Tipos De Joias Personalizadas

Joias personalizadas? Veja algumas das principais opções e já comece a pensar qual será a sua escolha para o próximo acessório.
Joias Personalizadas
Joias Personalizadas
Conteúdo

As joias personalizadas são um charme e não há quem não goste de ter uma peça única para chamar de sua, não é mesmo? É claro que é sempre interessante ter as joias mais clássicas, mas algo diferente também cai bem.

E se você acha que as opções são limitadas quando estamos falando de peças personalizadas, saiba que há uma infinidade de possibilidades no mercado de joias – e provavelmente uma delas irá atender as suas expectativas.

Neste artigo você vai conferir uma série de opções para você fazer as suas peças personalizadas. Além disso, trazemos algumas dicas para você não errar mais na hora de comprar joias.

O que são as joias personalizadas

O que seriam as joias personalizadas? O que caracteriza uma peça dessas? Na verdade, uma joia personalizada pode ter diferentes sentidos.

Ela pode ser simplesmente uma joia personalizada com um nome seu (algo que é padrão, mas que não deixa de personalizado somente para você) ou até mesmo uma peça que possua algo sentimental em sua composição.

Aliás, esse tipo de peça é muito bacana para justamente trazer algo que vai muito além da estética. Em muitos casos a joia personalizada remete a alguma lembrança ou pessoa na qual temos afeição.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Por conta disso acabam sendo um ótimo presente para dar aos filhos, marido, namorado ou qualquer pessoa que tenha muito significado em sua vida.

É um tipo de presente muito especial, pois transcende a questão do bem material.

Agora, que tal conhecer algumas opções de joias personalizadas? Confira a lista a seguir.

Joias personalizadas com o seu nome

Das joias personalizadas, o colar ou pulseira com o nome são as mais comuns. Inclusive, se o seu nome for comum como “Camila”, “Fernanda”, “Bianca” e assim por diante, talvez até encontre um pronto.

Se o seu nome for um pouco mais raro, então será necessário pedir para fazer a joia. O lado bom de encomendar é que você poderá escolher o tipo de letra e, também, o tamanho.

Colares com as iniciais também são bem comuns, principalmente com a inicial do nome e sobrenome. Nesses casos, também será preciso encomendar a peça, pois dificilmente você encontrará uma que se encaixe em seu nome.

O nome é escrito com letra cursiva, promovendo à peça algo bem delicado e elegante.

Gargantilha com Nome Personalizada
Gargantilha com Nome Personalizada

Joias personalizadas de casal

Para os apaixonados é possível pedir para fazer as joias de casal. Elas normalmente são dadas em datas comemorativas, como aniversário de namoro ou casamento, aniversário do companheiro ou até mesmo no dia do pedido.

Normalmente essas joias se complementam, fazendo da junção das peças uma coisa só. A mais comum de todas é o coração, onde cada enamorado fica com uma metade.

Normalmente essas joias personalizadas vêm com o nome ou inicial do parceiro.

E, claro, os anéis também são clássicos entre os apaixonados. Gravar o nome do amado na aliança é quase que obrigatório, mas você também pode encontrar pares de alianças que “conversam entre si”.

Tente encontrar uma joia que seja delicada e sofisticada, assim ambos poderão usar normalmente as peças no dia a dia (sem que haja problemas em combinar com o estilo individual de cada um ou coisas do tipo).

Joias Personalizadas Aliança
Joias Personalizadas Aliança

Joias personalizadas de família

As joias de família são bem diversificadas. Elas podem aparecer em diferentes formatos.

Uma opção bem bacana são os pingentes ou peças que vão se encaixando entre si. Cada um da família tem uma peça e quando todas se juntam completam a imagem.

Há também as clássicas bonequinhas e bonequinhos feitos em uma delicada chapa de ouro, uma das joias personalizadas muito utilizadas pelas mães. Cada bonequinho representa um filho.

Outra opção é fazer uma joia com referência ao sobrenome. Pode ser uma joia escrita, por exemplo. Todos da família podem usar, porque é algo em comum em todos os membros.

