Pode Usar Aliança de Prata no Noivado?

Pode usar Aliança de Prata no Noivado?

Aliança de Prata no Noivado: Sabemos da importância de marcar o vínculo do casal, desde o momento do namoro até o casamento. A aliança é uma maneira de informar a todos sobre o compromisso entre duas pessoas. Não é à toa, que muitos casais ficam na dúvida de qual é a aliança correta para o namoro, para o noivado e para o casamento. Muitos casais querem saber qual a diferença entre as alianças e o que cada uma representa para o momento vivido.

E não é só isso, qual o metal correto para cada ocasião: ouro, ouro branco, prata. Qual o momento certo para usar cada um deles?

Antes de tudo é importante já esclarecer: você pode usar tudo o que te faz se sentir à vontade. Não importa o modelo, o tamanho ou o metal escolhido para a ocasião, o casal é livre para fazer a escolha que lhe couber.

Portanto, estamos aqui para ajudar e explicar um pouco sobre a história das alianças, mais em específico sobre a aliança de noivado. Se você tem dúvidas se ela pode ser de prata, leia as próximas linhas que vamos te contar.

A aliança de noivado

As alianças de noivado são joias utilizadas há tempos para simbolizar a união de um casal. Em geral, é utilizada no dedo anelar da mão direta para então, só na cerimônia de casamento, se passada para a mão esquerda.

A história das alianças de noivado vem de um tempo muito longe, lá atrás. Cerca de 2000 anos. Ela aparece com os egípcios que já utilizavam anéis para simbolizar a união duradoura de um casal, mesmo que eles utilizassem outras religiões para representar tal união.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Quando Alexandre, o Grande, dominou de forma massiva o mundo antigo, esse costume chegou até os gregos. Haviam descoberto o magnetismo dos metais, e passaram a utilizar também um anel de ferro imantado no dedo anelar esquerdo.

Contudo, o anel servia como um aviso de que “aquela mulher já pertencia a algum homem e de que aquele homem também já pertencia a alguma mulher”.

Uma rápida curiosidade: a escolha do dedo anelar pelos gregos tem como justificativa uma crença antiga de que existe uma veia que liga o dedo anelar esquerdo direto com o coração. É a “vena moris”.

No entanto, o ferro imantado, dotado de magnetismo, servia para reforçar essa ideia, o sentimento de união do casal, forte e poderoso, como o magnetismo.

Qual mão eu uso a aliança de noivado?

O uso dessa aliança, representa tanta coisa e com uma intensidade tamanha. É lindo o momento em que um casal resolve noivar e com isso trocar alianças. E esse momento pode ser celebrado de duas maneiras. Vamos olhar para cada uma delas

A aliança de noivado é uma tradição muito forte no Brasil. Muitos casais ficam noivos com as alianças de casamento e que serão as mesmas usadas após o casamento. Enquanto perdurar o noivado, o casal usará as alianças no dedo anelar da mão direta.

No entanto, é após o casamento que as alianças irão trocar de mão e irão para a esquerda, sinalizando assim que o compromisso assumido com o noivado, foi concretizado com o casamento.

Já o uso do anel de noivado, é uma tradição bem forte para o público norte americano e vem ganhando espaço entre os casais brasileiros. Em geral esse anel é utilizado pela noiva, no dedo anelar da mão esquerda.

Em Qual Mão usar
Em Qual Mão usar

O que representa o anel de noivado?

O uso do anel de noivado representa o pedido de casamento, o momento em que o casal decide dar um passo adiante no relacionamento.

Dessa maneira, a noiva irá utilizar o anel desde o pedido de casamento até a celebração do casamento. Aqui, quando o casal decide usar um anel de noivado, e não as alianças, o noivo fica todo o período do noivado, sem usar nada nas mãos. Caso ele tenha um anel de compromisso ou aliança de namoro, o noivo pode optar por continuar a usá-lo na mão direita, no dedo anelar.

No entanto, no dia da cerimônia de casamento, o anel de noivado irá ficar preso pela aliança de casamento, na mão esquerda, no dedo anelar. Há quem prefira passar o anel de noivado para a mão direta e deixar a aliança de casamento, sozinha na mão esquerda. Não existe uma regra para isso.

Existem os casais que preferem prender a aliança com o anel de noivado. Como a aliança é uma joia que dificilmente é retirada dos dedos e, o anel de noivado pode ser retirado em algumas ocasiões, alguns casais optam por deixar nessa ordem visando também a praticidade no dia a dia.

