Qual mão usar alianças

Qual Mão Usar Alianças de Namoro, Noivado e Casamento?

Qual mão usar alianças de namoro, noivado e casamento: Alianças ou anéis de compromisso, representam o amor contínuo entre um casal, simbolizam a cumplicidade, um compromisso e a fidelidade entre os casais. Com isso, a escolha da joia que representa essa cumplicidade, esse amor, pode trazer diversas dúvidas.

Qual a mão correta para usar cada aliança? Em qual dedo posso usar as alianças? Essas são dúvidas comuns dos casais, no momento em que decidem assumir esse compromisso publicamente e de uma maneira mais formal.

Em outras palavras, as dúvidas sobre qual mão usar alianças ou quais os dedos certos para usar os diferentes tipos de aliança (namoro, noivado e casamento) acontecem por duas razões, em geral: a tradição do Brasil e a influência norte americana sobre esses costumes.

Não entendeu? Vamos explicar.

Tradicionalmente no Brasil, a aliança de noivado utilizada pelo casal, é a própria aliança de casamento, como forma de simbolizar que o pedido, o compromisso, já foi feito. Mas, em razão de uma influência norte americana, está se tornando um costume muito usado pelos casais brasileiros o chamado anel de noivado.

O anel, marca o noivado do casal, com a entrega de um lindo anel (em geral um solitário com uma pedra de tamanho variado) para a noiva. Nessa celebração, somente a noiva usa o anel e não o casal.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Agora vamos falar sobre qual mão deve ser usada cada aliança, ou anel. Vamos lá?

Anel de namoro ou aliança de compromisso

Apesar de não ser um costume acatado por todos, alguns casais procuram usar anéis de namoro ou compromisso, quando o namoro se torna mais sério, mesmo que o casal ainda não tenha a intenção de se casar. O anel de compromisso tem a intenção de mostra a vontade do casal de estar junto.

Quando existe essa situação, quando o casal quer ter esse compromisso assumido e tornado público, é comum que se opte por uma joia em prata, prata e ouro, ou mesmo em aço e aço e ouro. Mas isso não impede que eles possam ter texturas ou até mesmo outros detalhes.

O uso do anel de compromisso, tem como regra a utilização na mão direita e no dedo anelar. O casal pode optar por gravar os nomes no interior dos anéis, sendo a aliança dele com o nome dela e a aliança dela com o nome dela.

Alguns casais também tem a preferência de gravar a data do início da relação, e isso é feito nos dois anéis.

Aliança ou anel de noivado

O uso dessa aliança, representa tanta coisa e com uma tamanha intensidade. É lindo o momento em que um casal resolve noivar e com isso trocar alianças. E esse momento pode ser celebrado de duas maneiras. Vamos olhar para cada uma delas

A aliança de noivado é uma tradição muito forte no Brasil. Muitos casais ficam noivos com as alianças de casamento e que serão as mesmas usadas após o casamento. Enquanto durar o noivado, o casal usará as alianças no dedo anelar da mão direta.

No entanto, somente após o casamento é que as alianças irão trocar de mão e irão para a esquerda, mostrando assim que o compromisso assumido com o noivado, foi concretizado com o casamento.

Já o uso do anel de noivado, é uma tradição bem forte para o público norte americano e vem ganhando espaço entre os casais brasileiros. Em geral esse anel é utilizado pela noiva, no dedo anelar da mão esquerda.

O uso do anel de noivado representa o pedido de casamento, o momento em que o casal decide dar um passo adiante no relacionamento.

Dessa maneira, a noiva irá utilizar o anel desde o pedido de casamento até o dia do casamento. Aqui, quando o casal decide usar um anel de noivado, e não as alianças, o noivo fica todo o período do noivado, sem usar nada nas mãos. Sendo assim, caso ele tenha um anel de compromisso ou aliança de namoro, o noivo pode optar por continuar a usá-lo na mão direita, no dedo anelar.

Em-qual-Mão-usar
Qual Mão Usar Alianças?

Aliança e anel de noivado juntos

No dia da cerimônia de casamento, o anel de noivado irá ficar preso pela aliança de casamento, na mão esquerda, no dedo anelar. Há quem prefira passar o anel de noivado para a mão direta e deixar a aliança de casamento, sozinha na mão esquerda. Não existe uma regra para isso.

No entanto, existem os casais que preferem prender a aliança com o anel de noivado. Como a aliança é uma joia que dificilmente é retirada dos dedos e, o anel de noivado pode ser retirado em algumas ocasiões, alguns casais optam por deixar nessa ordem visando também a praticidade no dia a dia.

