Anel de Debutante: O Que é Essa Joia e o Que Ela Significa

Saiba Tudo Sobre o Anel de Debutante, Qual o Significado, a Tradição, Como Escolher e Outras Dicas e Curiosidades que Você Precisa Saber
Anel de Debutante
Anel de Debutante
Conteúdo

Anel de Debutante: Festas de 15 anos sempre são emocionantes e apesar de que ao longo do tempo seu significado mudou, ainda parecem ser passagens de uma fase da vida para outra.

E na composição de uma bela festa, uma roupa que se destaque e a celebração de vida junto à família e amigos, o anel de debutante tem seu papel fundamental para celebrar ainda mais essa passagem.

Esse ritual é um costume antigo e é de suma importância na vida de muitas mulheres que desejam celebrar essa data tão importante. É mais que um aniversário, representa maturidade.

O anel de debutante, é um aspecto muito tradicional das festas de 15 anos e ainda que possua preferências comuns, ao longo do tempo sofreu modificações. Hoje as festas de debutante não são parte obrigatória da vida social de uma mulher.

Afinal, qual o significado do anel de debutante?

É um presente oferecido pela família da jovem que está completando seus 15 anos. É um símbolo de afeto com alto valor sentimental que demarca a passagem da infância para a vida adulta.

Apesar de não ser mais tão tradicional quanto foi um dia, o anel de debutante é de uma beleza exímia. Além da simbologia de receber o presente na festa de aniversário, a entrega do anel pode carregar o peso de ser a primeira joia que aquela jovem vai receber perante a sociedade.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Hoje a entrega do anel é opcional dentro dos bailes de debutante. Muitas famílias optam por outros presentes para serem dados nesses momentos, como brincos, colares ou até mesmo um conjunto com todas essas joias juntas.

Embora não seja uma obrigação que a festa aconteça, o anel de debutante é um emblema, que poderá ser carregado por toda a vida para sinalizar o amor da família por aquela pessoa.

De onde vem a tradição do anel de debutante?

O termo debutante já vem da palavra francesa debutant que na sua tradução literal significa principiante. Ao longo da história os bailes de debutante funcionavam como um rito de passagem social que separava a vida de uma mulher entre a infância e a idade adulta.

Essas festas iniciaram na segunda metade do século XVI nas regiões da Europa onde hoje ficam a Alemanha, a França, a Inglaterra e a Áustria. A tradição começou quando as famílias nobres procuravam uma maneira de formalizar a transformação para idade adulta daquela determinada pessoa.

Tempos atrás, uma das funções do baile era apresentar pretendentes à jovem, além de ser um marco social para que ela pudesse se vestir como adulta. As relações entre gêneros também costumavam mudar bastante após a celebração do baile de debutante.

Essa foi uma forma das famílias nobres tornarem célebres as alianças entre seus filhos, além de ser uma demonstração de status umas para as outras. Hoje, o simbolismo dos bailes de debutante mudou, sendo um momento de celebração da maturidade, orgulho e amor da família por aquela jovem.

Tradições Originais

No entanto, algumas tradições originais dos bailes de debutante ainda seguem sendo bem comuns nessas festas. Algumas décadas atrás, por exemplo, era comum que a aniversariante trocasse de roupa durante a festa, mudando de um vestido mais infantil para um adulto. Hoje a troca de vestido durante a festa pode até acontecer, mas não com o mesmo intuito que acontecia antes.

Outra tradição antiga é a da valsa com o pai da jovem. O tipo de dança na Europa variava de acordo com a região, mas a valsa acabou por tornar-se um padrão nos bailes de debutante. A dança acontecia logo após a troca do vestido, que era feito para esse fim, depois de recepcionar os convidados.

A dança no baile de debutante segue sendo um momento presente e muito importante da festa. Porém, hoje não é necessário dançar com o pai da aniversariante, podendo ser um amigo, irmão ou até uma celebridade contratada.

O Anel de Debutante e o Baile

Além disso, o tão sonhado anel de debutante também é uma tradição antiga. Nesses bailes originais, feitos para mostrar as moças para a sociedade, o pai da jovem entregava a ela um anel para demonstrar que agora ela poderia receber confiança como uma mulher adulta. Isso, porque em geral, era a primeira joia da vida de uma mulher, já que não poderiam ser confiadas joias à crianças.

Os bailes de debutante saíram da Europa e ganharam o mundo no século XVIII, após a Revolução Francesa, devido à fuga das famílias nobres da sua terra natal. Nas colônias como Estados Unidos, a moda pegou rápido e se tornou algo muito tradicional a ser feito na vida de uma jovem.

No Brasil, os bailes de debutante foram uma febre na década de 50. As famílias faziam bailes e ofereciam anéis às suas filhas, tanto para vê-las felizes quanto para demonstrar algum poder capital.

Com a inflação das décadas seguintes, muitas pessoas passaram a fazer festas coletivas.

Hoje em dia no Brasil, a  festa de debutante ainda carrega significado ancestral, com maior demonstração de amor e afeto à jovem e menor impacto social para seus pais. Um momento de explanar felicidade e afeto entre a família e os amigos.

Como escolher o anel de debutante?

Para escolher uma joia tão cheia de significado é necessário que se tomem alguns cuidados. Logo, é adiantado que não existem regras do tipo de anel que será oferecido como presente, apesar de que alguns são mais comuns e mais usados que outros.

Em geral, o anel de debutante é usado no dedo anelar da mão direita, apesar de que muitas pessoas prefiram usar no dedo médio da mão direita, a fim de evitar confusões sociais com um anel de noivado.

Os anéis de debutante mais usados são os no estilo solitário, com uma única pedra, sustentada por seis hastes, e fabricado em ouro, prata ou ouro branco. A todo modo, apesar desse estilo ser mais clássico, hoje já não é mais seguido à risca e outros anéis podem tomar seu espaço sem perder o brilho e a elegância.

A escolha da joia certa

A joia certa se atente à personalidade e ao estilo da aniversariante. Aliás, o ato de presentear com uma joia representa uma preocupação especial com aquela pessoa, então nada melhor que uma joia especialmente pensada na jovem ou até mesmo feita de forma especial para ela, se for o caso.

Antes de mais nada pense em que tipo de joia você gostaria de comprar. É claro que joias com materiais nobres como a prata, o ouro ou o ouro branco tem um ar de nobreza e especial cuidado ao serem objeto de presente. Mas também é inegável que são bem caras e podem ser um grande custo para a família que já arca com as despesas do baile de 15 anos.

Se for possível a entrega desse tipo de joia, melhor ainda! Mas se não for, existem outras opções de joias de excelente qualidade e alta categoria. Ao escolher, pense nos detalhes que a aniversariante gostaria de receber na sua joia. Se ela for mais clássica, um solitário tradicional pode ser uma boa pedida, se gostar de algo mais extravagante, também haverão opções que se adequem.

A entrega da joia de debutante

A entrega dessa joia pelas mãos do pai, da mãe, ou de qualquer outra pessoa que irá entregá-lo carrega profundo valor sentimental. Portanto, prever a reação da debutante perante o presente faz parte de idealizar uma joia perfeita que irá durar por muito tempo na memória, além de estar fisicamente com a jovem.

Hoje uma grande tendência dentre os anéis de debutante são os petit anéis, seguindo uma tendência mais minimalista. Nisso se pode enxergar o anel de debutante como um acessório que casaria melhor com outras roupas além do vestido usado durante a festa de 15 anos.

Escolhida a joia perfeita, produzida com o material ideal, de pleno agrado da aniversariante, é hora de escolher um local que possa vender ou produzir um anel de qualidade, com bom detalhamento, bons materiais e cuidado no acabamento.

Além disso, joias são coisas a ter muita cautela ao comprar, tanto pelo seu valor financeiro quanto pelo significado emocional. Um bom designer de joias, uma boa joalheria, muito carinho na escolha do presente e com certeza você escolherá a coisa certa!

Alianças de Casamento

Alianças é na Maior Loja de Alianças do Brasil!