Sobre o anel de noivado, vale uma dica: como vimos o anel de noivado pode ou não trocar de mãos. Normalmente os dedos de uma mão não possuem o mesmo tamanho da outra mão (mão esquerda pode ser mais grossa do que a mão direita e mão direta pode ser mais grossa que a mão esquerda).

Em razão disso, é preciso ter cuidado com o tamanho do anel de noivado. Recomendamos que a medida do anel, seja a mesma medida do dedo que irá usá-lo em definitivo. Isso porque existem anéis de noivado que não permitem ajuste no tamanho.

Afinal, a aliança de noivado pode ou não ser prata?

É na aliança de prata que a maioria dos casais começam migrando para uma de ouro quando o relacionamento evolui para um noivado ou casamento.

Mas nem sempre foi assim. Saiba que a primeira aliança utilizada em uma cerimônia matrimonial foi uma joia de prata, e seguiu desta maneira por muitos e muitos anos ainda.

Hoje, as alianças de ouro para o noivado, são a primeira opção de quase 80% dos casais antes esse número era de 95%, então podemos ver aí uma leve mudança de tendência.

Não entenda mal, já mencionamos antes que você pode usar o que quiser, vamos apenas demonstrar aqui que você pode sim usar aliança de prata para noivar. Veja:

O preço da prata ainda é menor que o ouro e, como sabemos, para casamento o ouro ainda é o escolhido por 100% dos casais na hora da cerimônia, então essa pode ser uma das razões para os casais escolherem a prata no momento do noivado.

A variedade da prata

A prata é facilmente manipulada e isso permite que uma enorme variedade, exclusividade e autenticidade no momento da escolha da aliança. É um metal extremamente maleável e permite um acabamento – polimento ou aplique de texturas.

Ainda, como será uma aliança que pode vir a ser substituída, escolhendo uma aliança de prata para o noivado, o casal, se essa for da vontade claro, vai poder trocar o modelo com uma maior facilidade, e com isso para o casamento, vão poder ter uma joia que combine totalmente com o momento desse enlace lindo.

Entretanto, se vocês têm receio que a prata seja um material que não se valoriza, precisamos informar que essa é uma percepção errada. A prata, semelhante ao ouro, tem se valorizado dia a dia. Em apenas 1 ano, seu valor triplicou, e vocês se quiserem podem se beneficiar disso.

Há pelo menos 8 anos atrás o ouro custava 1/3 do valor de hoje (e realmente quem pretendia comprar ouro nessa época e não o fez, tem um leve arrependimento).

Alguns casais já analisaram a oportunidade e passaram a comprar prata esperando que o metal se valorize ainda mais. Vocês podem tanto investir em títulos de prata, comprando o metal de negociadores confiáveis ou comprar uma joia em prata. Para quem deseja investir, é um bom negócio.

 Mas aqui entre nós, esse não deve ser um tópico a ser considerado tão fortemente quando vocês vão adquirir as alianças de noivado. Fica apenas como uma curiosidade.

Então eu não posso usar ouro?

Pode sim, se esse for o desejo de vocês. Aqui trouxemos somente algumas curiosidades do porque não tem problema algum se vocês escolherem a prata para noivarem. O importante é que vocês conversem entre si, analisem se você tem o mesmo pensamento sobre adquirir as alianças de noivado em prata.

Discutam os modelos (que são muitos) e que podem ser com diamante, um ou mais, grossas ou finas, lisas, tradicionais, anatômicas e até quadradas ou até mesmo, totalmente personalizadas, como por exemplo uma aliança que tenha a gravação da digital do parceiro. Veja que os modelos são inúmeros e por isso, vocês precisam conversar bastante.

A vontade do casal prevalece

Bem, agora vocês já sabem um pouco da história das alianças de noivado, o que elas significam e que vocês podem sim usar uma aliança prata. Já demos uma boa bagagem para que vocês conversem e decidam qual a joia vai simbolizar esse momento que é um momento muito importante para o casal.

Afinal, o noivado é um passo importante antes do casamento, é no noivado que em geral, as famílias se aproximam, o casal se junta ainda mais e os detalhes da cerimônia são discutidos. Curtam muito esse momento e não esqueçam: usem o que fizer sentido para vocês e sejam felizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *