Diferença entre Zircônia e Cristal

Aprenda a diferenciar uma zircônia e um cristal, para nunca mais errar na hora de adquirir uma joia ou semi-joia.
Diferença entre Zircônia e Cristal
Diferença entre Zircônia e Cristal
Conteúdo

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de comprar uma joia ou semijoia por não saber diferenciar a zircônia e o cristal, já que as pedras se parecem muito.

As duas pedras possuem um aspecto maravilhoso, mas existe muita diferença entre elas. Portanto, é de extrema importância conhecer bem as informações antes de realizar uma compra.

Para que você possa entender bem sobre cada uma, vamos falar sobre as particularidades dessas duas pedras.

Zircônia e cristal

Perceber de modo certo faz toda a diferença entre as duas pedras, para que você não seja enganado na hora de adquirir uma peça, pois existem diversos tipos de pedras e cada uma delas reúne características e algumas são muito marcantes. O que todas as pedras possuem de mais comum é o fato de serem muito brilhantes, transparentes e encantar as pessoas em todas as gerações. A semelhança da zircônia e cristal não pode parar por aqui facilmente.

Zircônia

A zircônia é uma pedra muito famosa, mas não é um nome popular para as pessoas que não possuem interesse em semijoias. Aliás, existem dois tipos de zircônias conhecidas: as naturais e as sintéticas.

As zircônias naturais são as baddeleyíta, que são feitas por um mineral de óxido de zircônio. Entretanto, elas são pouco populares no mundo das semijoias, pois são bastante raras como as outras pedras preciosas.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Já a segunda pedra é a cúbica, que é uma versão totalmente sintética da gema feita em laboratório. Por causa do seu processo, esse tipo de pedra possui bastante semelhança com os diamantes. Além disso, elas contam com um grau de dureza altíssimo.

Sem contar que com a zircônia é possível criar em outras cores e também tem diversas possibilidades de lapidação.

Desse modo, as zircônias são muito brilhantes e por essa questão, os especialistas apresentam dificuldades na hora de diferenciá-las dos diamantes. Mas, por ser muito artificial, ao incidir a luz solar na pedra, fica muito evidente o prisma com as cores do arco-íris e isso não acontece com as pedras de diamante natural.

Cristal

A maioria das pessoas pensam que cristal é um vidro, mas a realidade não é isso. O termo cristal, quimicamente falando, se refere a várias coisas. Porém, nas semijoias os cristais é um acessório muito conhecido por ser uma pedra que apresenta um aspecto translúcido, sendo totalmente diferente da zircônia que é muito brilhante.

Então, para formar o cristal é através do processo chamado nucleação, que é uma mistura de vários materiais para compor uma peça maior. Desta forma, os cristais que estão dentro do grupo das semijoias são feitas através da sintetização entre o acrílico, vidro e cristal para tornar uma peça com um aspecto incrível.

Os cristais também conseguem apresentar diversas cores, pois ele é feito através do processo sintético, que pode formar várias formas e até tonalidades. Entretanto, um ponto que diferencia muito a zircônia e cristal é o grau de dureza de cada uma.

As zircônias chegam atingir 8 na dureza, já os cristais uma média de 6 ou 7.

Produção da Zircônia

Como já sabem, as zircônias estão presentes na natureza no sistema monoclínico, que é feito através de um mineral. Mas na joalheria, ela é muito conhecida por ser dióxido de zircônio.

A sua composição química forma o minério zircônia cúbica, que é feita no laboratório, que desde 1976 é conhecida como a melhor imitação sintética do diamante.

Pela sua gema ser bastante parecida com o diamante, ela se tornou uma escolha dos designs para a produção das semijoias, ou até mesmo em algumas joias. Uma vez que a zircônia possui as mesmas características da pedra preciosa.

De modo geral, a zircônia é incolor. Entretanto, podem ser feitas variações de sua gema, o que o deixa com cores diferentes.

Dessa maneira, essa é uma grande vantagem da gema sintética, além de ter grande possibilidade com uma produção super-rápida.

Durabilidade da Zircônia e Cristal

As zircônias conseguem ter a durabilidade e beleza aproximada dos diamantes. Apesar de serem pedras sintéticas, é muito durável, além do brilho e transparência. Por isso, elas vêm sendo utilizadas cada vez mais nas joias verdadeiras, além das semijoia.

Os dois tipos de pedras da zircônia são muito procurados, pois ambas agregam valor nas joias, além de poder durar a vida toda se tomar os devidos cuidados com a peça.

O brilho das pedras de zircônia faz com que as joias sejam notadas, pode ser apenas um ponto de luz, um anel ou um par de brilho que sua beleza não vai passar despercebida.

Naturalmente, a durabilidade do cristal que é uma pedra sintética, assim como zircônia e muito menor do que as pedras concorrentes, mesmo que elas podem ser mais caras, os materiais que são feitos através da natureza conseguem durar vários anos.

A zircônia e cristal, caso tenha cuidados especiais pode durar por anos, podendo passar de geração para geração, acrescentando valor simbólico nas pedras.

Conservação da Zircônia e Cristal

A conservação das pedras é muito simples de se fazer, veja:

Para a limpeza o ideal é pegar uma flanela limpa e seca para conseguir retirar todo o resíduo de gordura e sujeira. Além disso, muito importante não utilizar nenhum produto químico.

Já para conservar é necessário evitar contato direto com produtos abrasivos, areia e produtos químicos.

Caso vá entrar na piscina ou mar, retire sua joia com as pedras antes. Não jogar perfumes ou cosméticos em cima das pedras.

De modo geral, as pedras podem ser quebradas facilmente, principalmente se sofrerem impactos fortes. Tanto a zircônia como o cristal, entre outras pedras não possuem conserto e serão necessárias serem substituídas.

Custo-benefício da Zircônia e Cristal

O custo-benefício das pedras é ótimo, pois o seu valor é muito acessível, além de conter durabilidade incrível. Então, essas pedras servem para decorar o ambiente se forem grandes, o que deixa muito atrativo o local.

Já para as semijoias é possível vender mais barato, pois a pedra possui um valor mais em conta, deixando os clientes satisfeitos por adquirir um produto de qualidade, com durabilidade e brilho, igual as pedras verdadeiras.

Desse modo, podemos afirmar que a zircônia possui um excelente custo, pois o seu quilate pode sair por até R$ 60 reais aproximadamente. Além disso, a pedra de zircônia é muito utilizada na produção de quase todas as semi-joias, pois oferece qualidade e ótimo custo-benefício, principalmente quando comparado ao diamante.

Já o cristal que deixa as joias elegantes, possuem um valor ainda mais inferior. Ela ainda consegue manter a sofisticação das joias, mantendo-a mais elegante.

Como diferenciar as pedras Zircônia e Cristal

A zircônia possui muita qualidade, ela não perde no quesito brilho e resistência, no entanto, algumas pessoas não conseguem diferenciar a pedra sintética de um diamante original. Veja como diferenciar:

  • Cor da zircônia: ao ter contato com a luz, as zircônias refletem um arco-íris, que pode ser mais brilhante do que outras pedras.
  • Cor do cristal: depende muito de como a luz interage com todas as moléculas presentes na pedra. Uma vez que qualquer impureza que penetra pode alterar sua aparência. Por exemplo, os íons de manganês, que deixa na cor laranja.
  • A zircônia é mais pesada do que o cristal.
  • Dureza: a zircônia é mais resistente comparado ao cristal, essa pedra lidera o ranking de resistência entre outras pedras sintéticas.
  • Formato: tanto a zircônia como o cristal possuem formas perfeitas, afinal, são feitas em laboratórios. Com isso, tem o lado mais uniforme e com a gema sintética.

Modelos de joias em Zircônia

Zircônia é uma pedra incrível como já sabemos. Além disso, ela complementa várias semi-joias deixando mais elegante e sofisticada. Veja algumas indicações com esta pedra:

  • Brinco com zircônia: geralmente, esse tipo de par de brinco solitário carrega as pedras laterais que traz toda a beleza e brilho da zircônia, além das possibilidades que ela oferece.

É uma joia muito elegante, clássica e sofisticada no ponto certo. Perfeita para grandes eventos como casamentos, formaturas, festas e bodas.

  • Anel de zircônia: podemos citar o solitário, que é uma joia muito tradicional, que se encontra fácil em joalheria. É uma peça que todas as mulheres precisam ter em seu porta-joias.

Ele é uma peça bastante contemporânea, mas não deixa de lado a versatilidade e elegância que um maravilhoso solitário de brilhante proporciona.

Além disso, pode-se aplicar a pedra em alianças de noivados e casamento.

  • Pingente de zircônia: pode ser encontrada em várias cores, além de poder explorar as suas possibilidades. O pingente de coração, por exemplo, é atemporal, moderno e feminino.

Indica-se utilizar em pulseiras, argolas e correntes, esse modelo combina com várias as ocasiões.

  • Colar com zircônia: a pedra permite diversas possibilidades na gema, por isso, pode ser vista com versatilidade. Indica-se usar em joias em prata, ouro ou bijuterias.

No modelo da foto abaixo, é um colar moderno e jovial, todo em prata com pedras de zircônias coloridas, com o formato em gota. Pode se usar esse colar solo ou em conjunto com um mix de colar.

  • Pulseira com zircônia: é bastante criativa e luminosa. A pulseira contem gemas coloridas acendendo qualquer look.

As pulseiras que apresentam zircônias, indica-se utilizar em todos os lugares, principalmente por compor os trajes deixando os mais sofisticados, no dia a dia.

São bastante versáteis, muito femininas e nunca saem de moda.

Modelos de joias em Cristal

As joias em cristal podem ser de uso cotidiano, pois algumas pedras são bastante discreta e conseguem complementar todo o traje feminino. Veja os exemplos abaixo:

  • Brinco de argolinha com cristal: os brincos de argolas são bastante clássicos. Geralmente, os que recebem as pedras de cristal são pequenos e podem ser na cor prata ou dourada, além de combinar com vários looks.

Sem contar que é possível utilizar nos momentos casuais, faculdade ou trabalho.

Muitas pessoas utilizam esse modelo para presentear alguém, pois como é muito clássico é fácil agradar todos os estilos.

  • Chocker de cristal: é um acessório muito moderno e lindo, que combina com vários looks. O cristal o deixa ainda mais charmoso, o que o torna um modelo incrível para combinar com todos os looks, além de poder utilizá-lo na maioria dos lugares.
  • Pulseira de prata: esse modelo de pulseira com pedra de cristal dá um toque minimalista e ao mesmo tempo, muito charme.

Sem contar que a pulseira combina com quase todos os looks. Por isso, é interessante investir nesse tipo de peça.

  • Pingente de mandala com coração em cristal: é um acessório lindo e muito criativo, assim pode definir essa joia. 

Com todas as pedras em cristal, contendo o desenho de dois meninos no centro, o que o torna perfeito para quem possui dois filhos. A peça é muito elegante, principalmente por conter pedras que parecem uma original.

  • Brinco em prata: esse é um acessório muito clássico, além de ir bem com tudo. Afinal, ele possui um brilho intenso e com grande durabilidade.

Indica-se usar o brinco com pedras em cristal em todas as ocasiões e com todos os tipos de vestimenta. O que o torna o produto muito versátil e com um valor super em conta.

Brinco com Cristal
Brinco com Cristal

Joias

Gostou do nosso artigo sobre a diferença entre zircônia e cristal? Então continue no nosso blog e veja mais dicas sobre as joias.

Tudo o que você precisa saber para adquirir lindas peças de acordo com os seus objetivos você encontra aqui!

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!