Tipos de Pedras Preciosas Utilizadas nas Joias

Confira alguns tipos de pedras usadas em joias e confira os mais indicados em joias, os cuidados, a durabilidade, importância e muito mais.
Tipos de Pedras para Joias
Tipos de Pedras para Joias
Conteúdo

Já parou para pensar que existem vários tipos de pedras preciosas utilizadas nas joias e depois quis saber mais sobre elas? Isso acontece com muitas pessoas e por isso esse texto trará muitas informações relevantes sobre o assunto.

E se você está pensando que existem apenas pedras preciosas mais caras, saiba que há soluções com bom custo-benefício e muita beleza. Nesse contexto, é importante descobrir as diferenças e ter informações para entender o que cada um oferece.

Chegou a hora de saber quais são os principais tipos de pedras preciosas utilizadas nas joias. Dessa forma, veja a seguir os cuidados, durabilidade de cada, importância, custo-benefício, modelos e cores diferentes em joias.

Quais os tipos de pedras preciosas utilizadas mais indicadas nas joias?

Em primeiro lugar, muitas pedras preciosas utilizadas em joias podem ser citadas e não seria exagero listar mais de 10. Todavia, o objetivo é listar as seis mais utilizadas, confira abaixo as informações sobre cada uma delas.

Diamante: A pedra preciosa mais desejada

Trata-se de um cristal bastante apreciado pelos seres humanos, desde a antiguidade. Para isso, o mais importante é que você considere três pontos, que se resumem em:

  • Cor: a medição se dá através do método D-Z e por isso varia sem cor (D a F), quase sem coloração (G a J). Além disso, pode ser amarelo muito fraco (K a M), amarelo fraco (N a R) e amarelo claro (S a Z).
  • Corte: por corresponder a lapidação, o corte e o polimento da gema devem ressaltar bastante o seu brilho e a clareza. Afinal, todo mundo quer ver um diamante e perceber que é algo puro, legítimo e claro.
  • Quilate (carat): é crucial saber que quanto mais alto for o quilate, a verdade é que o preço será maior. Um detalhe curioso sobre o diamante é que nas peças de menor custo, apenas uma parte pequena contém a pedra.

Percebeu como por trás de todo o sucesso do diamante existem pontos importantes? Então, agora chegou o momento de responder algumas perguntas comuns sobre o diamante, como por exemplo:

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Dica de cuidados com o Diamante?

A superfície do não pode ser molhada por água e nem por óleo, assim como é importante guardar em um lugar seco para evitar atritos.

Qual a durabilidade do Diamante?

De acordo com a Escala de Mohs, que mede a rigidez das pedras, o diamante tem a nota máxima, ou seja, 10, e é bastante resistente.

O que falar sobre a relação custo-benefício do Diamante?

O diamante é um mineral nobre e tem excelente durabilidade, beleza e classe, por outro lado tem um custo elevado. É! Não tem como ser perfeito, não é mesmo?

Qual a importância do Diamante?

Considerado um metal nobre para as joias, esse material é também usado em lentes, lâminas e chips de computador. Assim, é primordial para a humanidade.

Anel Solitário com Diamante: A pedra preciosa mais desejada
Anel Solitário com Diamante: A pedra preciosa mais desejada

Rubi: A pedra preciosa mais angelical

A pedra preciosa Rubi perde apenas para o diamante na escala de dureza porém continua assim sendo bem resistente, mas demanda alguns cuidados importantes. Nesse sentido, evite em todo caso molhar a peça e não faça tarefas domésticas utilizando a mesma, uma vez feito isso, pode vir a danificar essa pedra preciosa.

Um fato bem curioso sobre as pedras preciosas usadas em joias, principalmente o rubi, é o fato de ser uma peça histórica. Portanto, na Idade Média era bastante comum encontrar anéis de noivado com pedras de rubi, o que significava o amor.

Entre a Antiguidade e a Idade Média, a grande verdade era de que o Rubi tratava-se por todos como a pedra mais preciosa do mundo, já nos dias atuais essa pedra preciosa está bastante atrelada à beleza, sabedoria, amor e até mesmo ao misticismo, que a usa para esses fins.

Em relação aos modelos e as cores diferentes, o Rubi se destaca por oferecer uma variação que vai do vermelho a diversos tons em rosa. Dito isso, ao mesmo tempo existem alguns modelos naturais de rubis, que se originam dos seguintes lugares:

  • Rubi da Birmânia;
  • Rubi da Tanzânia;
  • Rubi de Madagascar;
  • Rubi do Afeganistão;
  • Rubi da África do Sul;
  • Rubi de Moçambique.

Cada um guardam em si as suas características, e por isso há os que possuem um preço acessível mais elevado, bem como aqueles que têm um custo menor. E além disso, também existem os modelos artificiais e que possuem características semelhantes a essas pedras preciosas, porém não são peças legítimas de fato.

