Zircônia é o nome dado a um tipo de metal raro que se encontra na natureza, também conhecida como dióxido de zircônio. A beleza da pedra zircônia se assemelha ao diamante, sempre muito valorizado pelos joalheiros, porém a zircônia desperta o interesse deles, pois passaram a tratá-la e utilizá-la na fabricação de suas jóias.
Existem duas variações:
- A natural,
- A sintética.
A natural é quando a pedra zircônia é encontrada na natureza, já a sintética é conhecida como zircônia cúbica, sendo uma variação feita em laboratório.
A diferença entre o diamante e a zircônia é que o diamante é um tipo de mineral natural muito raro, já a zircônia é um mineral sintético, portanto mais fácil e mais barato de se conseguir.
Para saber se a zircônia é verdadeira existem alguns aspectos para analisar:
- Peso – Geralmente são mais pesadas, se forem leves é motivo para desconfiança.
- Cor – uma das características desta pedra é que ela reflete as cores do arco-íris de uma só vez, quando exposta à luz direta.
- Formato – por sua produção, se passar num laboratório acaba tendo um formato mais certinho, tornando bem fácil a identificação deste tipo de pedra, pois sua forma se apresenta perfeita.
O Uso da pedra zircônia nas joias
É possível fabricar muitas joias incríveis com a pedra zircônia. Utilizar este tipo de acessório é sempre possível, não importando o estilo e a ocasião. Portanto, zircônia é uma gema que se fabrica em laboratório imitando o diamante.
Por sua característica, essa pedra é muito utilizada na produção de semi jóias, não sendo, porém, de qualidade inferior ao diamante.
A zircônia pode aparecer em qualquer criação de indústria de folheados, sendo utilizada nas mais diversas peças. Os joalheiros gostam muito desta pedra por ter um excelente custo benefício, pois além da durabilidade ainda se assemelham a perfeição do diamante.
Joias que utilizam a pedra zircônia
Algumas características da pedra zircônia são bem interessantes. Uma delas é a sua semelhança com o diamante, sendo assim, uma produção sintética.
Outra característica e também vantagem é ser encontrada por preço mais acessível do que as jóias produzidas com o uso do diamante.
Por ser versátil ela pode possuir várias cores, já que as suas cores podem sofrer alterações durante sua produção.
A pedra zircônia é utilizada na confecção de várias jóias tais como:
Muitas vezes, as semi jóias deixam as pessoas impressionadas por sua beleza. Isto acontece devido além de possuírem um acabamento perfeito, serem confeccionadas com materiais de alta qualidade. A zircônia é um ótimo exemplo disso.
Ela é uma pedra fabricada em laboratório com características idênticas ao diamante, sendo assim muito usada em semi jóias e acessórios.
As pessoas que compram semi jóias podem até não saber, mas estão presentes em diversas delas. Podem, então, por assim se dizer que são os diamantes dos folheados.
Devido à Zircônia ter uma beleza quase idêntica à peça preciosa, pode ser uma alternativa muito popular do diamante.
Seu brilho é bastante intenso e seu valor é mais baixo do que os diamantes, sendo, portanto, uma boa opção para quem não pode gastar muito.
Por vários aspectos iguais aos diamantes, essa gema sintética acabou se tornando, assim, uma das principais opções dos designers de muitas joalherias, mas, principalmente, semi jóias.
A presença de zircônia nas semijoias
A zircônia pode ser considerada o verdadeiro diamante de todas as semijoias, devido a ter um padrão sempre idêntico e características semelhantes a da pedra preciosa.
É muito utilizada na cravação de brincos, colares, anéis e pulseiras.
A produção de anéis é bastante beneficiada pelo brilho e beleza da zircônia cúbica.
São exemplos de semijoias que possuem a zircônia como enfeite os aparadores dos quais fazem parte os modelos solitários, meia aliança e anel chuveirinho.
Essa pedra sintética mostra também versatilidade na produção de maxi brincos de festa e modelos casuais, mas com um pouco mais de estilo. É o caso dos pontos de luz.
