O que é o Cristal?

Você sabe o que é a pedra Cristal e para o que ela pode ser usada? Venha e conheça a história deste mineral incrível.
Conteúdo

Para saber mais sobre a pedra de cristal, vamos conhecer sua história. Na área da mineralogia e química, um cristal é a formação de partículas constituintes de uma forma de matéria agregada com regularidade.

Possibilitando, assim, a criação de uma estrutura cristalina, manifestando-se macroscopicamente devido a assumir a forma externa de um sólido de faces planas e arranjadas com regularidades, geralmente com elevado grau de simetria dimensional.

O cristal deriva de uma palavra grega que significa ao mesmo tempo “gelo” e “quartzo”. A pedra de cristal é uma variação do quartzo incolor, pouco usada como gema, mas de grande importância na indústria eletrônica, pois fabricam vidros com ótima qualidade e em telecomunicações.

Os cristais pertencem ao Reino Mineral, o primeiro a habitar a Terra. Devido ao seu arranjo molecular gerar um poder eletromagnético de alta frequência, considerado, assim, canais energéticos que devido à sua composição são capazes de transmitir energias, gerando equilíbrio e curando a nível emocional, físico e mental.

Em cada cristal, então, há uma energia que favorece alguma ação como:

  • Energizante,
  • Calmante,
  • Harmonizador,
  • Desbloqueador,
  • Analgésico e outros mais.

Como é fabricada a pedra de cristal?

Na formação de qualquer cristal, o primeiro estágio, então, chama-se nucleação. Nucleação é quando duas ou mais moléculas de soluto atraem mais moléculas que são ligadas aos cristais originais tendo um padrão regular.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

O processo de cristalização é o que vai definir as propriedades importantes dos cristais:

  • O retículo cristalino,
  • O hábito cristalino,
  • A clivagem.

Realiza-se, assim, a cristalização por dois processos:

  • Nucleação,
  • Crescimento do cristal.

Existem várias maneiras de recristalizar as soluções que são com:

  • Um solvente: quando se prepara uma solução saturada na quantidade mínima e em altas temperaturas, esfriando depois,
  • Vários solventes: neste método utilizam-se dois ou mais solventes, não sendo necessário aquecer e nem misturar,
  • Filtragem a quente: recorre-se a este método quando existe matéria insolúvel “C”, faz sua remoção com filtro de alta temperatura depois se realiza o mesmo processo de recristalização de um único solvente.
Pedra Cristal

 Onde se encontra a pedra de cristal? 

Quase todos os minerais aparecem naturalmente na forma de cristais, desde o grão de sal até uma magnífica pedra de cristal de quartzo. Existem muitos depósitos de cristais de quartzo por toda a Terra.

Encontra-se ao redor de cadeias de montanhas mais antigas como os Apalaches.

Esse mineral se encontra em quase todas as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. É um dos principais elementos que entram na composição do granito.

Estudos mostram que também houve, então, presença deste mineral em meteoritos e em rochas que existem na Lua. 

Como identificar uma pedra preciosa na natureza?

As verdadeiras pedras preciosas têm uma estrutura cristalina que pode, então, serem esculpidas através de atrito, fraturas, cortes, tendo planos fixos que não podem sofrer alterações por uma simples pressão, os passos para identificar a autenticidade da pedra são:

  • Olhar a cor,
  • Observar a transparência,
  • Verificar seu peso ou gravidade próxima,
  • Prestar atenção ao corte.

Como se formam as pedras na natureza?

As pedras se formam por um processo de sedimentação onde fragmentos de outras rochas são levados pelo vento, pela gravidade, pelas águas, se depositando, assim, nas regiões mais baixas do relevo.

Determina-se, então, o valor de cada pedra pelo conjunto de fatores como:

  • A intensidade da cor,
  • A pureza da gema,
  • Raridade na natureza,
  • Tamanho,
  • Lapidação.

Uma pequena pedra de cor pura e intensa pode valer mais do que uma maior, mas sem as mesmas características.

