Conheça os Diferentes Tipos de Cravação de Joias

Você sabia que existem vários tipos de cravação de joias? Acompanhe o artigo saiba mais sobre as peças cravejadas!
tipos de cravação
tipos de cravação
Conteúdo

Você sabia que existem diferentes tipos de cravação de joias? Trata-se de um recurso muito importante em sua produção, tendo em vista que define características como design, beleza e, até mesmo, no conforto da peça. É, basicamente, a base de metal em que se insere a pedra ou diamante.

Além disso, um fato importante sobre a cravação, é que ela interfere em como o acessório refletirá na luz. Desse modo, é possível agregar mais valor à peça, principalmente quando se realiza a cravação manualmente. Nesse caso, o cravador e o ourives são os responsáveis pelos detalhes artísticos que fornecem harmonia e boa aparência à peça.

Entender os diferentes tipos de cravação de joias é, portanto, uma forma de conhecer uma parte essencial para o seu desenvolvimento. Isso porque, assim como o estilo, a quilatagem, lapidação e metal, é um recurso que fará a diferença no resultado final. Para melhor compreensão dos tipos de cravação, continue acompanhando o artigo!

Variação de Cravações em Anéis

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que existem uma série de tipos diferentes de cravação em anéis ou em joias no geral. Como foi dito acima, essa base de metal tem o objetivo de potencializar a beleza de uma joia. Sendo assim, é muito comum que você se pergunte qual é o estilo adequado para você! Para isso, selecionamos os tipos mais comuns e usuais no mercado. Confira e veja qual é a sua preferência!

Cravação Inglesa e/ou Besel

Considera-se a cravação inglesa, também chamada de Besel, um dos métodos mais seguros de fixação da gema na região de metal. Isso porque, essa técnica permite que a gema seja envolvida como um todo pelo aro de metal, que pressiona as extremidades da joia.

Além disso, trata-se do método mais tradicional de cravação, podendo ser utilizado em gemas facetadas e cabochões (pedra moldada e polida). No processo de aplicação, usa-se um instrumento do tipo “peloir”. A ponta quadrada auxilia a evitar a marcação da superfície dobrada.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Ademais, para um melhor acabamento na parte superior da cinta, pode-se utilizar o cravador para realizar a movimentação da estrutura.

Cravação com garras e/ou grifas

Dentre os tipos diferentes de cravação em anéis, também encontra-se o modelo com garras, também chamado de cravação com grifas. Nesse caso, prende-se a gema à joia com garras, que podem variar entre três, quatro, até seis, com alteração de acabamento. É muito utilizado em pedras transparentes e facetadas.

Desse modo, é possível explorar a beleza da joia para a entrada de luz – ainda mais necessária nesses modelos. Sendo assim, usa-se pouco metal para fixar a gema.

Geralmente, essas garras são produzidas separadamente, e, em seguida, são dobradas sobre a peça, com adaptação à lapidação de cada gema. Essa estrutura, portanto, necessita de um cuidado extra e um bom planejamento acerca do design e arquitetura da joia. Isso porque, qualquer falha pode prejudicar o alinhamento da peça, a reflexão da luz e sua aparência.

Conheça o Tipo de Cravação com Garra
Conheça o Tipo de Cravação com Garra

Tipo de Cravação Pavê

Esse tipo de cravação em joia tem origem no francês “pavé” e caracteriza-se pela cobertura de grandes partes da joia com diamantes ou outras pedras preciosas. A montagem não é claramente visível, a fim de que em anéis invisíveis, por exemplo, a sensação seja de que as pedras preciosas estão flutuando.

Trata-se de um modelo bem presente na alta joalheria, tendo em vista que aproxima as gemas. Ademais, assim como o modelo anterior, o tipo de cravação pavê também precisa de um bom planejamento e estudo para a sua elaboração da superfície. Isso porque, existe um padrão para o posicionamento das gemas. Por vezes, é necessário que o cravador realize esse trabalho a partir do uso de microscópio, a fim de que cada detalhe seja bem definido. Para isso, é necessário técnica, cautela e um verdadeiro dom artístico!

Conheça o Tipo de Cravação Pavê
Anel em Prata com Cravação Pavê

Tipo de Cravação Carrê ou e Trilho

Outo tipo diferente de cravação em joias é a cravação com trilho, também chamada de carrê, que consiste no uso de dois trilhos de metal, que paralelamente, funcionam como um suporte para a gema. O encaixe permite desde modelos quadrados e retangulares, até redondos. A produção desse tipo de cravação engloba atenção ao tamanho da pedra.

Tipo de Cravação Grão

A chamada cravação com granitos caracteriza-se também como uma variação do tipo pavê. Isso porque, também consiste no uso do metal como suporte de garra. Entretanto, pode se divergir no que se refere ao encrave para a gema, com cravação linear, podendo realizar a inserção de bordas na peça. Trata-se de um modelo mais comum em anéis.

Tipo de Cravação por tensão

Neste tipo de cravação, a tensão de um aro é utilizada para prender a gema, podendo obter dois ou mais pontos de contato. Pode-se utilizar a técnica de forja a frio para criar a forma e endurecer o metal. Esse recurso colabora para que haja pressão na cravação.

Tipo de Cravação em barra

Consiste em uma variação da cravação trilho, no entanto, nesse caso, se insere a pedra entre barras de metal que serão o suporte. Este é um dos principais tipos de cravação de joias, pois inclui todos os cortes de diamantes. Engloba, portanto, a esmeralda, princesa, oval, baguete, entre outros.

Tipo de Cravação Bigodinho

Esse tipo de cravação destaca-se como uma variação da cravação pavê. No processo de produção, a ideia é ajustar ou empurrar o metal sobre a gema, a fim de cobrir parte dela. O nome “bigodinho” origina-se das pequenas lascas que sobrepõem a gema.

Tipo de Cravação de pérolas e pedras esféricas

No caso dos tipos de cravação formatos naturais, é possível montá-los com fio passante. Além disso, outra opção é inserir conchas com pinos, que devem ser alojadas no interior da pedra.

Conheça o Tipo de Cravação com Pérola
Conheça o Tipo de Cravação com Pérola

Tipo de Cravação Personalizada

Dentre os tipos de cravação, também é possível encontrar os modelos personalizados. Nesse caso, você pode ter uma joia exclusiva e do jeito que quiser. Sendo assim, é possível combinar detalhes ou pedras preciosas de sua preferência para montá-lo.

Um exemplo é solicitar ao cravador e designer de joias o preparo de acordo com elementos que simbolizem uma história de amor, por exemplo. Por consequência, o momento de noivado será ainda mais especial e marcante, com valor sentimental.

Modelos de Cravação em Joias

Existe uma série de modelos de acessórios com cravação, principalmente no que se refere aos anéis. Afinal, lembre-se que para combinar com o cada tipo de cravação, é preciso adaptar ao modelo certo, ou seja, o mais usual para você!

Ao escolher, vale a pena selecionar fatores como estética e conforto, principalmente se o objetivo é marcar datas especiais, como um noivado ou formatura. Veja a seguir alguns dos principais modelos:

Tipo de Cravação em Anel Solitário

Os anéis com cravação solitária, por exemplo, costumam destacar a beleza das gemas. Trata-se de um modelo de joia delicado e clássico, em que a cravação funciona como suporte para evidenciar a gema. Embora seja muito utilizado em noivados, o anel solitário pode ser usado em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa.

Tipo de Cravação em Aliança

Muitos não sabem, mas a aliança é um modelo específico de anel. Embora a cravação não seja uma exigência, os modelos que suportam as gemas tornam o acessório ainda mais belo. Algumas peças exibem uma pedra central, e, ao redor, peças menores. O anel three stone e auréola são exemplos para datas marcantes, com elegância e harmonia.

Conheça o Tipo de Aliança com Cravação
Conheça o Tipo de Aliança com Cravação

Tipo de Cravação em Anel com Pedras

Os anéis também pode possuir diferentes tipos de cravação com pedras preciosas são belíssimos e servem não apenas para noivado ou casamento, mas também para outras ocasiões especiais. Nesse caso, existe uma série de gemas, cores e tonalidades. Ao usá-los, abuse da criatividade!

Tipo de Cravação em Anel Ajustável

Por último, mas não menos importante, uma peça muito usual são os anéis ajustáveis que servem para presentear e, geralmente, incluem a variação de cravação com garras. Uma boa dica é usá-los em dias quentes ou em momentos de inchaço, a fim de facilitar a remoção.

Durabilidade da Cravação

Além de entender quais são os tipos de cravação, é muito importante considerar a durabilidade de semijoias e joias. Indica-se, portanto, que a aplicação de joias cravejadas seja em prata e ouro, já que são metais nobres. Vale ressaltar, contudo, que o avanço das técnicas de produção possibilita uma qualidade cada vez maior para as semijoias. Sendo assim, ao receberem maiores camadas de metais preciosos, elas possuem maior brilho e resistência.

As joias genuínas são produzidas com materiais de primeira linha e contém pedras preciosas, como diamantes e esmeraldas. Sendo assim, a durabilidade do acessório é muito maior.

No caso das semijoias, devem ser produzidas com folheação adequada, e, por isso, possuem maior durabilidade de tempo do que bijuterias. Outra característica dessas peças, é que elas não sofrem oxidação com facilidade, o que aumenta o tempo de preservação. Sendo assim, o banho de ouro configura-se como um método para um acabamento final perfeito.

Algumas pedras utilizadas, são cravejadas no próprio metal, como por exemplo a zircônia (uma “imitação” do diamante). Trata-se, portanto, de uma cravação firme, o que também evita que essas pedras caiam e aumenta a durabilidade do produto.

Essa mesma premissa se aplica para as pérolas, que, na maioria das vezes, são cravejadas na própria peça.

Vale ressaltar, contudo, que o período de duração das semijoias é relativo. Isso porque, depende não apenas da qualidade da peça, mas dos cuidados da pessoa que irá utilizá-la.

Cuidados com a Cravação das Joias

Como foi dito acima, manter a conservação de uma semijoia, inclusive os modelos cravejados, requer cuidados especiais. Ademais, embora as joias sejam “eternas”, também é possível que escureçam ao longo do tempo, devido a um processo químico natural.

No que se refere ao ouro, por exemplo, dificilmente escurece devido à oxidação. Entretanto, pode perder o brilho ou ficar arranhado como consequência da dureza deste metal precioso. Sendo assim, cuidados como polimento com cera abrasiva são bem-vindos de tempos em tempos, a fim de deixar as joias brilhosas novamente.

Já as joias em prata, podem ficar escurecidas ou manchadas, principalmente se houver contato com cremes, hidratantes, perfumes e ácido úrico (substância produzida pelo nosso próprio corpo). A limpeza é fundamental para que a joia fique novinha em folha e tenha seu brilho novamente. Com os devidos cuidados, as joias em prata podem obter uma duração para sempre, bem como as de ouro.

Como limpar joias cravejadas?

Independentemente dos tipos de cravação, é importante ter atenção na hora de limpar as joias cravejadas. Uma boa dica é fazer uma limpeza com uso de água em temperatura morna e detergente neutro.

Além disso, você pode usar uma escovinha com cerdas macias para esfregar no produto e, em seguida, enxaguar. Por fim, deixe secar sobre um papel.

Vale ressaltar a necessidade de atenção às regiões cravejadas, a fim de não as afetar. Em joias sem pedra, é possível apenas deixar de molho com bicarbonato de sódio e água.

Lembre-se também que as pedras naturais e sintéticas, bem como as zircônias, não são escurecidas pela oxidação do metal. Esses acessórios, no entanto, podem ficar “engordurados” ou opacos com o passar do tempo. Porém, essa limpeza também pode ser feita em conjunto com os metais. Nesse caso, utilize uma escova de dentes e passe de forma leve sobre as pedras para garantir um melhor resultado.

Armazenamento das joias cravejadas

Ademais, outra dica importante para todas as joias, principalmente as que possuem algum dos tipos de cravação, é armazená-las de forma adequada. A ideia é que você evite deixá-las em locais que causem arranhões ou produtos químicos (no caso das joias prateadas).

Uma boa dica é usar porta-joias com separação individual, a fim de que não haja riscos uns com os outros. Embora pareçam detalhes, esses cuidados são fundamentais para manter a vida útil da sua peça.

Conclusão

Por fim, gostaríamos de saber: o que você achou do artigo? Nós da Casa das Alianças, procuramos selecionar todas as informações importantes sobre os tipos de cravação de joias em um conteúdo completo para você!

Após entender todas as especificidades, conforto e, principalmente, a beleza das joias cravejadas, é possível que você tenha decidido o modelo que mais combina com seu estilo ou com alguém que deseja presentear, não é mesmo? Podemos te ajudar! Temos peças cravejadas deslumbrantes para fazer parte de datas marcantes da sua vida.

Não perca a oportunidade de garantir sua joia com cravação! Acesse nosso site e confira os modelos disponíveis.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!