A olho nu pode não parecer, mas a zircônia e o strass são duas pedras extremamente diferentes. Essas divergências, é claro, implicam em outros fatores, como o custo-benefício, durabilidade, fabricação, conservação e etc.
Para a maioria das pessoas, no entanto, é muito difícil conseguir diferenciar uma peça da outra, as tornando passíveis de comprar algo por engano, ou até mesmo serem enganadas por vendedores de má-fé.
E como resolver isso? Bom, a Casa das Alianças preparou um artigo para você contendo as principais diferenças entre a zircônia e o strass, para assim, você nunca mais se confundir. Confira!
Principais diferenças entre zircônia e strass
Nem sempre prestamos atenção quando o assunto é sobre pedras preciosas, afinal de contas, na grande maioria das vezes, estamos em busca de presentear ou adquirir uma peça, então, o mais importante se torna a aquisição do produto em si. Mas a zircônia e o strass possuem bastante diferença, principalmente quando o assunto é qualidade e durabilidade. Assim, mesmo que você não deseje ser um expert no assunto, é importante se atentar a essas diferenças, pois elas surtirão um resultado diferente no final.
Por isso, de acordo com o seu objetivo, sabendo as principais diferenças entre estas duas pedras, você poderá fazer uma boa escolha, da qual não se arrependerá.
Veja as diferenças entre zircônia e strass
Ainda que seja uma pedra sintética, a zircônia é delicada, brilhante e de excelente qualidade. Ou seja, uma ótima opção para quem quer ter algo duradouro, mas não quer investir uma fortuna nisso.
Thank you for Signing Up |
Já o strass, é uma pedra mais barata, comumente utilizada em bijuterias e perde seu brilho e qualidade em pouco tempo. Apesar de seu preço baixo, não é a melhor opção quando o quesito é investimento e durabilidade do produto. Trata-se então de uma aquisição de uma peça que você não deseja guardar por muito tempo.
As duas são bastante parecidas visualmente, e podem ser facilmente confundidas. Por isso, abaixo você confere quais são as principais diferenças entre as duas pedras e como pode identificá-las, para que nunca mais confunda!
Fabricação da Zircônia e Strass
Zircônia
A Zircônia é considerada uma gema, que é produzida em laboratório para imitar um diamante. Por ter características semelhantes ao diamante, ela é a principal escolha para ser utilizada em semijoias.
Apesar de não ser uma pedra natural, as zircônias duram tanto quanto uma, portanto, sua qualidade é ótima. Mas, como tudo, os cuidados que cada um terá com a peça irá determinar a sua durabilidade e aparência ao longo dos anos.
Ela pode ser produzida em várias cores e custa em média R$ 30 por quilate.
Strass
Por outro lado, o strass é fabricado a partir de estilhaços de plásticos e vidros que são dissolvidos em pó de metal. Sendo assim, ele também é uma pedra sintética, porém o seu custo é mais barato. O efeito brilhante da pedra é produzido através de um revestimento de metal.
Dessa forma, a sua qualidade é inferior, e por sua fabricação o brilho pode se perder ao longo do tempo. O strass é usado principalmente em bijuterias e não pode ser cravejado na peça, pois é muito frágil. Esse processo levaria a pedra a se quebrar facilmente, por isso, ele é sempre colado na peça.
Por esses motivos, a zircônia é comumente encontrada em bijuterias e tem um preço mais baixo.
Durabilidade da Zircônia e Strass
Zircônia
Assim como foi dito acima, apesar de ser uma pedra sintética, a zircônia é feita para durar tanto quanto um diamante. Porém, tudo depende do cuidado que cada um terá com a sua pedra.
Vale ressaltar aqui que existem dois tipos de zircônia: as verdadeiras, que são mais utilizadas em jóias preciosas; e as sintéticas, que apesar do seu preço mais acessível agregam valor a uma jóia e podem durar a vida inteira.
Strass
Ao contrário da zircônia, o strass se desgasta facilmente. Quando entra em contato com a água, o brilho se perde e torna mais provável que a pedra se descole da peça.