Conservação da pedra cristal

Para que a peça permaneça em ótimo estado de conservação existem algumas dicas:

Ao guardar deve-se proteger com algum lenço ou tecido, evitando locais úmidos.

É importante limpá-lo antes de guardar. Para remover as impurezas utilize um pano seco ou flanelas mágicas para conservar o brilho das peças e não danificar.

É necessário tomar cuidado com a umidade, pois pode danificar espelhos, afetando seu brilho e cor natural. Nunca tome banho ou lave as mãos pegando nas peças com as mãos molhadas.

Evite o contato com cremes, cloro de piscina, produtos de limpeza, medicamentos, sol, agua do mar e perfumes,

Cuidado especial se deve ter com as peças com pedras porque são muito sensíveis a produtos abrasivos. Evite, então, soluções caseiras que possam trazer danos permanentes à pedra.

Lembre-se, então, de que ao contrário das joias, as semijoias não são eternas. Depois de alguns anos utilizando sempre a mesma peça, pode-se notar que o brilho dela já não é o mesmo.

Espere os cosméticos secarem

Perfumes, tinturas de cabelos e maquiagem podem deteriorar suas semijoias, não precisa deixar de usá-las, porém evite usar colares e brincos com cristais antes de aplicações de cosméticos e perfumes.

Faça a sua produção, espere alguns minutos e depois já pode usar suas semijóias, evitando, assim, que os produtos que está usando reajam às peças.

Evite o contato com o suor do corpo

O vilão pode ser seu próprio suor. Ao transpirar, todas as pessoas produzem uma substância contida no suor que é chamada ácido úrico.

Esse composto químico pode ser expelido pelo suor em menor ou maior quantidade dependendo da pessoa, e assim, pode danificar sua peça tão amada.

 Tente evitar o atrito com outras superfícies

Uma dica importante é, além de tomar cuidado para não usar sua semijoia com cristal na praia ou piscina, evitar o atrito com louças, trabalhos domésticos, areia ou qualquer outra superfície que possa causar atrito com a sua peça, danificando-a.

É importante lembrar que você precisa armazenar suas semijoias com cuidado a fim de preservá-las por maior tempo possível.

O aconselhável é usar saquinhos de veludo para guardar as semijoias de modo individual, podendo-se evitar que se arranhem umas às outras. Também pode colocá-las em caixinhas separadas.

Atente ao risco de quedas    

É imprescindível, então, ter uma atenção redobrada, evitando que sua semijóia caia ao chão. As peças com cristais ou pedras naturais em caso de queda, podem, assim, quebrar e se isso acontecer não terá conserto.

Convém lembrar que o termo “mau uso” das peças está completamente ligado ao não cumprimento de dicas de conservação e cuidados que deve ter com as semijóias.

Quando essas orientações, portanto, não são seguidas, pode-se, assim, comprometer a vida útil das semijoias, que terá, então, uma duração bem menor.

Apesar disso, também vale lembrar que a maioria das empresas de semijoias adota a política da garantia que não cobre danos que ocorreram devido ao mau uso. Evite, então, frustrações futuras, seguindo, assim, as regras de conservação das peças.

Durabilidade do Cristal

A durabilidade de uma gema é um dos fatores muito importante quanto ao uso do material para a confecção de uma joia.

Qual a capacidade que determinada pedra aguenta ficar em uma joalheria. Deve-se levar em conta quem vai usar em quais condições, considerando as propriedades físicas de cada pedra.

A seguir, então, veja três conceitos básicos sobre durabilidade:

  • Dureza,
  • Tenacidade,
  • Estabilidade
Lustre de Cristal

 Tenacidade

Tenacidade é a resistência de um determinado material gemológico a ser fraturado, seja por ser quebrado, lascado ou rachado.

A tenacidade vai ser então medida pela quantidade de estresse mecânico a ser submetida uma gema por impacto ou cravação. Apesar do diamante, por exemplo, ser mais duro ele não é o mais tenaz.

É importante saber, então, a tenacidade de uma pedra quando for colocá-la em uma semijóia, até para determinar o seu valor corretamente.

Anéis e pulseiras são mais fáceis de receber golpes acidentais, pois ficam, assim, mais à mostra do que colares e brincos.   

Estabilidade

Estabilidade é a capacidade de um mineral permanecer imutável tanto física quanto quimicamente quando expostos a mudanças de temperatura, exposição à radiação e outros químicos.

A Ametista e o Quartzo Rosa, são cristais que quando expostos ao calor do sol podem, então, sofrer modificação na sua cor, como também devido a choque térmico. A Opala, por exemplo, quando exposta ao calor do sol pode estalar e até mesmo quebrar.

Uso em joias

Em sua maioria são utilizadas como peças de decoração, mas também são muito usadas na confecção de joias bem comercializadas e personalizadas. Cristais e jóias formam, assim, uma dupla perfeita de energia, beleza, harmonia e felicidade.

Os cristais conferem proteção, criando, assim, uma espécie de escudo em toda a nossa volta, amenizando todos os desafios que a vida nos coloca.

Antes de adquirir uma jóia composta por cristais é essencial conhecer todas as suas características e propriedades terapêuticas. Escolha, então, sempre os cristais que melhor atendam aos objetivos a serem alcançados.

Existem várias formas de usar os cristais diariamente, a fim de se tirar o máximo de proveito deles. A forma correta é sempre tê-los junto a si o máximo de tempo possível.

A melhor forma para esse fim são as jóias, proporcionando ao mesmo tempo, elegância e praticidade. Existe a crença de que os cristais possuem propriedades místicas e terapêuticas. São utilizados em anéis, colares, pulseiras, brincos e em outras formas de joias.

Anel de com Pedra de Cristal

Custo e benefício da pedra cristal

O Cristal de Rocha pode ser geralmente, incolor ou transparente, mas encontra-se nos mais variados tons de roxo ou até mesmo azulado. O Quartzo transparente é considerado a variação mais pura de sua família, trazendo como benefício um valor espiritual muito grande. É conhecido por ajudar na concentração.

Os cristais de rocha, então, auxiliam a equilibrar os elementos necessários para transformá-los em harmonia e em integrais.

 Os cristais aplicam-se em jóias e semi joias trazendo beleza, elegância e sofisticação além dos benefícios terapêuticos e espirituais conferidos a eles.

O seu valor aquisitivo depende do tipo do cristal, pois há uma diferenciação de preço para cada variedade dessas pedras. Porém os benefícios que trazem são incomparáveis em relação ao seu preço.

Dependendo do material que se usa para a confecção de joias e semijoias encontra-se, então, desde os preços mais acessíveis como também mais caros.

Modelos em joias e cores 

Utilizam-se os cristais  nos mais variados tipos de joias e semijoias. Há uma infinita escolha para os cristais serem aplicados em anéis, pulseiras, brincos, braceletes, piercings, colares, pingentes e muito mais.

Tipos de cristais e seus poderes:

  • Cristais pretos – capazes de eliminar a negatividade. Exemplos: Turmalina preta, Vassoura de Bruxa e ônix.
  • Cristais vermelhos – fornecedores de vitalidade. Exemplos: jaspe vermelha e granada.
  • Cristais laranjas – doadores de criatividade. Exemplos: calcita laranja e selenita laranja.
  • Cristais amarelos – fornecem vida, alegria atrai riqueza. Exemplos: citrino natural e topázio imperial
  • Cristais verdes – têm ligação à saúde e ao equilíbrio. Exemplos: quartzo verde, turmalina verde.
  • Cristais rosas – doadores de amor, sensibilidade. Exemplos: quartzo rosa, morganita.
  • Cristais azuis – trazem paz, paciência e segurança Exemplos: quartzo azul, água marinha.
  • Cristais violetas – conseguem transformar energia negativa em positiva. Exemplos: Ametista e Mica lilás.
  • Cristais brancos – são típicos para a purificação e energizam pessoas e ambientes. Exemplos: Quartzo branco, Cristal de Rocha.
Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!