Saiba como Identificar se a Joia é de Diamante ou Cristal?

Você sabe identificar quando uma joia é de pedra de diamante e de cristal? Neste artigo vamos te ajudar a saber identificar e diferenciar na hora de escolher a sua joia certa.
Como diferenciar Diamantes dos Cristais?
Como diferenciar Diamantes dos Cristais?
Conteúdo

Identificar uma joia de diamante ou cristal não é uma tarefa muito simples mesmo para conhecedores das pedras preciosas.

Por isso, hoje você vai saber detalhes e conhecer um pouco mais sobre as pedras preciosas e também vai saber como você pode identificá-las com facilidade e certeza.

Saiba também as peculiaridades, onde e como são fabricadas e usadas no dia a dia. Além de cuidados, durabilidade e o custo-benefício de cada um.

Continue com a gente e não se confunda mais com as semelhanças na hora de escolher uma joia.

Como é a Formação do Diamante e Cristal?

Antes de te contar onde elas são usadas você deve conhecer um pouco mais sobre a origem das pedras preciosas como o diamante e o cristal, veja.

Geralmente pedras preciosas são achadas na natureza e são verdadeiros tesouros. Elas são procuradas e comercializadas desde muitos anos atrás.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Hoje em dia é comum entrarmos em uma joalheria e comprar uma pedra em formato de joia, mas se quer imaginamos que ela foi formada a milhares de anos atrás.

Na verdade, a sua formação é muito complexa e várias pedras preciosas demoram muito para se formarem. Havendo três formas comuns de formação:

Formação magmática, ou seja, formadas pela solidificação de magma.

Formação sedimentar, sendo formadas sedimentações de algumas roxas.

E Formação metamórfica, que é quando a pedra é formada devido às alterações químicas e físicas nas rochas que as cristalizam.

Sendo assim, é necessário um longo prazo para a formação dessas pedras na natureza.

Então, afinal onde elas são usadas após encontradas sob essas condições?

O diamante e o cristal têm diversas utilizações, as mais comuns são na fabricação de joias específicas e objetos de valor. No entanto, também são utilizadas em peças para instrumentos de precisão, por exemplo, e na fabricação de abrasivos, por serem matérias bem rígidas.

Saiba como é a Formação do Diamante e Cristal
Saiba como é a Formação do Diamante e Cristal

Como são Fabricadas as Joias com Diamante e Cristal?

O diamante e os cristais fazem parte há muitos anos do mundo dos acessórios, assim como muitas outras pedras preciosas. No entanto, o diamante e o cristal ganham destaque devido a sua raridade e beleza.

Muitas pessoas têm curiosidade de como elas são fabricadas até chegar ao comércio. Pois é incrível pensar como uma pedra de material nobre se transforma em uma joia.

Então o joalheiro tem que cumprir algumas etapas até obter a peça final.

Em primeiro lugar, ele vai fazer a laminação do material, esse que foi escolhido como ouro, prata ou então latão. Em seguida faz chapas finas para adquirir a espessura ideal para cada joia a ser feita.

Já em lâminas, o material é aquecido a altas temperaturas até ficar incandescente para ser resfriado e poder ser trabalho na peça.

Após isso, o criador ou joalheiro assim sendo, vai elaborar moldes de cera e gesso. Já endurecidos os moldes serão preenchidos com o metal derretido para que tomem a forma desejada.

Esse se trata de um processo de fabricação inicial para obter a joia. Então a partir daí poderão ser acrescentadas as pedras preciosas ou fazer a soldagem, lixamento e polimento de cada peça.

A chamada cravação é a característica mais comum na produção de joias. Isso determinará a beleza da pedra e o quanto ela brilhará, além de determinar a design da peça.

A cravação em garras é mais comum em anéis e brincos, nessa técnica o diamante ou cristal fica preso de 3 a 6 garras para lapidação.

E na cravação inglesa a gema da pedra fica presa ao aro do material escolhido, esse seja ouro por exemplo e o objetivo é pressionar as extremidades da pedra para adquirir o formato lapidado.

Como é a Fabricação das Joias de Diamante e Cristal
Como é a Fabricação das Joias de Diamante e Cristal?


