Quando você compra alguns chokers, a primeira coisa que acontece é a satisfação de usar peças de qualidade. Ao mesmo tempo, as outras pessoas elogiam a sua escolha e você se sente bem por ter tudo isso.
A palavra “choker” se origina da língua inglesa e significa “gargantilha”, mas se trata de uma joia diferenciada. Afinal, as gargantilhas que se popularizaram têm um conceito amplo e abrange quaisquer colares usados no pescoço.
Os colares chokers são mais curtos e por isso ficam bem justos no seu pescoço. Chegou a hora de conhecer mais detalhes sobre as peças e descobrir como essas peças podem ser usadas no seu dia a dia.
O que são os Chokers?
A história do uso de adornos no corpo humano é antiga e isso se tornou comum em muitos povos desde a antiguidade. Para entender um pouco sobre a história dos chokers, confira a seguir alguns povos que usaram:
- Os povos primitivos faziam suas joias com folhas, caules e alguns metais nobres, que diferenciava os homens das mulheres;
- Entre os fenícios, a utilização de joias era comum e indicava riqueza;
- Já para o povo egípcio, as joias eram sinal de boa condição financeira e muitos eram enterrados cheios de ouro em volta;
- Entre os Maias, incas e astecas, as joias tinham um significado especial e indicavam o status social.
- Para os romanos, quanto maior fosse o cargo, mais ouro a pessoa tinha direito de ter.
No caso dos chokers, a utilização é um pouco mais nova e uma das suas maiores expoentes foi a rainha Anna Bolena. Nesse contexto, ela viveu no século XVI e gostava de usar chokers, porém os modelos ainda eram primitivos.
O colar dela era repleto de pérolas no meio. Entretanto, foi na Revolução Francesa que a peça se tornou mais famosa ainda e as mulheres usavam um pano no pescoço, em vez de uma joia.
Durante o século XIX, a rainha Victória da Inglaterra popularizou os chokers de uma forma mais conservadora.
No século XX e com toda a revolução tecnológica, cada vez mais os chokers começaram a fazer parte do universo popular. Atualmente, a cantora Rihanna é uma das mulheres que mais usam os colares chokers.
Percebeu como as joias fizeram parte da história? Então, chegou a hora de conhecer outros detalhes sobre essa joia e como é uma excelente opção.
Quais os Modelos de Chokers?
Agora que você conheceu a história sobre os chokers e viu como podem ser usados no dia a dia? Entretanto, é importante entender que se tratam de colares justos e saiba que vários tipos dessas joias podem ser usados de várias formas.
Existem modelos de chokers icônicos, que são usados por várias pessoas e você pode fazer o uso. Nesse sentido, você tem a oportunidade de conhecer um pouco sobre cada modelo e entender se serve para você ou não.
Plástico ou silicone
Trata-se de um colar feito de plástico ou mesmo silicone e indica que fica grudadinha no seu pescoço. Portanto, esses colares foram hit de moda durante a década de 90 e naquela época quase todos usavam essa peça.
O objetivo era ter um look informal e mais teen, inclusive a banda Hole, que fez muito sucesso nos anos 90, tinha duas integrantes que usavam. Assim, essa opção ainda existe e é uma alternativa de uso no dia a dia.
Tecido
Muitas pessoas usam no dia a dia e tem feito parte em vários looks, ou seja, se incorporou na vida das pessoas. Além disso, é possível combinar com blusas com gola e ter um estilo mais clássico de se vestir.
Os chokers de tecido são muito usados pelas fashionistas, já que o objetivo delas é ter um ar descolado para os looks.
Couro
A choker de couro é uma das prediletas das pessoas, pois a peça consiste em incorporar uma tirinha de couro bem justa. Do mesmo modo, faz com que o pescoço tenha uma composição mais fashion que combina com tudo.
Prata
Em primeiro lugar, a prata é uma joia muito delicada e discreta e por isso o uso deve ser feito com atenção. Nesse caso, a choker faz parte das composições com maior discrição e tem sido usada pela maioria das pessoas.
Um dos chokers mais legais é o de prata, porque traz um toque maior de modernidade. Isso caracteriza os colares e traz um look mais lindo, aliás muitas pessoas escolhem essa por considerar a melhor choker que existe.
Dourada
Por ser um acessório lindo e nobre, já que se trata do ouro, esses chokers são excelentes opções para complementar outras joias. Nesse cenário, a razão é que seja a primeira camada entre os outros, fazendo com que essa se torne empilhada.
Caso você combine com outras joias, os chokers oferecem uma opção muito interessante. Afinal, o ouro chama atenção e traz um ar de requinte, uma vez que é um dos materiais mais valorizados do planeta.
Rígida
Um dos modelos mais famosos que existem é com o aro rígido, ou seja, a corrente é por um aro duro e que pode ter pingentes. Contudo, a escolha depende apenas de você e algumas pessoas não optam por esse caminho.
Porque Usar?
Uma das melhores coisas que existem é a versatilidade, principalmente quando há pouco tempo disponível para criar um look. Em outras palavras, os colares chokers combinam com praticamente todos os tipos de looks.
É possível usar na praia, porque existem alguns modelos com búzios, no verão. Por outro lado, no inverno também dá para usar e você opta por uma gargantilha que traga esse ar de sofisticação que o inverno traz.
Alguns motivos provam para você que os chokers trazem todo aquele estilo que você sempre quis. Desse modo, chegou o momento de conhecer alguns deles, abaixo confira as razões para adquirir o seu:
- Muitas opções– como você conferiu acima, há vários modelos disponíveis e você pode optar por modelos de vários tipos.
- Fácil adaptabilidade– sim! Os chokers se adaptam a qualquer estilo e por isso você pode ficar tranquila, pois combina com você também.
- Toque fashion– por ser um acessório de tendência forte, os chokers ficam grudadinhos no pescoço e trazem um aspecto diferenciado para você.
- Facilita o uso com outros colares– é preciso saber, antes de mais nada, se você pode usar os chokers no seu mix de colares.
- Atemporal– as gargantilhas ou chokers são perfeitas para aquelas que desejam algo que nunca sai de moda.
- Perfeito para ser usado com decotes– os colares chokers são perfeitos para usar com os vários tipos de decotes.
- Rejuvenesce o rosto– os chokers dão um aspecto de jovialidade e ainda te faz ter um visual mais retro, já que essa peça remete aos anos 90.
Destaca-se também por possibilitar ser usado com cortes de cabelo mais curto e também os compridos. Assim, ficou claro que você tem uma série de vantagens com o uso dos chokers.
Formatos
Como você já sabe, os chokers possuem alguns modelos, mas já parou para pensar nos formatos? A resposta sobre essa pergunta é importante, afinal garante que você tenha aquele que se adapta ao que você busca.
Para responder essa questão, pense em uma corrente e você terá duas opções: com pedrinhas e sem pedrinhas. Portanto, chegou a hora de conhecer os pontos fracos e fortes de cada uma delas:
Com pedrinhas
Essa alternativa traz para você uma vantagem logo de cara: o destaque que as pedrinhas dão. Além disso, o material utilizado imita os aspectos que pedras famosas têm, entretanto é apenas para lembrar e não o material nobre em si.
A grande desvantagem das pedrinhas é que elas podem se soltar com o tempo e por isso é preciso ter atenção no material. Então, pense nisso na hora de optar pelo melhor caminho e decidir se será a compra ou não.
Sem pedrinhas
Trata-se de um tipo muito usado por pessoas que não querem que a peça se destaque, ou seja, é mais discreta. A segunda vantagem é o fato de trazer para você algo mais clean e livre das pedrinhas que dão um estilo diferenciado.
Ah! Em relação às desvantagens, a primeira delas é o fato de limitar o uso e não ter algo que se destaque. Entendeu as razões de a escolha demandar muito cuidado da sua parte?
Por fim, a escolha pela compra dos chokers demanda que você estude, não é mesmo!? Ainda tem mais dois pontos que devem ser trabalhados na hora de escolher pelo seu choker.
Usar com pingente ou sem?
Lembre-se: não existe algo melhor ou pior e sim o que serve melhor para o seu caso. Ao entender isso, acredite: você começa a saber o que cada peça tem a lhe oferecer e como poder ser útil ao seu look.
Por exemplo: a peça com pingente pode ser usada em um momento mais lifestyle, como uma ida ao parque e a um barzinho com amigos. Todavia, isso significa que você não pode usar esse item no seu trabalho?
Isso depende de vários fatores e o principal deles é saber se o ambiente de trabalho possibilita o uso. Caso a resposta seja positiva, siga em frente, e se não for, é melhor continuar com o trabalho e adaptar o uso da peça.
As peças sem pingente têm um ar mais clássico e podem ser usadas em um mix de joias. Ou seja, você tem outras peças que se destacam mais e o choker que não tem tanto destaque, assim, ambas combinam.
O mais interessante dos chokers é que se trata de algo versátil e combina com praticamente tudo. Em contrapartida, é preciso ter cuidado com os formatos e ver se combina com o seu pescoço, uma vez que a joia fica bem justinha.
Viu como escolher alguns chokers exige que você pense se a peça terá pingente ou não? Dito isso, chegou a hora de ir para o último tópico e explicar um pouco sobre o tamanho das peças.
Tamanhos
Embora os chokers sejam justos e parece que existe apenas um tamanho, a realidade é diferente dessa. Nesse caso, é indispensável se atentar a grossura do seu pescoço e se a joia não apertará demais.
Se você tem dúvida sobre o que fazer, pegue uma fita métrica e meça o seu pescoço. Logo após, compare com o tamanho do choker que está à venda e faça a compra apenas depois que prestar atenção nisso.
Na Casa das Alianças, você tem a informação sobre o tamanho da joia e isso facilita o processo de medição. Assim que terminar, você estará pronto para adquirir a sua peça.
Conclusão
Cada vez mais as pessoas investem em joias e desejam que o estilo continue em alta. Nesse contexto, os chokers fazem parte da história e, com certeza, você já viu personalidades com a peça.
O chocker fica colado no pescoço e pode ser usado com várias peças de roupa. Além disso, também se adapta ao seu corte de cabelo e pode ser utilizado com um mix de joias.
Agora que você conhece os detalhes dos chokers, adquira o seu e tenha a garantia da Casa das Alianças. Aproveite esse momento e garanta agora mesmo uma peça de qualidade para usar no dia a dia.