Pode – se ainda levar em consideração uma das características da zircônia cúbica ou sintética, bastante apreciada que são as cores nas semi jóias. Desde o elegante branco ao mais sofisticado preto, até as cores alegres como verde e vermelho. Ela se adapta a todas as situações, combinando com vários looks.
Como iniciou o uso da zircônia
Os desbravadores acreditavam, assim, que a pedra os protegeria contra malfeitores da noite e muitos outros riscos. Também acreditavam que essa pedra, após sua lapidação, trazia riqueza e a possibilidade de um sono tranquilo.
Já na Idade Média, foi utilizada para que se alcançasse a introspecção. Ela servia, então, como amuleto para os navegadores e exploradores que viajavam em busca de outras terras.
Acreditava-se também que trazia paciência, paz, sossego e entendimento. Mesmo nos dias atuais há pessoas que utilizam a zircônia para a finalidade de meditação.
Diz a lenda que a zircônia teria sido um anjo guardião vindo ao mundo na mesma época de Adão e Eva.
O zircônio é bem resistente à corrosão e temperaturas altas. Uma grande parte do zircônio encontra-se na indústria nuclear. Um cientista chamado Martin Klaproth descobriu esse elemento.
O alto ponto de fusão do zircônio faz com que ele seja uma alternativa para a fabricação de materiais refratários como cerâmica, tenaz, facas mais afiadas que o aço, vidros entre outros. Na natureza, as zircônias estão presentes com o formato de um mineral raro chamado baddeleyíta, o qual é cristalizado.
Por que comprar zircônia e não diamante?
A jóia de zircônia tem como objetivo ser uma alternativa mais econômica do que o diamante, pois sua produção se passa em laboratório.
É uma pedra extremamente brilhante, muito resistente e considerada uma das melhores imitações dos tão apreciados diamantes. Por esse motivo, enobrece as peças que possuem banhos, sendo assim muito bem aproveitadas mesmo em joias verdadeiras.
Pode – se apresentar três motivos que justificam o investimento em lindas peças confeccionadas com esta pedra:
- Durabilidade das joias de zircônia.
- Aproveitamento do brilho das pedras,
- Investimento em pedras que se assemelham ao diamante.
Durabilidade das joias de zircônia
Existem muitas pedras que tentam se aproximar do brilho e da elegância dos diamantes. No caso são os strass, cristais e as zircônias.
As pedras que tem sua produção em laboratório, as zircônias, são bastante duráveis, transparentes e brilhantes. Por esse motivo, então, além das semijoias, encontram-se cada vez mais na joia verdadeira também.
Outro aspecto que chama atenção é a perfeição de sua forma, tornando, assim, mais um diferencial para a escolha dessa pedra.
Aproveitamento do brilho das pedras
Outra vantagem das joias feitas com zircônia é o brilho que essas peças possuem. Certamente, de todas as opções para buscar uma pedra que se assemelha ao diamante, esta é a melhor delas, pois estas pedras trazem, assim, mais brilho e transparência.
Se o objetivo de uma pessoa é o desejo que sua joia chame atenção, realmente as peças que possuem as gemas de zircônia não passarão despercebidas.
Inegavelmente podem ser um par de brincos, um ponto de luz ou até mesmo um anel, e tenha a certeza de que trarão a beleza esperada.
Investimento em pedras que se assemelham ao diamante
Muitos brincos produzidos com zircônia com certeza são muito bonitos e não é raro que seja possível confundir com diamantes.
A semelhança é tão grande que nem os olhos mais treinados conseguirão perceber a diferença.
O que muitos não sabem é que, muitas vezes, encontram-se réplicas muito caras. Muitas celebridades, então, desfilam suas peças nos famosos tapetes vermelhos de eventos do mundo todo.
Por esse motivo, é um ótimo investimento como, por exemplo, uma jóia em ouro com zircônia, não tendo que se preocupar se o material irá diminuir o valor da peça.
Acontece o oposto, a zircônia pode aumentar o requinte, a elegância e o charme de suas joias.
