Anel de Noivado: Saiba Tudo Sobre Essa Joia Tão Cheia De Significado

Saiba Tudo Sobre o Anel de Noivado, Seu Significado, Quando Usar, Como Usar o Anel de Noivado e os Modelos de Anéis Mais Usados
Anel de Noivado
Anel de Noivado
Conteúdo

Anel de Noivado: Finalmente o pedido de casamento chegou! E nesse momento tão único na vida de um casal, seja de uma longa ou curta história, nada como  uma joia que possa representar o amor entre ambos e a promessa de levar esse amor à eternidade.

Romantismos à parte, o anel de noivado é uma das joias mais diversas e que devem ser mais bem pensadas antes de sua compra, afinal, não é todo dia que se assume o compromisso de levar alguém ao altar, não é mesmo?

Assim, é diante da família e dos amigos que o anel de noivado do seu amor deve resplandecer, junto à felicidade expressa na promessa de dividir a vida com quem você escolheu para ser seu parceiro e companheiro na jornada da vida.

Portanto, o anel escolhido deve representar algo importante para o casal. Pois, ele mostra que a decisão de estarem juntos por muitos anos ou até mesmo a vida toda.

No entanto, o material, detalhes e cores do anel podem ser diversos! São inúmeras possibilidades a serem exploradas e pensadas. Confira abaixo muito mais sobre esse símbolo, seu significado e as possibilidades que existem a respeito dele.

O significado do anel de noivado

O anel de noivado simboliza cronologicamente o fim de um namoro. Depois que o casal se conhece, e decidem que o amor de um é bom para a vida do outro e decidem ser um só. Como a preciosidade e nobreza de uma que joia representam a beleza e a importância daquele compromisso.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Algumas pessoas usam alianças ao invés de anéis e transferem de uma mão para outra no dia do casamento. Além disso, vale lembrar que alianças e anéis são joias diferentes, produzidas de modo diferente e que possuem significados diferentes.

No entanto, em cada história de amor, há muito que contar. Anéis começaram a ser dados como símbolo de um compromisso eterno que se aproxima durante a Idade Média. O registro mais antigo desse gesto é que Arquiduque Maximiliano da Áustria ofereceu à sua noiva Maria, Duquesa de Borgonha, um anel adornado de diamantes no pedido de casamento, no ano de 1477.

Os anéis de diamantes voltaram a ser reconhecidos em outro momento, quando a joalheria Tiffany & Co, lançou uma joia onde seis hastes sustentavam uma pedra de diamante lapidada no centro. O anel hoje é chamado de Solitário e por muito tempo foi tido como o principal tipo de joia usada como símbolo na hora do pedido.

O valor também não é uma regra, porque por mais que seja um momento único, a joia deve representar um sentimento e compromisso que não se destinam a um único público.

Do que são feitos os anéis de noivado

Ainda hoje, os anéis de noivado cravejados de diamantes são muito cobiçados. Mas vale lembrar que diamantes não são as únicas pedras que valem na hora de escolher um anel de noivado.

A escolha do metal e da gema que compõem o anel de noivado depende do gosto e do que você deseja que a joia passe para a pessoa amada. Pedras preciosas e semipreciosas não faltam na hora de escolher o anel que você irá dar para sua futura esposa. Ainda é possível fazer distinção ao escolher a pedra de acordo com a forma que ela é lapidada, tamanho e número de pedras que irão ter no anel.

Anel de Noivado

E por falar em número de pedras, até isso traz um simbolismo para o seu anel de noivado. Os anéis de uma pedra representam a unidade que aquele compromisso trará para a vida do casal, os tornando só um. Já os anéis de três pedras representam os estágios do amor dessas pessoas: presente, passado e futuro.

Qual o metal certo para compor o Anel de Noivado?

O metal que irá compor a joia também não é necessariamente um ou outro, isso varia mais do gosto dos noivos que de alguma tradição propriamente dita. Há quem prefira usar ouro, prata ou até mesmo outros materiais não tão preciosos como aço cirúrgico, por exemplo.

