Prata é Joia

Prata é Joia?

Quando falamos em joias, qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Muito provavelmente alguma peça feita em ouro 18 K, não é mesmo? Mas e a prata, será que a prata é joia?

Esse é um questionamento muito comum, afinal, o valor desse material é muito mais em conta do que o ouro (principalmente quando comparamos ao ouro branco, visto que os dois são prateados).

Se você está na dúvida sobre o que comprar, neste artigo nós iremos esclarecer alguns pontos fundamentais da prata, bem como algumas dicas para você não errar na hora de escolher as suas joias. Vamos lá?

Prata é joia? Entenda Melhor

Antes de tudo, vamos logo responder ao questionamento se prata é joia. A resposta pode ser dita em claro e bom som: SIM! Este metal é nobre e as peças feitas com ele são consideradas joias.

Entretanto, assim como é o caso do ouro, há diferentes tipos de prata no mercado. Não há joias feitas com 100% de prata, pois há a necessidade de adicionar alguns metais secundários para que a liga fique mais estável.

Diferente da denominação do ouro, em que usamos o K (quilates), no caso da prata há duas nomenclaturas que você deve aprender: prata 925 e prata 950. Essa denominação faz referência à quantidade de prata a peça:

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!
  • 925 = 92,5% de Prata + 7,5% de Cobre ou Latão
  • 950 = 95% de Prata + 5% de Cobre ou Latão

Podemos dizer que prata é joia quando ela se encaixa em alguma dessas categorias.

Como pode notar, a grande maioria da liga é composta por prata. O latão ou cobre são acrescentados pelo mesmo motivo dos metais secundários no ouro: a prata é muito maleável e precisa de elementos que lhe promovam resistência.

Ambas as opções são de altíssima qualidade. Então, atente-se: quando for comprar esse tipo de joia confira se está comprando uma peça em Prata 925 ou Prata 950.

Um pouco de ciência

A Prata, que também pode ser conhecida como Argento, é um elemento químico representado pelo símbolo Ag. Seu número atômico é 47 e isso significa que cada átomo possui 47 prótons e 47 elétrons.

Sua massa atômica é de 107,87u e na temperatura ambiente é encontrada em estado sólido no ambiente.

A palavra Prata tem a sua origem em “arhhg”, expressão indo-europeia que significa brilhante. Sua descoberta foi próxima à do ouro e do cobre, segundo estudos.

Grande parte deste metal é um subproduto das operações da mineração de Chumbo e, além disso, está comumente relacionada com o Cobre.

À critério de curiosidade, no ano de 2019 os cientistas descobriram que através de um mecanismo a prata se tornou 42% mais forte em relação à condutividade elétrica do que qualquer outro material.

Entenda o que é Prata de lei

Você já ouviu falar sobre “Prata de Lei”? Este é um termo muito antigo que surgiu no século XV (quinze) com o objetivo de melhorar o entendimento comercial da prata.

Quando o metal era chamado de Prata de Lei, isso queria dizer que havia, ao menos, 80 % do elemento prata na composição da liga.

Se prata é joia, por que a Prata 925 é barato?

Quando pensamos em joias o nosso bolso já sente o peso, não é mesmo? Essas peças são associadas a alto valor no mercado e, de fato, elas costumam ter um preço maior.

Entretanto, quando olhamos para o preço da Prata 925 e comparamos com o ouro, por exemplo, notamos que o valor é bem mais em conta. Qual o motivo desse baixo custo?

Na verdade, o motivo é bem simples perante as premissas da economia: há muito mais prata do que ouro com viabilidade de extração. Ou seja, a oferta desse material é maior.

Para você ter uma ideia, a América é o continente que mais tem minerações de Prata, enquanto o México é o maior produtor do mundo.

Então, pode ficar tranquilo, pois prata é joia independente de ter um valor bem mais baixo no mercado.

O material ainda apresenta alta durabilidade, boa resistência, brilho e não enferruja (ou sofre algum processo parecido).

Por que a prata escurece?

A prata é joia, mas tem o seu ponto negativo: ela escurece com o passar do tempo. Isso não quer dizer que o material é de má qualidade, é apenas um fenômeno natural que ocorre na superfície da joia.

O motivo é a oxidação do metal ao decorrer do tempo. Isso é intensificado pelo contato com o suor, água, produtos químicos, determinados gases (como enxofre), etc.

E sobre a promessa de a Prata ser durável? O que fazer quando ela escurece? Pode ficar despreocupado, porque limpar a prata é extremamente fácil e ela ficará como nova!

Já ouviu falar para limpar as peças de prata com pasta de dente branca? Não é um mito, é algo que realmente funciona.

Você só precisa molhar a peça e colocar um pouco de pasta de dente branca em uma flanela. Esfregue bem até que pare de sujar o pano de preto/cinza. Lave a joia e seque.

O efeito é instantâneo e você verá que ela está com cara de nova em apenas alguns minutos.

Outra possibilidade é comprar um pouco de uma solução especialmente para isso (você vai encontrá-la no mercado como Limpa Prata).

O processo de limpeza é ainda mais fácil, basta mergulhar a joia no produto, esperar o tempo indicado e tirar. Lave e seque com uma flanela.

A periodicidade da limpeza vai depender do quanto você usa a joia e do quanto você expõe ela às situações que são gatilho para essa reação.

Uma coisa muito interessante sobre essa reação é que a prata escurece mais em algumas pessoas do que outras. O motivo é o suor.

O nosso suor pode variar um pouco na composição a depender da pessoa e, por conta disso, algumas pessoas tem maior propensão a atingir a joia.

Folheados a prata

Com certeza você já viu um acessório em folheado, não é mesmo? Antigamente era muito comum encontrar apenas os folheados em ouro amarelo, mas nos últimos tempos os folheados prateados começaram a fazer tendência no mercado.

Será que esses folheados são banhados em prata? Isso é o que muita gente pensa, mas, na verdade, esse tipo de peça costuma ser banhada à Ródio.

Este material tem um brilho muito parecido com o ouro branco e a prata, sendo uma ótima substituição para o mercado de semijoias.

São peças de alta durabilidade e resistência, além de serem esteticamente bem agradáveis. Então, se você está em busca de semijoias prateadas, busque pelas opções banhadas à Ródio.

Diferença entre prata e ouro branco

No final das contas, qual é a diferença entre ouro branco e prata. Já sabemos que prata é joia e é muito mais barata, mas, por que as pessoas ainda compram ouro branco?

Apesar de ambos os materiais serem prateados, a prata tem um tom um pouco mais fechado que o ouro branco. É uma peça que combina muito, por exemplo, com designs mais rústicos.

É claro que também combina com peças extremamente delicadas, mas o ouro branco já não combina tanto com esse estilo mais retrô, podemos dizer.

Além disso, outra diferença é justamente a questão da prata escurecer e o ouro branco não. É, sem dúvidas, um ponto positivo para o ouro branco nesse sentido.

Mas, no final das contas, é preciso avaliar quais são as suas expectativas e, também, qual é o seu orçamento para investir em uma joia.

A escolha fica muito a critério de cada um. Mesmo que o orçamento não seja um impeditivo, muitas são as pessoas que preferem as joias em prata do que as feitas em ouro.

Principais acessórios em prata

As joias de prata aparecem em uma grande diversidade no segmento joalheiro. Não há algum tipo de peça que você não encontre nesse material. Veja os principais modelos:

Brincos

Os brincos em prata conquistam homens e mulheres (inclusive, é um dos materiais preferidos do sexo masculino).

A argola é um clássico, podendo ser encontrada de vários tamanhos. As opções de tamanho médio com pingentes estão muito em alta, sendo uma opção delicada, mas muito charmosa.

Os brincos maiores no estilo de festa também não podem faltar. A prata combina muito bem com diamantes ou zircônia e essas pedras são muito utilizadas nesses tipos de brinco.

Assim como em outras joias, o estilo mais rústico – ou até mesmo hippie – é muito presente nas joias de prata. Então, se você gosta desse design, encontrará várias opções nessa liga.

Brinco de  Prata
Brinco de Prata

Colares

Os colares de prata são normalmente fabricados em formas de correntes. Eles podem aparecer em sua forma mais simples, com apenas um pingente para dar um charme, ou em composições mais robustas.

A prata combina bastante com esmeralda e rubi, sendo uma ótima opção para trazer mais cor e personalidade aos colares.

Gargantilha de Prata
Gargantilha de Prata

Anéis

Fica até um pouco difícil falar das opções de anéis em prata, pois são realmente muitas opções.

É possível encontrar modelos de solitários, chuveiros, aparadores e outros clássicos.

Normalmente as alianças de namoro e noivado são desse material, então o mercado fornece muitas opções de modelos nesse sentido.

Anel de Prata
Anel de Prata

Pulseiras

E, claro, não poderiam faltar as pulseiras em prata. Além dos modelos delicados, hoje em dia está muito na moda as pulseiras com muitos pingentes (principalmente aqueles que fazem referência a algo).

Enfim, você encontrará de tudo um pouco nas joalherias quando o assunto é prata. Provavelmente não haverá nenhuma dificuldade em encontrar uma série de modelos de anéis, brincos, colares e assim por diante.

Pulseira de Prata
Pulseira de Prata

Onde comprar joias em prata

Você não terá muita dificuldade em encontrar prata para vender. Com apenas uma busca na internet você terá uma série de resultados. Mas, claro, você também pode simplesmente ir até uma joalheria.

Na internet você provavelmente encontrará uma variedade de maior de lojas, produtos e modelos. Além disso, o valor dos produtos via e-commerce são mais em conta.

Outro ponto positivo de comprar online é que você não precisa sair de casa. É possível olhar dezenas de lojas sem nem precisar sair do sofá, não é mesmo?

Mas, claro, nem tudo são flores! Comprar em joalherias físicas também tem suas vantagens.

A primeira delas é que você conseguirá ver a joia em mãos. Saberá se ela é realmente aquilo que você espera e evitará decepções de comprar um produto imaginando ser algo diferente.

Além disso, você compra a joia e já leva ela para casa. No caso das compras online é preciso esperar o pedido chegar (e isso pode demorar entre 1 ou 2 semanas em média).

Enfim, ambas as opções tem os seus prós e contras. Nada impede que você dê uma olhada nas lojas online e físicas, escolhendo a opção que você mais achar interessante.

No final das contas, o modelo é o que mais pesa na escolha, não é mesmo? Joias são bens que levamos para a vida toda, então vale a pena o investimento. E aí, agora que você sabe que prata é joia e está por dentro de todas essas dicas, qual será a primeira peça que você vai adquirir? Pesquise pela internet e pelas joalherias da região!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.