Para evitar isso, é necessário ter cuidados maiores com o strass.
Conservação da Zircônia e Strass
Zircônia
A zircônia é uma pedra resistente, apesar disso, apenas guardá-la não é o mais indicado. Para manter o seu acessório com boa aparência e bonito por mais tempo você precisa ter alguns cuidados.
Lembre-se de depois de usá-la, sempre passar um pano para tirar a poeira e somente depois disso guardar na caixa.
Ainda, se tiver alguma mancha na sua pedra, uma boa dica é usar um sabonete neutro e uma escova de dentes para retirar. Nesse caso, quanto mais macia as cerdas da escova, melhor.
Strass
O brilho de strass é promovido por uma camada fina de metal em sua superfície, que quando entra em contato com a água se desfaz. Assim, a aparência e qualidade da pedra se perde facilmente com o tempo.
Uma boa dica para o tempo durar mais, é passar uma camada fina de base para unha nas pedras. Ainda assim, o mais indicado é que você evite molhar a pedra em qualquer circunstância.
E mais
Se a sua joia é folheada, significa que você deve prestar constante atenção para que ela não entre em contato com substâncias que possam prejudicar a sua durabilidade.
Evite usar hidratantes ou perfumes quanto usa a peça, ou então, passe o produto, espere alguns minutos e depois coloque a peça. Em alguns casos, até mesmo as tinturas de cabelo podem prejudicar a qualidade do acessório.
Zircônia e Strass em joias
Zircônia
Os designs de anéis utilizam bastante a zircônia cúbica em seus modelos. Assim, aparadores, como modelos solitários e meia aliança, ou o anel chuveirinho, são exemplos de modelos que utilizam a zircônia como enfeite.
A pedra sintética é bastante versátil, e também está presente na confecção de maxibrincos para festas e modelos casuais. Desde pontos de luz discretos, até ear cuff e brincos pizza.
Por ter um excelente custo-benefício, a zircônia é utilizada com mais frequência em diversas composições. Por isso, existe uma grande variação de peças com a pedra.
Strass
Por ser colado, o strass pode ser utilizado em uma grande variedade de peças, que não se restringem somente às bijuterias. Assim, eles são utilizados em peças de roupas, bolsas, carteiras, capas de celular e muito mais.
Quando se trata de bijuterias, a variedade é a mesma. Isso porque essas pedrinhas podem ser coladas em qualquer lugar. Ou seja, é possível conferir brincos, anéis, colares, que usam o strass como enfeite.
Custo-benefício
Zircônia
Existem muitas pedras que buscam se aproximar do brilho dos diamantes, esse é o caso dos cristais, strass e zircônias. Entretanto, por mais que o diamante seja único e incomparável, seu valor é muito elevado, tornando a substituição muito mais viável.
As zircônias, por exemplo, são pedras que se assemelham bastante aos diamantes, tanto em aparência quanto em durabilidade. Elas são pedras produzidas em laboratório que possuem brilho e transparência muito parecida com a pedra rara, e são cada vez mais utilizadas em joias e semijoias.
Dessa forma, de todas as alternativas ao diamante, a zircônia é, com certeza, a pedra que mais se assemelha.
Assim, se você quer uma joia que seja notada por todos, com certeza deve investir nas gemas de zircônia, que não irão passar despercebidas em nenhum lugar. Não importa qual tipo de peça, brinco, anel ou colar, com certeza sua beleza será singular.
Strass
O strass também é produzido em laboratório, porém é feito de estilhaços de vidro e plástico e o seu brilho é proporcionado por uma fina camada de metal que é aplicada depois que a pedra está pronta.
Com o tempo, porém, essa camada se esvai, levando junto com ela o brilho e toda a qualidade da pedra.
Ainda, por ser feita com um material pouco resistente, o strass é frágil e não pode ser cravejado em uma peça. Assim, eles são apenas colados com uma cola especial, e eventualmente, podem cair da peça.
Por outro lado, justamente por não ter grande durabilidade, o strass é muito mais barato do que qualquer outra pedra.
Assim, se você quer investir em uma peça extravagante para ir em uma festa ou outra, talvez o strass seja uma escolha para você. Porém, se quer algo duradouro e que irá manter a qualidade com o passar dos anos, você deve optar pelas zircônias.
Como diferenciar Zircônia e Strass
Para diferenciar a zircônia do strass é muito fácil. Já foi citado algumas vezes no artigo que a zircônia é cravejada na peça, enquanto o strass pode ser apenas colado. É a partir dessa informação que você vai identificar a sua pedra.
Para reconhecer qual pedra está fixada na sua peça de jóia ou semijóia, você precisará olhar atrás dela.
Coloque-a contra a luz e se for uma zircônia realmente, a luz passará por entre as pedras. Por outro lado, se a luz não passar e você não conseguir ver o fundo da pedra, significa que a peça é de strass.
Outros tipos de pedras
Além da zircônia, existem algumas outras pedras que são bastante utilizadas em jóias. Abaixo, separamos uma lista com as 5 principais pedras brasileiras mais utilizadas em joias. Confira:
Ágata
Essas pedras são encontradas em diversas cores, porém, suas cores naturalmente são cinzentas e pálidas. Por meio de estratégias artificiais é possível colori-las com diferentes tonalidades.
Antigamente, essa pedra era utilizada como amuleto pelos faraós, hoje, são utilizadas principalmente em crianças e estão associadas a harmonia e equilíbrio.
Ametista
A ametista é a pedra preciosa mais antiga registrada, ela já era utilizada pelo homem há 25 mil anos e tem o Brasil como principal produtor. Ela é linda e brilhante, e tem grande procura por seu preço acessível.
A lapidação adequada nessa pedra ressalta a sua beleza. Ela pode ser encontrada na cor violeta, com algumas nuances avermelhadas ou até mesmo azuladas e a intensidade do tom pode torná-la ainda mais valiosa.
Citrino
Também conhecido como “irmão da ametista”, o citrino pode ser encontrado em vários tons, como, laranja, castanho amarelado, amarelo, vermelho, e conhaque. Uma lapidação bem feita na pedra, realça ainda mais o seu brilho e beleza.
Quartzo fumê
A pedra tem esse nome porque antigamente acreditava-se que essa pedra possui fumaça em seu interior. Assim, durante séculos ela foi uma das pedras talhadas mais procuradas. O Brasil se destaca como o maior produtor dela.
Ela também é considerada a mais brilhante das pedras escuras e de acordo com alguns terapeutas é uma das pedras com maior poder sob a nossa energia.
Rutilo
O rutilo possui fios dourados, chamados de rutílios que reluzem como ouro. O rutílio é um tipo de mineral formado de dióxido de titânio que promove um efeito marcante na pedra.
Contém até 10% de ferro, possui um brilho metálico e comumente são encontrados nas cores vermelho e marrom. Seu nome vem do latim “Rutilus” que significa “Vermelho”.
Extremamente elegante, ele é utilizado em anéis, brincos e colares, e é uma das pedras nacionais que tem conquistado cada vez mais o mundo todo. Assim, se você deseja algo imponente e refinado, essa é a escolha certa.
Modelos de Zircônia em joias
Joias e semijoias com zircônias têm sido cada vez mais requisitados por homens e mulheres que querem investir em algo de qualidade, mas não querem pagar um preço absurdo por isso.
Ainda que seja uma boa escolha, você precisa saber onde encontrar os melhores modelos de joias e semijoias com zircônia. E a resposta, é claro, é a Casa das Alianças!
Temos centenas de modelos para você escolher qual tem mais a sua cara. Se você quer algo discreto para usar no dia a dia ou um modelo único, que chame atenção, para utilizar em uma festa, nós temos!
Ainda, temos opções para as mais diversas ocasiões, anel de compromisso, noivado, casamento, formatura, e muito mais. Você pode encontrar o presente perfeito para a pessoa amada aqui!
Não deixe de conferir em nosso site nossas as melhores opções de jóias e semijóias do mercado!