O Que é Aliança de Namoro?

Saiba Tudo Sobre a História das Aliança de Namoro, o Que é, Qual Significado, a Maneira Certa de Usar, Como Escolher e Muito Mais
Aliança de Namoro
Aliança de Namoro
Conteúdo

Aliança de Namoro: Você já deve ter ouvido falar em aliança de namoro ou aliança de compromisso. As duas referem-se a mesma joia. Então ao falarmos aliança de compromisso ou namoro, é exatamente a mesa coisa. Essa, em geral, é a primeira joia que o casal troca. Carrega o símbolo de um compromisso, de uma vontade legítima do casal de demonstrar seu amor e fidelidade e também de afirmar o propósito de que o namoro alcançou um patamar mais sério para ambos.


No entanto, a aliança de namoro também carrega consigo o símbolo de um amor novo, porém mais sério para ser oficializado por uma joia. Uma aliança representa sempre a união e o compromisso entre duas pessoas.

Muitos imaginam que uma aliança de namoro não é algo que possui uma seriedade. Usar uma aliança de namoro significa que a relação é forte e ambos se comprometem no esforço para que o amor cresça e traga muita felicidade. Assim, a aliança de compromisso serve para os casais que atingiram um nível de maior estabilidade no relacionamento.

Definição de aliança e o seu significado

Tendo sua origem no latim “alligare”, a palavra aliança significa união. Então, uma aliança é um acordo, um pacto. Quando o casal decide usar uma aliança estão demonstrando que possuem um compromisso sério, para ambos e perante a sociedade.

A aliança pode ser usada por casais de qualquer idade e, em todos os tipos de relacionamento. A aliança de compromisso, geralmente é um objeto mais simples, tendo o foco da sua beleza em seu significado, mas nada impede que o casal opte por uma joia mais elaborada. Pode conter pedras ou detalhes em outras cores ou materiais.

O uso da aliança de compromisso não é um costume muito antigo, entre os casais brasileiros. O mais comum e antigo era começar a usar a aliança quando ocorre a celebração do noivado. Isso vem mudando nos últimos anos, o número de casais que passaram a utilizar esse símbolo para sinalizar o relacionamento, aumentou consideravelmente.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Portanto, como estamos falando de uma joia que aparece no início do relacionamento do casal, é comum o ouro não ser utilizado. O namoro em si, é algo bonito e que chama a atenção, porém, ainda não tão sólido quanto um noivado ou um casamento. O metal mais tradicional utilizado é a prata.

O metal prata

A prata também é um metal nobre e as peças classificadas como prata 925 ou 950 são classificadas como joias. A prata também é muito mais acessível do que o ouro (esse metal é encontrado com muito mais abundância no mundo) e em razão disso tem um preço mais atraente.

Trocar alianças de prata é um ato simbólico muito importante. As alianças de compromisso, em prata representam que a peça é uma joia, portanto tem seu valor material. Além de todo o significado simbólico que existe por trás da peça, que demonstra união, afeto e compromisso de ambos. Também representa algo belo, forte e brilhante.

Outros metais também são utilizados como ródio, aço cirúrgico ou tungstênio, porém para seguir a tradição e independente do material escolhido pelo casal, a aliança de namoro em sua grande maioria, tem a cor prata.

Um pouco de história

A história diz que a aliança de namoro é uma derivação das alianças de noivado e de casamento. Durante um tempo, somente os casais que estavam noivos ou casados utilizavam alianças que simbolizavam compromisso nos dedos. Com o tempo, esse costume também passou para os casais que estavam namorando e completamente apaixonados.

As alianças são antigas na história da humanidade, as alianças de casamento são encontradas entre culturas ancestrais como a dos hindus, os romanos, os egípcios. Agora, sobre as alianças de compromisso, não foi possível ainda determinar o período do seu surgimento, mas o que se sabe é que é um costume contemporâneo.

A aliança como símbolo de um compromisso amoroso tem sua tradição na Europa medieval, onde inicialmente somente as mulheres utilizavam a joia, somente depois esse virou um costume também entre os homens.

Jeito certo de usar a aliança de namoro

Antes de falarmos sobre o jeito de usar a aliança, uma pequena curiosidade: os jovens possuem a preferência pela prata por considerarem esse um metal tão ou até mais bonito do que o dourado do ouro, sendo possível encontrar uma grande variedade de joias lindas em prata.