O rubi é uma das pedras preciosas coloridas mais valorizadas e desejadas pelo mundo, e é amplamente utilizada para criar joias de beleza singular. Sempre vermelha, é uma pedra muito rara, se tornando assim parte da nossa história desde a antiguidade.

Para muitas pessoas, o a pedra preciosa rubi significa um tipo de amuleto da sorte para ser usado em ocasiões especiais. Entretanto, a peça pode ser usada em diversos acessórios, como por exemplo em anéis, colares, brincos e entre outras joias, isso porque cumpre bem o seu papel. O custo-benefício é excelente, porque a peça dificilmente se degrada, desde que os cuidados sejam seguidos corretamente.

Anel com Rubi
Anel com Rubi: A pedra preciosa mais angelical

Esmeralda: a pedra preciosa mais nobre

Nobre variação do mineral berilo, muitas das pessoas gostam e apreciam a pedra preciosa esmeralda, e isso faz com que a joia tenha muito valor significativo.

No entanto, a pedra pode vir perder valor se a sua gema possuir muitas inclusões, e por isso é importante ficar sempre atento.

Na Antiguidade, os gregos enxergavam a pedra preciosa esmeralda como a “deusa vento de todas as pedras”. Sabe-se que no mês de maio a pedra continua sendo a mais apreciada ao redor do mundo e, inclusive, e por isso é considerado o mês dela.

Os egípcios também apreciavam as pedras de esmeraldas, e acreditavam que a pedra preciosa esmeralda era símbolo da fertilidade e da reencarnação. Porém, atualmente a esmeralda é muito usada por personalidades ao redor do mundo.

Quais os cuidados a se tomar com a Esmeralda?

Em primeiro lugar, evite expor a peça esmeralda ao calor intenso, como por exemplo ao contato com fogo, aquecedores e secadores de cabelo. Em seguida, não use a peça ao realizaar afazeres domésticos, pois corre-se o risco de riscar ou trincar a pedra.

Existem modelos e cores diferentes de Esmeralda em joias?

Muito usada em na confecção de anéis, colares e pulseiras, as esmeraldas possuem alguns tipos de tons, por exemplo como o tom verde-escura e azul-esverdeado. Além disso, pode ser amarelo-esverdeada e verde-claro, dependendo bastante do caso.

Qual a durabilidade da pedra Esmeralda?

Se os cuidados citados anteriormente forem seguidos, a peça terá uma durabilidade excelente e por um longo período, além de continuar a fazer parte de suas peças de joias por muito tempo. Há casos de peças que fazem parte de uma dinastia, como a da família real brasileira.

O que falar sobre a relação custo-benefício da Esmeralda?

A esmeralda é amplamente usada por personalidades do mundo inteiro, Angelina Jolie, Bella Hadid, Beyoncé, Grazi Massafera e Marina Ruy Barbosa são exemplos. Nota-se que vai desde atrizes famosas internacional e nacional.

Qual a sua importância da pedra Esmeralda?

A pedra preciosa esmeralda é usada por adeptos do misticismo para bloquear o mau-olhado e energia negativas, bem como traz muita tranquilidade. Da mesma forma, trata-se de uma pedra muito bela e você encontra boas opções de joias aqui na nossa loja.

Anel com Esmeralda: a pedra preciosa mais nobre

Turmalina: a pedra preciosa mais delicada

Embora não tenha o mesmo valor das demais pedras preciosas como diamante, rubi e esmeralda, a turmalina é um dos minerais mais complexos do silicato. Nesse cenário, é possível encontrar variações de todas as cores do arco-íris e isso dá mais versatilidade.

A variação brasileira, ou seja, a turmalina Paraíba, é uma das mais conhecidas e respeitadas no planeta. Em contrapartida, o valor para esse tipo pode ser bem alto, sabe-se que em um quilate pode chegar a custar mais de U$30 mil.

Trata-se de uma peça preciosa descoberta pelo bandeirante Fernão Dias, no estado da Paraíba. Um fato relevante sobre a turmalina é que a variação negra permite que você consiga energizar a sua casa e o corpo.

Os principais cuidados a se tomar com a turmalina:

Evite deixar a peça preciosa em contato com a água e não exponha em atividades que risque a peça. Outro ponto relevante é a coloração, uma vez que são muitas opções, como as seguintes:

  • Amarela;
  • Azul;
  • Multicolorida;
  • Rosa;
  • Rubelita;
  • Verde;
  • Vermelha.

Qual a durabilidade da pedra Turmalina?

A durabilidade da pedra preciosa Turmalina é alta e para isso é importante respeitar as condições de uso da peça. Do mesmo modo, como é uma pedra, preste atenção na conservação do anel, pulseira, brinco, etc.

Em relação ao custo-benefício, saiba que a peça lembra esmeralda, ou seja, por um valor menor dá para ter uma pedra que se assemelha com outra mais cara. Inclusive, Fernão Dias, o descobridor, morreu achando que tinha achado esmeraldas.

Para aqueles que acreditam em energia negativa, a turmalina é capaz de afastar toda a carga enérgica jogada em cima de alguém. É possível desfazer trabalhos de magia negra e afastar energia que causam problemas de várias origens.

Entre as pedras preciosas usadas em joias trabalhadas nesse texto, essa aqui é uma das que têm os valores mais interessantes. Na hora de buscar pela pedra, saiba disso.

Brinco com Turmalinas Azul
Brinco com Turmalinas Azul: A pedra preciosa mais delicada

Zircônia: a pedra sintética mais querida

A Zircônia é uma pedra bastante presente em semijoias e o motivo é simples: a aparência é bastante semelhante a de um diamante. Contudo, é sempre bom lembrar de que não se trata de algo natural e sim sintético, que é fabricado em laboratório.

É provável que você se pergunte a razão de a zircônia ser tão utilizada, certo? A resposta, entretanto, consiste no fato de ser mais barata e baratear o custo para a produção de uma peça, que nem sempre precisa ser de baixa qualidade.

Imagine um anel solitário de ouro, agora responda: qual o valor dele se tivesse uma pedra de diamante? Certamente que alto, mas o mesmo não acontece com a zircônia e a olho nu, para um leigo, as diferenças são difíceis de perceber.

A zircônia também se destaca pela sua durabilidade e pode possuir um custo acessível abaixo do de R$ 100,00 o quilate. Por outro lado, tem excelente durabilidade, brilho e cor, por isso é uma opção bastante interessante para a confecção de algumas joias.

Quais cuidados se tomar com a Zircônia?

Faça uma excelente limpeza na peça e não passe nenhuma mistura caseira, logo após utilize uma flanela macia. Em seguida faça movimentos simples e guarde em local correto, evite exposição a produtos de limpeza.

Existem modelos e cores diferentes de Zircônias em joias?

Por ser sintética, a peça se assemelha bastante com o diamante, podendo possuir diversas cores, e principalmente incolor.

Qual a durabilidade da pedra de Zircônia?

Por durar bastante tempo, a zircônia caiu no gosto popular e para ter alta durabilidade, acredite: basta conservar corretamente.

O que falar sobre a relação custo-benefício da Zircônia ?

Excelente, especialmente para trazer uma pedra que se assemelha ao diamante com um custo beneficio acessivel.

Qual a sua importância Zircônia?

Por ser usada para a fabricação de joias, o custo final das peças diminui com o uso dessa pedra. Desse modo, está claro o motivo de se usar a zircônia.

Brinco com Zircônia
Brinco com Zircônia: a pedra sintética mais querida

Pérolas: a pedra preciosa mais sofisticada

Por fim, é crucial listar a pedra preciosa pérola e, como as pessoas já sabem, se trata de uma peça produzida por ostras. No entanto, é muito difícil encontrar pérola na natureza, porque a produção depende da combinação de uma série de fatores.

Atualmente, existem as conhecidas “fazendas de pérolas”, que nada mais é do que a indução de um corpo estranho nas ostras. Nesse caso, o material que se usa é um grão de área, já que em volta disso é que se forma a pérola.

As semijoias usam bastante um tipo de pérola artificial e o material que se utiliza para esse fim é o vidro. Logo após, a peça é ilustrada e fica parecida com uma pérola de verdade, mas se trata apenas de uma imitação.

As pedras preciosas de pérolas podem durar por muitos anos, desde que você tenha o cuidado de as lavar com água corrente e sabão. Além disso, evite batidas e atritos, guarde em um bom lugar e tome cuidado com perfumes.

Se todos esses cuidados forem tomados, você terá as pérolas por um longo período. No caso do uso, saiba que você pode usar as pérolas solitariamente e também em anéis, pulseiras, colares e brincos.

Por ser bem versátil em relação às cores, as pedras preciosas pérolas vão da branca até a negra, e há muita versatilidade. O custo-benefício é excelente e por isso a pérola é ligada a um aspecto de riqueza.

As pérolas também são visadas pelos criminosos e esse é um motivo para evitar o uso em lugares arriscados. Respeitado esse cuidado, você tem uma pedra que durará por um longo período.

Agora que você viu quais são as pedras usadas em joias, escolha a sua joia predileta e confira as nossas opções. Enfim, use a Casa das Alianças a seu favor!

Brinco com Pérola
Brinco com Pérola: A pedra preciosa mais sofisticada
Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!