Não há dúvidas que o ouro seja o material mais tradicional na fabricação dos anéis de noivado. E seja ele de 18 ou 24 quilates, o dourado na mão direita ainda é uma pretensão para inúmeras noivas. Junto a ele, a prata vem ocupando seu lugar tanto pela sua beleza quanto pela nobreza de sua composição.

Da mesma forma, esses metais têm muita história quando se trata de joias. Mas eles não são os únicos materiais preciosos para se procurar ao escolher um anel de noivado para a pessoa amada.

O ouro branco, por sua vez, tem sido cada vez mais usado na confecção dessas joias. Composto de ouro convencional junto a outros metais que lhe dão a cor branca, esse material é responsável por dar um ar de nobreza a qualquer joia que seja feita dele. É um metal de tanta qualidade quanto qualquer outro supracitado e isso pode ser atestado pelo valor que as joias produzidas com ele possuem.

Além do ouro branco, o ouro rosé tem tomado seu espaço nos últimos anos nas cerimônias de noivado e pedidos de casamento. Tem uma cor rosada, romântica e feminina que fazem com que qualquer um se atraia por suas peças.

Anel-de-Noivado
Anel de Noivado

Quando usar e como usar o anel de noivado?

O pedido de casamento é um dos momentos mais emocionantes na história de amor de um casal. Portanto deve ser pensado como algo a ser contado para as futuras gerações.

A joia que é escolhida para ser usada a partir desse momento até os votos do matrimônio também tem seu valor, que por sua vez é fundamental para que se complete conforme manda a tradição.

No entanto, até para aqueles não tão tradicionais, uma dose de romantismo sempre é bem-vinda. Os modelos de anéis de noivado são inúmeros, e cada um pode representar a individualidade que o casal almeja, se for o caso.

O anel é usado no dedo anelar da mão direita, por uma lenda romana antiga que contava que o dedo anelar esquerdo possuía uma veia que se ligava diretamente ao coração, e assim, surgiram as alianças. Para diferir o tipo de compromisso socialmente, há uma convenção que as alianças e demais anéis de compromisso sejam usados no dedo anelar direito até o casamento, quando se usa a joia no dedo anelar esquerdo.

Quais os modelos de anéis de noivado mais usados?

De modo geral, os modelos de anel de noivado que mais são usados hoje são anéis feitos de ouro, seja ele branco ou dourado convencional. Além disso, conforme os anos passaram a moda dos anéis de noivado se renova e muda constantemente.

Apesar do que diz a tradição, cada vez mais pessoas tem aderido a anéis na cor ouro rosé. Feito de cobre, prata e ouro dourado tradicional, esse metal traz um ar delicado e romântico para suas peças e desde a Rússia do século XIX tem sido um grande atrativo para um imenso número de casais apaixonados. É o tipo de joia que pede um cristal discreto, como o diamante por exemplo.

Aqui estão alguns tipos de anéis de noivado

Um exemplo bem clássico de anel de noivado é o solitário, que tem apenas uma pedra, projetada para cima com pequenas garras o segurando em um anel de aro fino. É um anel muito romântico, e em geral sua gema é um diamante, apesar de que é possível encontrar outras pedras no seu lugar.

Além disso, um dos mais usados são anéis clássicos de três pedras. São discretos e foram utilizados pela nobreza britânica nos seus últimos eventos de compromisso. As pedras possuem significado e trazem elegância e muito bom gosto para a joia.

Também há aqueles noivos que gostem de alguma extravagância, o que de fato não deixa de ser muito bonito e elegante. Anéis com pedras maiores, ou até mesmo cravejados de diamantes ainda são o sonho de muitas noivas e podem sim ser anéis de extremo bom gosto.

Alguns casais procuram sair do tradicional adicionando cor às suas joias. E é aí que outras pedras preciosas tomam destaque, com ênfase no rubi e na esmeralda. Essas gemas além de serem resplandecentes, tem um caráter nobre, que traz uma beleza especial ao momento e ao noivado como um todo.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!