O uso da aliança de namoro, na mão direita e no dedo anelar não é uma convenção. Cada casal escolhe como quer utilizar a joia, porém esse é o jeito mais comumente encontrado.

Algumas teorias afirmam que sempre se utilizou a aliança de casamento na mão esquerda porque ela ficaria mais próxima do coração. Na mão direita ficaria a aliança que demonstra o amor e o compromisso – namoro ou noivado – e quando confirme o desejo de viver eternamente juntos – casamento – a aliança passa a ser utilizada na mão esquerda.

Outra história sobre o uso da aliança no dedo anelar é a de que os casais escolhiam esse dedo, pois acreditava-se que ele possuía uma veia que é ligada diretamente ao coração.

Em Qual Mão Usar?
Em Qual Mão Usar?

Existe uma hora certa para usar a aliança de namoro?

Aqui temos uma dúvida de vários casais: quando é hora de usar uma aliança? No início do namoro, normalmente e isso não é uma regra, os casais são mais inseguros com relação ao sentimento do parceiro ou dos próprios sentimentos. Ainda é um momento onde os dois estão se conhecendo.

Por isso pode existir um receio sobre o uso da aliança, por achar que podem estar indo rápido demais. Aqui precisamos falar uma coisa: não há uma regra sobre quando é a hora certa. A tal hora certa, é quando o casal decidir que deve usar a joia. E só.

Como escolher o modelo de aliança de namoro

Novamente aqui não existe uma regra. A escolha da aliança de compromisso é uma escolha do gosto do casal, personalidade e qualquer outro critério escolhido pelos dois. Mas traremos algumas dicas aqui que podem ajudar vocês na decisão.

No entanto, já mencionamos alguns metais que são utilizados na confecção das alianças de compromisso. Entre os mais comuns estão a prata e a aliança de aço, mas podem ser confeccionadas utilizando moedas antigas ou com uma mistura de metais. Ainda, podem ter detalhes com pedras preciosas.

Agora vai uma grande dica: veja se as alianças irão combinar (se são realmente do mesmo modelo). Para não ter risco relacionado ao tamanho da aliança você pode medir com uma linha o dedo de cada um e levar quando for comprar a aliança.

O que gravar na aliança de namoro

Gravação é uma tradição que acompanha todas as alianças: de compromisso (ou namoro), de noivado e de casamento. Por isso também é importante que o casal já tenha uma ideia do que irá gravar quando forem escolher sua aliança de namoro.

O mais tradicional é que a aliança tenha o nome de um gravado no do outro. Ou seja, o nome do parceiro gravado na aliança da parceira. Mas hoje em dia é possível comprar a aliança com letras ou símbolos já gravados.

Mas, se você adquirir uma joia que não tenha nenhuma gravação, usem a criatividade. Vocês podem gravar além dos nomes, só datas, iniciais, mensagens diferentes ou que se complementem.

Apenas tenham em mente que, em alianças muito finas, a gravação de palavras ou desenhos ficará menor, o que pode prejudicar um pouco na hora de enxergar o que está dentro dela (ou fora se for a opção do casal).

Alguns fabricantes já incluem o serviço de gravação na hora da venda. No entanto como isso não é uma regra, vale a pena conferir a fim de evitar um aumento de gastos na hora da compra.

Alianças de compromisso alternativas

Entre alguns casais que gostam de uma tradição, porém com um toque moderno ou diferente, vemos uma tendência com o uso de piercings no lugar das alianças. Ao contrário da tatuagem, os piercings podem ser removidos com uma maior facilidade e não deixam cicatrizes permanentes na pele dos dedos dos casais.

Sabemos que o valor simbólico do uso da aliança é muito grande, mas ao optar por fazer uma tatuagem se houver um término inesperado, o processo para remoção de uma tatuagem é muito longo e muito caro.

Ao optar pelo usar de um piercing, os apaixonados podem tirar sem grandes sofrimentos. Uma vantagem que o piercing tem sobre o anel é que não é necessário tirar o acessório a todo o momento. Por outro lado, tem um processo de cicatrização logo e dolorido.

Seja qual for sua escolha, tradicional ou moderna, prata ou outro metal, ao escolher usar uma aliança de namoro, o casal firma o compromisso de sentimentos tais como a fidelidade, o amor e a maturidade do relacionamento.

Afinal a aliança é o símbolo do infinito dos casais, pois trata-se de um círculo, sem início nem fim.

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!