Como Usar Joias Religiosas?

Joias Religiosas: Saiba em quais ocasiões usar e significados sobre as Joias Religiosas no Blog da Casa das Alianças
joias religiosas
joias religiosas
Conteúdo

As joias religiosas são muito interessantes, consideradas como forma de demonstrar sua fé e crença por meio da moda, sem perder sua identidade e estilo.

Esse é um tipo de acessório usado por muitas pessoas, com diferentes designs.

Além disso, o uso de joias religiosas também é uma forma de as pessoas se sentirem protegidas, possuindo uma grande carga emocional.

E mesmo não existindo uma regra de como usar as joias religiosas, separamos algumas dicas para que elas combinem com seu look.

Confira abaixo, alguns tópicos para você explorar melhor o uso de suas joias religiosas!

Significado dos símbolos religiosos

As joias religiosas tem uma grande carga simbólica, e por isso, é muito importante que você saiba o que está usando como: colares, pulseiras, anéis, entre outros acessórios religiosos.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Vale lembrar que você não precisa estar relacionado a alguma religião ou crença para poder usar esses acessórios.

No entanto, é interessante demonstrar respeito a crença do próximo, e por isso, a utilização de joias religiosas com roupas mais sensuais pode soar como falta de respeito para pessoas que acreditam no poder desse simbolismo.

Para que essas possíveis situações desconfortáveis não ocorram, uma dica interessante é que você pesquise o significado do símbolo da jóia que você quer comprar ou ganhou.

Conheça alguns dos símbolos religiosos mais usados em joalheria

Como falamos acima, é muito importante que você saiba os significados dos símbolos das joias religiosas que está usando para não ofender ninguém.

Pensando nisso, foram separados alguns símbolos que são mais procurados por fãs de joias religiosas, e seus significados. Confira abaixo:

Escapulário

Entre as joias religiosas estão os escapulários, os mais comuns e tradicionais possuem as imagens de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus.

Esse é um símbolo que remete a devoção, principalmente para fiéis da religião católica. Segundo fiéis, é um ótimo artigo de proteção.

Você pode encontrar o escapulário com formatos diferentes, alguns mais simples e outros mais modernos, feitos em diversos materiais, como prata, ouro e bronze.

Crucifixo

O crucifixo é provavelmente o símbolo religioso cristão mais conhecido e usado por diferentes religiões.

Ele é usado por aqueles que inclusive não são praticantes, mas se consideram pessoas de fé. De acordo com os cristãos, seu significado é o amor de Cristo ao ser crucificado para salvar seu povo.

Ele pode ser combinado com roupas mais clássicas e elegantes, como também as mais urbanas ou as “streetwears”.

Também podem ser encontradas no mercado em diferentes tamanhos, materiais.

Terço

Também sendo um símbolo mais católico, o terço representa, como seu próprio nome indica, a terça parte do rosário, é conhecido por ser um instrumento de reza proposto por religiosos em 1470.

O terço é um instrumento poderoso de conexão com Maria, mãe de Jesus, e usado para pedidos importantes e milagres.

Apesar de ser encontrado mais em madeira, também pode ser feito de diferentes materiais, e com joias preciosas, sendo uma das joias religiosas mais usada.

Estrela de Davi

Outro símbolo religioso muito representado em joias religiosas é a Estrela de Davi. Usada entre os judeus e cristãos evangélicos, ela também remete ao povo de Israel.

Segundo estudos, a estrela de seis pontas era gravada nos escudos do povo de Israel durante as batalhas.

De acordo também com religiosos, cada ponta possui uma representação cabalística, que são: misericórdia, perdão, justiça, amor, verdade e bem.

Esse é um símbolo muito comum de ser encontrado em colares e correntes de ouro, mas podendo ser achado em outros materiais.

Lua Crescente

Conhecida entre os mulçumanos como “Hilal”, a lua crescente com uma estrela é um símbolo importante da religião islâmica.

Usada por muitos mulçumanos fora de seus países mais comuns, é uma forma de afirmação da fé e pertencimento da religião que em muitos locais é vista com muito preconceito.

Também pode ser encontrada em colares de ouro, prata, entre outras joias, de diversos materiais.

Abebé

Para as religiões de matriz africana, o abebé, que é um tipo de espelho, é uma das principais representações de Oxum, deusa das cachoeiras e água doce, e também pode ser um formato de representação a Iemanjá, deusa do mar.

Pode ser encontrado em ouro para Oxum, e prata para Iemanjá.

Usadas como forma de reafirmação das religiões que também sofrem muito preconceito em solo brasileiro, também podem ser consideradas artigos de proteção.

terço e escapulário
terço e escapulário

Looks para usar com joias religiosas

O uso de jóias religiosas pode estar muito ligado ao estilo de roupa, ou a estética ligada a sua personalidade.

E já que é possível encontrar joias religiosas feitas de diferentes materiais, é fácil encontrar uma roupa que se enquadra com sua necessidade.

Sendo assim, o mais interessante é que você saiba fazer a combinação correta, do ouro, prata, pedras preciosas e afins, com sua roupa do momento.

É possível até mesmo combinar a joia correta com o tipo de clima ou estação do ano, visto que as cores e brilhantes podem ser mais indicados para momentos específicos.

Inclusive, é interessante reforçar que você pode combinar diferentes acessórios em um único look.

Não é porque você está com um brinco, por exemplo, que uma pulseira, ou um colar também mais “temático” não podem ser usados.

Ocasiões para usar joias religiosas

Para quem tem mais dificuldade de escolher o próprio look, e combinar as roupas com acessórios ou joias religiosas, o interessante é pensar de acordo com a ocasião.

Por exemplo: casamentos com uma combinação mais elegante de roupas, com joias mais delicadas e clássicas.

Ou em saídas para locais mais modernos, a utilização de roupas mais urbanas, com maiores joias. Nesse caso, atenção para a combinação de acessórios!

No entanto, não deixe um ambiente ou ocasião determinar sua personalidade. É possível encontrar formas de mostrar quem você é, fazendo combinações próprias para todos momentos.

Como usar as joias religiosas no dia a dia

A escolha de joias religiosas se torna ainda mais possível quando são utilizadas no dia a dia.

Nesse contexto, é mais interessante que você use peças mais simples, ou até mesmo mais delicadas.

Inclusive, quando utilizadas no dia a dia, as joias religiosas podem ser associadas a você e ao seu estilo.

Mesmo citando aqui que é possível fazer combinações de joias e acessórios, no caso do uso mais rotineiro, pense em combinações mais neutras, e que não tragam tanto impacto.

E cuidado! As joias são ainda, artigos com muita visibilidade para ladrões.

Procure por joias religiosas personalizadas

E que tal você deixar seus looks ainda mais com a sua cara e investir em joias religiosas personalizada? Talvez com seu nome, datas, nomes de pessoas queridas, entre tantas outras possibilidades.

É possível que essa opção saia mais cara, mas um artigo personalizado tem um valor estético muito forte dentro da moda.

Além disso, essa é uma ótima forma de homenagear alguém, um momento importante.

As peças personalizadas são encontradas em diferentes lojas especializadas em joias, mas lembre-se de optar por um produto de boa qualidade, e de perceber o cuidado na personalização das peças.

O manejo com joias preciosas precisa sempre ser muito cuidadoso, e feito por especialistas para que o acessório não entregue e tenha seu valor diminuído.

Você pode presentear alguém com joias religiosas?

Resumindo, já citamos essa possibilidade aqui, presentear uma pessoa com joias religiosas é uma ação que demonstra muito carinho.

Visto que, seu significado é muito grande, por remeter a proteção, amor e fé.

É fundamental que se leve em conta as crenças e opiniões da pessoa presenteada, para que esse “agrado” não se torne uma cobrança, ou algo até mesmo constrangedor.

Nesse caso, agrega muito valor a escolha por joias religiosas personalizadas, já que ela se torna mais afetiva.

Lembre-se de ter atenção sobre as medidas das joias da pessoa presenteada, assim como sua preferência em relação ao material precioso escolhido!

Presentear alguém também é levar em consideração o que ela gosta, e quais são suas joias favoritas.

Como cuidar das suas joias religiosas

Uma das principais ou mais importantes dicas sobre como usar uma joia religiosa é como cuidar dela, visto que com o tempo ela pode ficar gasta ou até mudar de cor e aspecto.

Durante o verão é muito comum que o aspecto da joia mude depois de muito uso, ou se ficar guardada por muito tempo.

Um dos principais produtos que podem ser usados nessa hora é o famoso “Monzi”.

Usado por muitas gerações passadas, esse é um tipo de produto que ajuda a limpar principalmente objetos em prata.

Sua melhor forma de uso é deixar a jóia de prata de molho no produto por pouco tempo. Assim, já é possível ver a sua mudança de cor, aspecto e brilho.

Outra forma interessante de cuidar de sua joia religiosa é a utilização da Flanela Mágica para limpar o objeto e eliminar as manchas escuras.

Esse é um tipo de produto que pode ser encontrado facilmente em lojas de artigos para casa, ou na sessão de limpeza do mercado.

Mais uma dica é a utilização do sabão neutro com uma escova mais macia.

Até mesmo os produtos de pele devem ser usados sem a joia em contato com a pele, porque eles têm o poder de danificar ou trazer manchas para a peça.

Agora, uma regra fundamental para cuidar das suas joias religiosas é não expor ou até mesmo deixá-lo perto de produtos químicos.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!