Alianças de Namoro, Noivado e Casamento Conheça a Diferença

Conheça a Diferença entre as Alianças de Namoro, Noivado e Casamento, a História de Cada Uma e Tudo o que Precisa Saber Sobre Elas
Alianças de Namoro Noivado e Casamento Conheça a Diferença
Alianças de Namoro Noivado e Casamento Conheça a Diferença
Conteúdo

Alianças de Namoro, Noivado e Casamento: Um relacionamento é feito por algumas etapas: o namoro, o noivado e o casamento. Essas são todas etapas lindas de uma relação entre um casal apaixonado. Todas elas são marcadas por uma infinidade de sentimentos e porque não, alianças que simbolizem cada uma dessas etapas. Afinal, elas envolvem além de sentimentos, sonhos e a construção de um amor que vai se fortalecendo a cada uma delas.

Usar alianças é um ato simbólico muito antigo e que persiste até hoje. Elas simbolizam o compromisso assumido entre o casal. Por isso ter uma para cada etapa da vida a dois, é muito lindo.

E nesse artigo, vamos entender a diferença entre as alianças de namoro, noivado e casamento.

Sobre as alianças

Aliança significa um acordo, um pacto entre as pessoas. Quando falamos de aliança utilizada por um casal, nos referimos a celebração de um acordo que envolve os sentimentos entre duas pessoas.

O símbolo das alianças, surgiu entre os gregos e romanos, e tem o formato circular pois esse não possui começo nem fim, o que representa o amor contínuo entre o casal. Então a aliança possui uma simbologia muito forte, unindo-as lado a lado formam o símbolo do infinito. O material é o ouro, prata ou platina por serem duradouros, eternos como a relação de duas pessoas que se amam.

A aliança de namoro

A história diz que a aliança de namoro é uma derivação das alianças de noivado e de casamento. Para entender a diferença entre as alianças precisamos saber que, durante um tempo só os casais que estavam noivos ou casados utilizavam alianças que simbolizavam compromisso nos dedos. Com o tempo, esse costume também passou para os casais que estavam namorando e apaixonados.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

A aliança pode ser usada por casais de qualquer idade e, em todos os tipos de relacionamento. A aliança de compromisso, em geral, é um objeto mais simples, tendo o foco da sua beleza em seu significado, mas nada impede que o casal opte por uma joia mais elaborada. Pode conter pedras ou detalhes em outras cores ou materiais.

Contudo, o uso da aliança de compromisso não é um costume muito antigo, entre os casais brasileiros. Mas, o mais comum e antigo era começar a usar a aliança quando ocorre a celebração do noivado. Isso vem mudando nos últimos anos, o número de casais que passaram a utilizar esse símbolo para sinalizar o relacionamento, aumentou de forma considerável.

Como estamos falando de uma joia que aparece no início do relacionamento do casal, é comum o ouro não ser utilizado. O namoro em si, é algo bonito e que chama a atenção, porém, ainda não tão sólido quanto um noivado ou um casamento. O metal mais tradicional utilizado é a prata.

A prata também é um metal nobre e as peças classificadas como prata 925 ou 950 são classificadas como joias. A prata também é muito mais acessível do que o ouro (esse metal é encontrado com muito mais abundância no mundo) e em razão disso tem um preço mais atraente.

A aliança de noivado

O noivado, tal como o conhecemos, faz parte da cultura cristã, raramente essa palavra era mencionada em livros de história pelos povos antigos, ainda que ela existisse na Grécia e também no Egito.

Entretanto, no cristianismo, o hábito do noivado teve início no século XV, através do Papa Inocêncio III, que dizia que os casais que tinham a intenção de se casar deveriam torna isso público. Essa publicidade da intenção do casamento passou a ser chamada de noivado e com ela o uso da aliança na mão direita, virou a tradição tal qual conhecemos hoje.

O uso da aliança de noivado na mão direita e depois passando para a mão esquerda foi a tradição inicial e, perdura até hoje. No entanto, as mudanças no mundo e as diferenças culturais fez com que cada povo fizesse suas tradições.

Anel de Noivado

Alguns noivos fazem a opção de comprar alianças que irão durar para sempre. Nesse caso, elas são utilizadas durante todo o noivado e, quando chega o momento do casamento, recebem apenas a gravação, na parte interna ou mesmo externa, com a data da cerimônia, frases, inicias do casal, ou algo que os represente, um para o outro.

Tipos de Alianças de noivado

O material usado para a confecção da aliança pode variar bastante, porém mais comum nesses casos, são as alianças em ouro. Entre as mais escolhidas, estão a em ouro 18 quilates, contendo uma ou mais pedra de diamante. As lisas anatômicas também são uma das preferidas dos casais. A largura das alianças também pode variar.

Existem os casais que preferem algo discreto, para esses, as alianças finas, sem detalhes é a melhor opção. Agora se vocês forem um casal que gosta de joias que chamem a atenção, existem as mais largas e que podem conter um ou mais diamantes. Mas, o que importa é o que cabe na vida e gosto do casal.

Outra vez, aqui o que irá importar é a qualidade da joia adquirida, pois se trata de algo que irá durar a vida toda e raramente será retirado das mãos, por isso a qualidade do metal escolhido, independente de qual seja, deve ser de excelente qualidade.

É importante que os noivos tenham em mente antes mesmo de procurarem o par de alianças ideal, o quanto pretendem gastar na joia. Então, esse é sempre o ponto de partida em todas as decisões que envolvem o casamento.

Ao incluir materiais mais ou menos valiosos, o orçamento irá variar. Por isso, os minerais escolhidos para compor a aliança de noivado também irão impactar no valor final. Não esquecendo que o design do anel também faz parte do pacote.

Independente do orçamento do casal, da escolha das alianças, esse é um momento único, que envolve além de tudo, muito amor e parceria. Portanto, pensem bem na escolha, façam isso sem pressa e tenham para o resto da vida uma joia que simboliza a união e o companheirismo de vocês.

Alianças de Namoro, Noivado e Casamento Conheça a Diferença
Kit Alianças Noivado

A aliança de casamento

A aliança de casamento carrega o compromisso, o pacto entre os noivos. Antes de escolher qualquer modelo é necessário saber que o item irá refletir não somente a tendência do momento, mas o mais importante é que irá refletir a personalidade de duas pessoas, como um casal.

O anel, por si só, já possui um significado bem interessante: nota-se que em um círculo não existe nem começo nem fim. Ou seja, ele representa a eternidade, o infinito, a completude, a totalidade, ou ainda, um movimento cíclico.

Em 800 a.C, o uso da aliança de casamento foi difundido entre os gregos, e depois entre os romanos, vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento.

O anel é usado no dedo anelar da mão esquerda e acreditava-se que neste dedo passava uma veia ligada diretamente ao coração.

Encontrar o modelo perfeito para o casal, as vezes não é uma tarefa muito rápida. Devido a sua utilização diária, e de certa maneira ininterrupta, a aliança é o item mais utilizado pelos casais.

Dependendo do formato das mãos, determinados modelos não dão certo ou ficam muito desconfortáveis e, o conforto é um dos itens básicos a serem considerados na hora da escolha das alianças.

Tipos de alianças de casamento

Em geral, alianças com o formato achatado tendem a combinar nas mãos de pessoas que possuem os dedos finos, diferente de pessoas que possuem mãos grandes, para essas o formato mais recomendado são as alianças mais largas ou com designs que chamem a atenção.

O mercado nacional possui uma enorme quantidade de modelos, com pedras grandes ou mais simples, enormes ou mais discretas, enfim, modelo é o que não falta por aí. Mas, alguns modelos ainda são queridinhos dos casais, estando entre os que mais são vendidos e são eles os modelos tradicionais lisos anatômicos, os lisos quadrados e os lisos com uma pedra simples.

Alianças anatômicas possuem sua parte interna arredondada e acabam, em geral, oferecendo um maior conforto para quem as usas. São atemporais no estilo e no conforto. São clássicas.

Alianças lisas quadradas são os modelos mais grossos e são consideradas um modelo bastante moderno, estando entre alianças que as mulheres têm a maior preferência.

As alianças lisas ou com uma pedra simples, são atemporais e nunca saem do gosto dos casais. Elegantes, tradicionais e confortáveis, combinam com tudo, inclusive com o adicional de uma pedra, podem ser consideradas básicas, mas são ao mesmo tempo inigualáveis.

Esperamos ter ajudado a entender a diferença entre alianças, cada significado e que tenha ficado claro que, usar aliança simboliza o sentimento do casal, acima de qualquer coisa.

Cabe ao casal decidir o que melhor cabe para cada ocasião, para cada etapa do relacionamento e decidir, diante de tantos e tantos modelos, o que usar para celebrar a ocasião em que estão vivendo.

Façam suas escolhas e celebrem cada vez mais o amor e a união.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!