Joias em famílias são muito interessantes, pois reforça os laços e traz um significado maior para aquela peça, como se fosse a proteção da família para cada um.

Joias personalizadas de cursos universitários

Depois de 5 anos (no mínimo) de faculdade, todos nós queremos exibir essa conquista, não é mesmo? Nada mais delicado do que uma joia personalizada com o símbolo do curso.

É muito fácil encontrar opções de direito, enfermagem, medicina ou engenharia, mas há diversos cursos e as joalherias não conseguem deixar todas as opções à pronta entrega.

Sendo assim, a opção de joias personalizadas é o melhor caminho para presentear.

Pode ser o pingente de um colar ou de uma pulseira por exemplo. Ou até mesmo um anel de formatura com o nome do formando gravado.

É uma joia que irá representar muita coisa para o formando. Não somente um título de graduação, mas todos os anos dedicados à faculdade (e isso envolve muitas memórias afetivas).

É um ótimo presente para dar no dia de colação de grau ou na festa de formatura.

Joias Personalizadas Curso Universitário
Joias Personalizadas Curso Universitário

Joias personalizadas com impressão

Se você deseja marcar em ouro o rosto de alguém, literalmente, há a opção de joias personalizadas com gravações da impressão do rosto.

Normalmente são medalhas com desenhos bem leves e sutis. Uma escolha bem comum é o desenho dos bebês, sendo a peça usada pelos pais – principalmente pelas mães.

É uma forma de ter o filho sempre contigo, lembrando-se dos primeiros tempos de vida do bebê. É uma joia extremamente afetiva e linda.

Joias personalizadas com fotos

Se você deseja algo mais tradicional, uma opção é o amuleto com foto. Apesar de parecer uma das joias personalizadas bem Hollywoodianas, esse tipo de peça é ótima para sempre lembrar-se de alguém.

É comum colocar a foto dos filhos, avós, marido ou qualquer pessoa que tenha muito significado em sua vida. Há até mesmo quem coloca foto de Pet!

Normalmente essas joias precisam ser um pouco mais robustas para ser possível colocar a foto, mas também não é nada que seja exagerado (a não ser que você deseje).

Esses medalhões já costumam vir prontos, sendo a personalização por conta de colocar a foto que você deseja.

Joias Personalizadas Foto de Família
Joias Personalizadas Foto de Família

Joias personalizadas com pets

E já que falamos em pets no item passado, quem disse que eles não têm um lugar especial nas joias personalizadas.

As peças podem ser feitas para homenageá-los e, também, para que eles mesmos usem.

Não é nada incomum colocar um pingente personalizado na coleira dos bichinhos. É, inclusive, uma forma de ajudar a proteger o pet caso ele escape (é interessante deixar o telefone anotado).

E você também pode usar uma joia feita em homenagem ao seu pet. Pode ser uma foto ou uma gravação. Sabemos que, hoje, nossos bichinhos fazem parte da família, não é mesmo?

Joias personalizadas de epóxi

Você já ouviu falar de Resina Epóxi? É um tipo de resina que está sendo cada vez mais utilizada e muito provavelmente você já a viu em algum lugar.

Ela pode ser usada para revestimento (no caso de pisos), para produzir relógios, abajur, quadros e mais uma infinidade de produz.

É um material transparente (mas que também pode ser colorido) que promove proteção e brilho.

Por conta de suas propriedades é muito possível fazer joias personalizadas – e de uma maneira bem diferente, diga-se de passagem.

Utilizando esse material há a possibilidade de inserir algo dentro da joia. Como assim? Supondo que você tenha um dente de leite do seu filho, é possível fazer um pequeno pingente em epóxi e colocar o dentinho no meio.

É uma técnica que está sendo cada vez mais usada para joias afetivas, pois você consegue colocar algo de extrema afeição.

Normalmente são pingentes de colares, sendo possível carregá-lo para todo o lugar. Não é bacana?!

Joias personalizadas com frases ou palavras

Além do seu nome você também pode escrever frases ou outras palavras na joia.

Normalmente encontramos joias com escrito em inglês (às vezes, é até mais comum do que no próprio português), mas você pode pedir para escrever em qualquer língua desejada, basta repassar para a joalheria.

Uma opção é fazer uma pulseira ou colar com várias palavras distribuídas na corrente.

Joias personalizadas com pedras preciosas

Geólogos, engenheiros de minas ou qualquer pessoa que tenha apreço por coisas místicas sabe o quanto as joias com pedras preciosas têm significado.

Entretanto, não é qualquer tipo de pedra, mas, sim, um mineral ainda em seu estado bruto ou comprado em um local especial.

Nesses casos você pode fazer joias personalizadas com as pedras. Por conta do tamanho, normalmente são colares e a pedra é um pingente.

É algo super bacana! É claro que há muitas dessas peças prontas, mas quando a pedra é sua, a joia tem todo um significado diferente.

E aqui há uma infinidade de opções. Pode ser quartzo, ametista, sodalita, turmalina, ágata e assim por diante.

Enfim, essas foram algumas das opções de joias personalizadas para você se inspirar. Agora, vamos para algumas outras dicas que também são importantes sobre o tema.

Diferença entre peças de ouro e folheado a ouro

Quando você for comprar uma das joias personalizadas talvez se depare com a opção de folheados. E, com toda certeza, irá notar que é uma opção bem conta.

Muitos sabem que folheados são inferiores ao ouro 18 k, mas e quando encontramos folheados em ouro 18 k, o que isso quer dizer?

O folheado nada mais é do que ma peça de metal comum que leva um banho de metais mais raros. Um acessório que seja banhado por uma grossa camada de ouro 18 k, por exemplo, tem boa qualidade.

É claro que a qualidade não chega a ser boa quanto uma peça feita com ouro, mas pode atender as expectativas dependendo do seu propósito.

Por exemplo, se você encontrou várias pedras bacanas em determinada viagem e deseja fazer colar com todas elas. Muito provavelmente se tornará inviável por conta do valor.

Se você pretende usá-las como acessórios e tomar os devidos cuidados (não molhar e sempre guardar), então a peça pode atender as suas expectativas.

É que no caso de joias com mais apelo sentimental, que é o caso da maioria das opções de joias personalizadas, o ouro 18 k acaba fazendo mais sentido, pois durará por tempo indeterminado.

Ouro 18 k

O ouro 18 k por sua vez é uma composição que leva 75% de ouro e 25% de metais nobres.

E por que não uma liga feita com 100% de ouro? Nesses casos, torna-se impossível desenvolver uma joia, pois o ouro é um material muito maleável e necessita de outros metais para a sua estabilidade.

Cada tipo de ouro leva algum metal secundário. Veja as opções que você encontrará:

  • Ouro amarelo = ouro + cobre
  • Ouro banco = ouro + prata, paládio ou níquel
  • Ouro rose = Ouro + prata + cobre

A escolha fica a critério de cada um, pois as três opções conferem qualidade, brilho, resistência e durabilidade.

Onde comprar joias personalizadas

Agora, resta saber onde comprar as joias personalizadas. Bem, há duas opções: lojas físicas e lojas online.

Primeiramente, não são todas as joalherias que trabalham com peças personalizadas, sendo preciso verificar se há essa possibilidade ou não.

No caso das lojas físicas, o ponto positivo é que você conseguirá olhar de perto qual é a qualidade do trabalho. Isso é muito importante para saber se a joalheria atenderá ou não as suas expectativas.

Em contrapartida, é mais fácil encontrar uma loja que faça joias personalizadas pela internet. Além disso, você conseguirá olhar várias opções em poucos minutos (e tudo isso sem sair de casa).

Outro ponto positivo das compras online é que o valor costuma ser mais em conta, algo que é determinante para muitas pessoas.

Mas, claro, a escolha acaba ficando a seu critério. Se você já conhece uma joalheria de confiança, então não há problema algum em ir a uma loja física. Apenas certifique-se da qualidade do ouro das joias personalizadas. Pense com bastante carinho no modelo que será escolhido e, depois, só restará aguardar a joia chegar (normalmente levam alguns dias para a fabricação).

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!