de não poder ver de pertinho a peça.

Esse é realmente um ponto negativo, mas se você tem confiança na loja não é para esse ponto ser um empecilho muito grande. Enfim, essas foram algumas informações importantes para a sua próxima compra de Joias Religiosas. Não se esqueça de avaliar o material e a qualidade da peça antes de realizar uma compra.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!