Como Identificar as Pedras Usadas em Joias?

Quando ganhamos uma joia de presente ou até mesmo quando vamos comprar alguma, ficamos na dúvida de como identificar se a pedra é preciosa ou não.

Por isso veja as dicas a seguir e veja as maneiras de identificar a pedra preciosa que está na sua joia.

  • É possível identificar a pedra através das cores que elas têm e o seu peso.
  • Verifique se o mineral realmente é uma pedra preciosa tocando na sua superfície. Caso seja enrugada e arenosa não é considerada preciosa.
  • Verifique se a pedra é maleável, ou seja, sua maleabilidade. Uma pedra que é fácil de quebrar ou maleável está mais para ser uma pedra metálica e não uma pedra preciosa.
  • Preste atenção no corte, o corte geralmente determina a preciosidade da pedra. Podendo ser cortadas em estilos cabochão, facetadas, talão, cameo e caído.
  • Observe o brilho assim como a dispersão da luz branca no seu aspecto de cores, examine a quantidade de força do chamado fogo para identificar a pedra.
  • Se você apenas quer identificar a pedra pode obter tabelas de base na internet.

Para ter certeza, você precisa de ferramentas especiais para examinar o interior da pedra preciosa. Ou então levar a um joalheiro de confiança.


Como Identificar o Diamante?

Identificar uma pedra preciosa como você viu acima tem várias maneiras e jeitos, mas e identificar o diamante e o cristal, já que são muito parecidos. Afinal quem não quer saber se comprou a pedra certa ou foi tapeado?

Para saber identificar a diferença você deve saber o que é uma pedra de diamante.

Sendo uma das pedras mais preciosas do segmento, para ser comercializado ele precisa passar por lapidação. Pois a pedra formada por átomos de carbono puríssimo é encontrada geralmente na superfície da terra em forma bruta.

Ele possui algumas características específicas que podem ajudá-lo a identificar, já que a pedra é formada a 150 km de profundidade na terra. Veja:

  • É uma pedra preciosa muito dura, se não a mais dura entre todas;
  • Ele reflete as cores do arco-íris quando está sob a luz;
  • Seu brilho é inconfundível, é uma pedra muito brilhante;
  • O único material que pode arranhá-lo é outro diamante, não sendo arranhado por nenhum outro tipo de material;
  • São condutores de eletricidade;
  • Podem refletir luz sobre a luz negra.

Quanto mais colorido for o diamante mais raro ele é, os de tom avermelhados por exemplo, são raríssimos.

No mercado, o diamante comum chega a custar R $63.000,00 mil dólares a grama.

Como Identificar o Cristal?

Ter uma peça em cristal é um luxo para muitas pessoas, porém no mercado há alguns espertalhões e você deve ficar atento quando for comprar algumas joias desse material.

O cristal é formado no subsolo da terra em altas profundidades, ou debaixo da água. Seu processo de formação demora milhares de anos e depende de inúmeros fatores.

Cristais ao contrário dos diamantes podem ser encontrados de diferentes formatos e tamanhos, além de muitas cores diferentes. A sua dureza também é diferente, sendo a do diamante na escala Mohs, 10 e o cristal em torno de 6 e 7.

Hoje em dia já se tem uma máquina revolucionária inventada por Daniel Swarovski, onde ela corta com precisão os cristais, fazendo pedras com alta precisão.

Os famosos cristais Swarovski assim sendo chamados, são uma imitação da pedra de cristal usada para criar joias e semijoias. Sua mistura sintética é formada a partir do vidro, de acrílico e cristal, assim ganhando brilho e semelhança ao cristal verdadeiro.

Para saber se seu cristal é verdadeiro, procure na peça por imperfeições na pedra, assim como rachaduras pequenas, nuances de cores escuras ou claras, pequenos arranhões ou até furos.

As imperfeições são características do cristal porque passaram muitos anos se formando debaixo da terra e água, então é bastante comum.

Como Identificar nas Joias o Diamante e o Cristal
Como Identificar nas Joias o Diamante e o Cristal


Qual é o Custo-Benefício de se Ter uma Peça de Diamante ou Cristal?

As chamadas joias preciosas são muito cobiçadas por mulheres e colecionadores. Porém, para adquirir uma joia ou até mesmo uma pedra preciosa você deve desembolsar um alto valor dependendo do que você deseja.

O valor do diamante como citamos acima, pode chegar a milhares de dólares a grama, e depende da sua raridade, cor, lapidação, peso e pureza.

As jóias produzidas com diamante são exclusivas já que o material é durável e muito raro. Pois não é encontrado em abundância na natureza, e tudo que remete a pedra é objeto de luxo e ostentação.

O que dá valor a uma peça com diamante também é o tipo de material que ele está inserido como, por exemplo, ouro 18 quilates, ouro branco ou prata.

Já o cristal é um pouco mais acessível e sua formação se dá a partir de diversos materiais misturados e possui muitas cores e formatos diferentes. Por isso pode ser usado de diversas formas em muitas joias de muitos modelos.

Seu preço pode variar dependendo da pureza, cor e tamanho. O preço do quilate do cristal pode ser de R $1,00 dólar até R $750, 00 dólares. E o valor da peça também tem influência no material usado, podendo ser desde ouro até latão.

Geralmente as joias originais vem com um certificado de originalidade e com as especificações da pedra.

Qual é a Durabilidade das Joias Feitas com Cristal e Diamante?

Uma joia pode durar até uma eternidade dependendo da sua fabricação e do tipo de pedra cravejada nela.

Por exemplo, o diamante que é um material natural com alta dureza, extraído somente da natureza. Sua escala segundo a medição Mohs, é a mais alta de todas, chegando a 10.

Ou seja, é uma pedra preciosa que não pode ser arranhada por nenhum outro material a não ser outro diamante. Geralmente a sua lapidação é feita de uma maneira correta para que possa ser totalmente brilhante.

Estima-se que um diamante dure uma eternidade, e uma joia bem-feita pode ser passada de geração em geração.

Já o cristal também tem uma alta durabilidade, mas na escala Mohs pode chegar a 6 ou 7 de dureza.

Uma joia confeccionada com cristal pode durar menos do que uma que tem diamante, pois o cristal continua sofrendo modificações durante sua formação.

Alguns deles podem se quebrar com mais facilidade, ou sofrer transformações já que são mistos de muitos outros materiais.

A acessibilidade a uma joia de com cristais, vai variar de acordo com a pedra cravejada nela e também o material utilizado. Muitas peças são feitas de ouro e prata, assim custam mais caros que as confeccionadas em latão.

Sendo assim, nada impede você de ter uma joia durável tanto quanto a de diamante, veja como a seguir.

Como Cuidar de uma Joia com Pedra de Cristal e Diamante?

Ter uma joia preciosa pode demandar cuidados para garantir a sua durabilidade e vida longa. Assim como garantir que ele continue com brilho e com alto valor.

Por ser preciosas, as joias fazem parte de momentos especiais na vida das pessoas que as adquirem. Muitas peças são usadas eventualmente ou nunca usadas, pois muitas joias ficam expostas por seus colecionadores e nada mais.

Independente de ser preciosa ou não, todas as joias, semijoias e até bijuterias precisam de cuidados especiais. Veja algumas dicas para torná-las mais duráveis.

Não tome banho com a sua peça preciosa: a água quente ou até mesmo fria pode danificar o banhado que cobre as peças, assim saindo facilmente.

Retire suas joias ao tomar banho de mar ou piscina: o sal marinho e o cloro danificam as peças podendo corroer as pedras e assim como o banho.

Não coloque suas peças em contato direto com cosméticos: sabonetes, perfumes e cremes hidratantes contêm produtos químicos e a sua composição pode danificar a sua peça.

Guarde as suas joias: o modo de guardar a suas joias pode determinar a sua durabilidade, pois você deve conservá-las em locais secos, separados de objetos, o ideal é que guarde uma individualmente embalada com material que não vai danificá-las.

Por fim, para manter as peças limpas e conservadas você deve levá-las para limpeza em um especialista de confiança, sempre que necessário.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!