As pedras da zircônia em semijoias
Outro excelente investimento também é a aquisição de anéis de zircônia, são excelentes alternativas quando se trata em adquirir um produto com qualidade, porém com preço mais acessível do que o cobrado pelos diamantes.
Se parecem com as pedras originais, valorizando qualquer preço com seu brilho e elegância sem igual.
As zircônias em sem jóia assim como em joias verdadeiras, são bastante duráveis, se cuidá-las muito bem, permanecem impecáveis durante muito tempo.
Das pedras que tentam se aproximar do diamante a zircônia é sem dúvida a que mais consegue, porque apesar de sua produção se passar em laboratório, são muito brilhantes, transparentes e duráveis.
Não esquecendo de que existem também as naturais, as verdadeiras, que são de um valor mais alto, pois utilizam em jóias preciosas.
Para durar a vida toda, as conserve, então, de maneira adequada.
As zircônias são muito semelhantes ao diamante trazendo brilho e elegância exclusivos, porém, com um valor menor na hora da compra.
Custo-benefício das joias com zircônia
A forma mais comum é a zircônia cúbica produzida em laboratório para imitar o diamante.
Pelas suas propriedades como dureza, cor, brilho e alta duração, utilizam muito na produção de acessórios femininos por um ótimo custo benefício.
Para quem adora acessórios que sejam brilhantes para usar em festas e ocasiões especiais tem-se, então, desde as peças menores para uso diário, até as peças maiores e com muito mais luxo.
A ótima relação de custo versus benefício, fazem as semijoias com zircônia uma ótima opção na hora de renovar seu porta joias, não deixando, assim, nada a desejar para as verdadeiras joias.
Existem, então, vários modelos de brincos, anéis, colares, pulseiras e pingentes facilitando bastante para fazer uma combinação perfeita no seu look.
Durabilidade da zircônia nas joias
Quem faz a opção de usar as semijoias finas tem consciência de todas as vantagens que elas podem proporcionar, como a enorme variedade de modelos, ótimos custo e benefício, qualidade excelente, muita durabilidade e ainda são antialérgicas.
Sua criação deve -se à semelhança a jóias, tendo a certeza de que a peça ofereça delicadeza e um perfeito acabamento.
Porém, na hora de comprar, é necessário saber escolher as melhores peças que ofereçam maior durabilidade, sejam bonitas e com um acabamento perfeito.
Sempre fique atento à conservação das peças, pois é importantíssimo para a durabilidade das mesmas, podendo durar para sempre como os diamantes.
Qualidade garantida nas semijoias
As semijoias finas são sempre de excelente qualidade, mas convém ficar atento aos detalhes para obter peças com qualidade superior conseguindo ultrapassar suas expectativas.
Para que uma peça seja uma semi joia ela precisa passar por um processo de banho ou folhagem em metais nobres.
No entanto, é essencial que fique atento em como se realiza este processo, para não se ter uma peça apenas com a aparência de uma joia fina, sem obter a qualidade desejada. Sendo assim, um teste de durabilidade pode ajudar muito.
Teste de durabilidade
As semijoias finas devem conter, no mínimo, três milésimos para garantir sua durabilidade.
Se ela contiver menos do que esses três milésimos, a sua durabilidade pode ser menor e rapidamente quem a comprar irá devolvê-la ou trocá-la. Também o seu brilho e os detalhes irão sumir com o passar do tempo, demonstrando assim ser um produto de péssima qualidade.
A qualidade da peça será maior, então, quanto mais camadas de banho ela tiver, fazendo com que a sua garantia seja muito maior do que as outras peças.
Portanto é imprescindível verificar sempre a procedência do banho, garantindo assim a sua qualidade.
Fique atento ao uso dos metais, pois os metais pesados como o níquel, cádmio e o chumbo não podem ultrapassar os limites pré-estabelecidos.
As peças confeccionadas com uma concentração maior do que o recomendado podem causar alergias e muitos outros problemas de saúde.
As joias feitas com pedra zircônia, portanto, são de imenso valor para quem quer uma peça deslumbrante, perfeita, durável e de excelente custo-benefício.