Sobre o anel de noivado, vale uma dica: como vimos o anel de noivado pode ou não trocar de mãos. Normalmente os dedos de uma mão não possuem o mesmo tamanho da outra mão (mão esquerda pode ser mais grossa do que a mão direita e mão direta pode ser mais grossa que a mão esquerda).

Por isso, é preciso ter cuidado com o tamanho do anel de noivado. Recomendamos que a medida do anel, seja a mesma medida do dedo que irá usá-lo em definitivo. Isso porque existem anéis de noivado que não permitem ajuste no tamanho (anéis que possuem o aro todo cravejado em diamantes, por exemplo, não permite um ajuste em seu tamanho).

Agora que já sabemos em qual mão usar alianças de compromisso e noivado, vejamos sobre as alianças de casamento. Vamos lá?

Aliança de casamento

As alianças de casamento. Acima de tudo, aqui temos uma joia que carrega ainda mais sentimentos. As alianças são o símbolo de comprometimento, perante a sociedade e entre si, que um casal pode assumir.

Símbolo de amor e fidelidade as alianças são joias que irão acompanhar o casal em toda a sua jornada, tornando-se um item que, em sua grande maioria, só serão retiradas da mão, em raras ocasiões.

Por regra única, as alianças de casamento são usadas na mão esquerda, no dedo anelar. Podem ser acompanhadas do anel de noivado, se essa for a escolha do casal.

 As alianças de casamento podem ter gravações. As da noiva geralmente possuem as iniciais ou só o primeiro nome do noivo e as do noivo, podem ser gravadas somente as iniciais da noiva ou o primeiro nome.

Também existem os casais que preferem sair do convencional e gravar brincadeiras, apelidos dos noivos, frases escolhidas pelos dois, enfim, imaginação é o que não falta quando se quer sair do tradicional.

No entanto, se as alianças forem as utilizadas durante o noivado (já vimos que essa é uma tradição forte no Brasil), dias antes do casamento elas são levadas a um joalheiro de confiança, são polidas e também recebem data da celebração do casamento.

Também é importante que o casal saiba que algumas alianças podem não permitir um ajuste futuro no seu aro, por isso, é importante que o casal pergunte no local onde compraram as alianças, se o modelo escolhido permite ou não um ajuste.

Como já sabemos em qual mão usar alianças, aqui vai uma curiosidade:

Curiosidade sobre o dedo anelar

Vimos que anéis de compromisso ou aliança de namoro, são utilizados na mão direita. Anéis de noivado ou aliança de noivado, podem ser usados na mão esquerda ou direta. No entanto, todos eles possuem algo em comum: o seu uso no dedo anelar.

Para os chineses

Existe toda uma simbologia por trás da escolha do dedo anelar. Para os chineses, os dedos da mão representam seus laços familiares e ao juntar a mão esquerda e direita, e dobrar o dedo anelar, todos os outros dedos são fáceis de serem separados, exceto o anelar. Por isso a escolha dele, para o uso da aliança de casamento, pois sela uma união para toda a vida.

Para os gregos

Já para na Grécia antiga, os gregos descobriram que existe uma veia nesse dedo, chamada de vena amoris, ou também chamada de veia do amor. E essa veia é ligada diretamente ao coração.

Os gregos descobriram sua existência e a partir dessa descoberta, começaram a utilizar as alianças de casamento no dedo anelar, para representar a união do casal. Ainda para reforçar essa união, suas alianças eram de ferro pois acreditavam que o magnetismo do metal manteria o coração do casal ligado eternamente.

Agora, um recado importante: os costumes sobre em qual mão usar alianças, anéis, sejam eles de noivado, compromisso ou casamento, não são imutáveis. Não se tratam de regras inquebráveis e sim costumes mais comuns para essas ocasiões.

Por isso também falamos sobre a simbologia por trás do dedo anelar, para que o casal também possa entender que existe um porque, mesmo que simbólico, por trás do gesto de trocar alianças.

Mas nesse momento, o que vale para valer, é o que fizer sentido para o casal. Portanto, que vale é o sentimento colocado nesse momento e a vontade expressa do casal. Afinal, estamos falando de objetos que irão representar o comprometimento do casal e o seu amor expresso no uso de anéis ou alianças. Então o que irá importar, é a construção de uma relação à dois, forte e duradoura. Que envolva carinho, respeito, cuidado, atenção e parceria. Em conclusão, a aliança deve servir como um símbolo que represente todos os sentimentos positivos, e os melhores sentimentos, na relação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *