Qual a Cor Certa da Aliança de Noivado?

Saiba Qual a Cor Certa da Aliança de Noivado e Confira Dicas e Curiosidades Sobre, Orçamento, Manutenção, as Pedras Utilizadas nas Alianças
Cor Certa da Aliança de Noivado
Cor Certa da Aliança de Noivado
Conteúdo

Cor Certa da Aliança de Noivado: A aliança de noivado é um símbolo máximo do compromisso para qualquer casal que está pronto para dar o próximo passo na relação: o casamento. Cheia de significado, as alianças representam além de tantas coisas, o início de uma nova etapa da vida do casal.

As alianças são consideradas o símbolo do pedido de casamento e são, temos vistos pedidos cada vez mais autênticos, diferentes. Para acompanhar isso, as alianças também são produzidas em materiais diferenciados e inovadores.

O mercado tem se renovado todos os anos para trazer originalidade para as suas peças, com até formatos diferenciados, além do metal utilizado.

Mas qual é o correto? Existe um correto? Qual a cor certa da aliança de noivado? Essas e outras dúvidas podem surgir na mente do casal que está nessa etapa tão gostosa do relacionamento.

Nesse artigo, você vai encontrar algumas sugestões de respostas a essas perguntas. E por que sugestões? Porque quando falamos de um gosto do casal, em algo tão simbólico, não existem tantas regras e as vezes elas não são imutáveis. Vamos dar uma olhada nas próximas linhas e ter ajuda nesse momento.

A aliança de noivado

Além de carregar o símbolo de vínculo do casal, desde o momento do namoro, a aliança também é uma maneira de informar de forma publica a todos sobre o compromisso entre duas pessoas, que pretendem dividir o restante das suas vidas em conjunto.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Historicamente, a aliança de noivado é de ouro amarelo e aqui no Brasil, a tradição é: enquanto noivos a aliança é usada no dedo anelar da mão direta, quando casados a mesma aliança para a mão esquerda, ainda no dedo anelar.

Uma curiosidade: o marco datado como mais antigo na história da aliança como símbolo de uma união matrimonial é dos egípcios, por volta de 2.800 a.C. Por ser um objeto circular, seu significado era a eternidade, um laço sem princípio ou fim.

Anel de Noivado

Com o passar dos tempos, crenças e culturas foram crescendo e divergindo. Porém a tradição da aliança como símbolo de união entre duas pessoas, a oficialização de um matrimônio, do amor eterno, perdura entre os mais diversos povos, até os dias atuais.

O gosto do casal

Independente de tradições, este ó ponto crucial na decisão, afinal, estamos falando de uma joia que será utilizada durante todo o tempo da relação, enquanto noivos e, se essa for a escolha, quando casados.

Sabemos que o ouro amarelo em 18k, é o mais utilizado pelos casais apaixonados, mas essa não é a única opção do casal. O mercado oferece alianças em ouro branco, lisas ou com uma pedra de diamante, nada impede que seja cravejada de diamantes.

Apenas temos que observar um ponto: quanto mais diferenciado o design, maior o custo das alianças. Então é preciso alinhar bem as expectativas. Mas em se tratando de design, a imaginação é o limite.

Manutenção

Aqui temos uma diferença entre os metais, e isso sim deve ser considerado. O ouro branco demanda mais manutenção do que o ouro amarelo. Isso ocorre porque a liga de ouro branco recebe um banho de um metal precioso chamado ródio. É ele quem traz brilho e charme para a liga da sua aliança de ouro branco.

Assim, para que a joia recupere o seu brilho, será necessário dar outro banho de ródio. Mas não se engane, pensando que o ouro amarelo não requer manutenção. Toda aliança requer manutenção.

Existe cor correta?

No entanto, falando sobre a cor certa da aliança de noivado podemos dizer que pela tradição, as alianças de noivado aqui no Brasil, são as de ouro amarelo 18k. Mas como falamos anteriormente, aqui não existem regras, porém temos um truque: saber qual a cor mais combina com a pessoa.

As alianças precisam considerar a personalidade do casal, se são mais clássicos e tradicionais ou mais modernos e despojados. Até mesmo o tipo de material influencia nas das cores. Se o casal gostar de praticar esportes, realizem trabalhos manuais, entre outros detalhes da vida de cada um.

No entanto, são muitas opções, temos as alianças tradicionais em ouro amarelo, que podem ser finas ou grossas, com ou sem alguma pedra preciosa.

Mas, um queridinho de muitos casais é a aliança de noivado em ouro branco. Possui um tom muito discreto e tem uma ótima qualidade, como seria a de ouro amarelo.

As alianças de noivado podem ser mescladas, podendo ser de ouro amarelo com detalhes em ouro branco, ou em ouro branco com detalhes em amarelo. Também nessa linha, temos alianças em ouro rosé, com detalhes em ouro amarelo ou branco.

Logo, já vimos que o número de opções pode ser muito grande, mas vamos seguir.

Cor Certa da Aliança de Noivado
Kit Alianças + Anel Solitário

Outros Metais Usados

Alianças de noivado em platina também são uma opção para o casal, por ser um metal mais raro de ser encontrado na natureza, seu valor é mais alto que o ouro. É mais pesada e mais durável, não desgasta ou mancha como outros materiais.

A platina é resistente aos arranhões, mas não imune a eles, mas caso a aliança tenha arranhões, é possível removê-los.

O paládio é um metal hipoalergênico e durável, e ideal para de pele sensível. O paládio possui um tom prateado, bem próximo ao tom da platina.

Contudo, temos ainda o titânio, que possui uma tonalidade branca e é leve e forte, resistente a corrosão, sendo perfeito para quem está sempre em contato com a água do mar ou o cloro. Uma ressalva é que ele é um metal difícil de ser redimensionado e de receber gravações.

No entanto, não podemos esquecer do aço, que possui um tom de prata fosco, é econômico, durável, resistente à arranhões e antialérgico. É bem comum alianças feitas de aço com detalhes em ouro ou platina. A ressalva ao aço é que as alianças que são confeccionadas nesse material não podem ser ajustadas depois de prontas.

Um metal que também vem ganhando espaço, é o tungstênio. É um metal muito duro e de cor acinzentada e vem se popularizando entre os homens, pelo seu visual mais sóbrio, valor acessível e durabilidade.

São densos, a prova de riscos e requerem pouca manutenção. Mas ele pode se quebrar se submetido a alto impacto e não pode ser redimensionado.

Como vimos, as opções de cor irão variar de acordo com o material escolhido pelo casal, e as opções são muitas. Vale a pena pesquisar e acima de tudo, conversar muito entre si para decidirem a cor certa da aliança de noivado para vocês

As alianças podem ser diferentes?

Sim, podem sim!

Vocês podem optar por modelos diferentes para cada cônjuge. Uma das alianças pode ser mais básica e a outra com mais detalhes. Vocês podem optar por ter uma aliança em ouro liso para um e a outra com detalhes em ouro branco ou rosê.

Nesse sentido a diferença pode ser na grossura, ou nas pedras preciosas em cada uma. As inscrições nas alianças também podem ser diferentes, pode ser a data do pedido, pode ser gravado só na hora do casamento, pode conter o nome dos noivos ou com uma frase que seja especial para os dois.

As pedras na aliança, precisam ser de diamante?

O diamante é a pedra mais amada pelo casal, tanto quando se trata de colocá-lo em alianças como também quando o casal decide por usar o anel de noivado.

Mas há espaço para outras alternativas de pedras preciosas ou semipreciosas. Depois dos diamantes, as pedras mais amadas pelos casais são as safiras, topázios, turquesa ou tanzanita.

Mas se engana quem acha que os rubis, o topázio-imperial vermelho, rodolita ou turmalina não possuem sua força no mercado.

Mas é preciso já ter em mente qual será a cor das alianças para fazer uma combinação perfeita com alguma dessas pedras, pois safiras, topázios, turquesas ou tanzanita, são pedras azuis, já os rubis, o topázio-imperial vermelho, rodolita e a turmalina, são pedras vermelhas.

Seja qual for a sua escolha, essas pedras dão um charme a mais nas alianças, ficam ressaltadas e honram o símbolo do amor do casal.

Orçamento

Aqui brincamos que o céu é o limite. Aqui temos várias sugestões metais, que irão influenciar na decisão da cor certa da aliança de noivado, de pedras preciosas que podem ser colocadas e deixar a sua joia única e da manutenção necessárias para que suas alianças fiquem sempre brilhando.

Mas todas essas coisas tem um custo, desde o metal escolhido, a pedra usada e a quantidade de vezes em que será necessário levar a joia para fazer a manutenção. E esse custo está interligado com tudo isso.

O quilate também é um ponto que deve ser considerado na hora da escolha das alianças. Alguns metais possuem um custo muito maior do que os outros e, se a escolha do casal for por alianças de noivados com um design único ou alianças mais grossas, provável que terão alianças com um custo maior.

Então é preciso alinhar entre o casal, o quanto vocês pretendem gastar com as alianças, para que as expectativas não sejam frustradas, afinal esse é um momento para ser único e de celebração do amor e da felicidade.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!