Tipos de Alianças de Casamento

Tipos de Alianças de Casamento

O momento de escolher os pormenores de um dos dias mais importantes para a vida de um casal não é nada fácil, principalmente quando estamos falando de alianças de casamento.

É uma das coisas mais importantes, afinal, essa “simples” peça é a personificação de todo o amor e relacionamento do casal. Tudo fica ainda mais difícil quando nos deparamos com uma infinidade de modelos para serem escolhidos.

E é claro que ter muitas opções é ótimo, mas dificulta escolher qual dos modelos é o mais adequado. Neste artigo você vai ficar por dentro de várias dicas para escolher a aliança ideal.

Quais os principais modelos de alianças de casamento

Quando falamos de alianças de casamento normalmente já pensamos logo que a grande dificuldade disso é escolher o anel da mulher, não é mesmo? E, de fato, o anel do noivo costuma apenas seguir o estilo do modelo feminino.

Essa escolha pode ser feita em conjunto ou apenas pelo noivo, quando ele deseja fazer surpresa. Independente da forma, provavelmente irão surgir muitas dúvidas quanto os modelos.

A seguir há uma lista dos principais modelos de alianças para casamento para que você consiga ter um melhor direcionamento sobre o que escolher.

QUE TAL 5% DE DESCONTO? Cadastre-se e receba o cupom no seu e-mail!

Solitário

O solitário é um dos modelos de anéis mais famosos do mundo. Ele é simplesmente um anel liso – normalmente mais fino – com uma única pedra que fica em um pequeno suporte central.

É uma das peças mais delicadas do mundo das joias, totalmente atemporal e cabe em qualquer situação.

Para ser mais coringa, normalmente a pedra precisa escolhida é diamante, pois não tem cor, mas é possível escolher outras opções.

Este é um modelo de aliança para as mulheres que desejam algo simples e delicado, mas que também querem ser ousadas e mostrar todo o poder que esse modelo pode proporcionar.

Anel Solitário
Anel Solitário

Chuveiro

O chuveiro é relativamente parecido com o solitário, mas a pedra central é cercada por mais diversos pontos. É um modelo bem mais robusto e normalmente é escolhido pelas noivas que gostam de peças mais “presença”.

Com um anel desses é quase impossível de passar despercebido. Então, se a noiva deseja mostrar para todo o mundo que está muito bem casada, essa pode ser uma boa escolha de aliança.

Anel Chuveirinho
Anel Chuveirinho

Aliança Lisa

A aliança lisa é a mais tradicional e não há muito segredo quanto a ela. Costuma ser mais fina e possui as bordas levemente arredondadas.

É um anel bem anatômico, clássico e que pode ser usado com diferentes estilos, porque ele sempre irá combinar.

Apesar de os casamentos de hoje em dia estarem bem mais modernos, este modelo ainda é uma das alianças de casamento mais usadas no Brasil.

Aparador

O aparador é um modelo bem semelhante à aliança lisa, porém possui pequenos pontos de pedras preciosas cravejadas na parte superior do aro.

É um ótimo modelo para as mulheres que desejam algo bem clássico, como a aliança lisa, mas com um pouco mais de brilho.

Aparador
Aparador

Aliança quadrada

Hoje em dia é relativamente comum o uso das alianças lisas, porém em um formato mais quadrado. Elas não são tão delicadas quanto a de bordas arredondadas, mas continuam sendo bem sofisticadas. Trazem um ar mais moderno.

Aliança Quadrada
Aliança Quadrada

Anéis modernos

E, claro, há aquelas opções que são pontos fora da curva. São anéis bem modernos e desenhados, originais e que fogem bastante do clássico.

Ideal para noivas que estão em busca de autenticidade e gostam de peças exclusivas.

Qual material escolher para as alianças de casamento

Quando falamos de alianças de casamento não havia muito que se pensar, pois a escolha do ouro amarelo é quase que obrigatória.

E, de fato, ainda é o tipo de material mais escolhido para alianças de casamento, mas hoje em dia essa opção está muito mais aberta.

Não é nada incomum encontrar casais com alianças de ouro branco ou até mesmo ouro rose. É uma escolha audaciosa e moderna, mas ganha cada vez mais adeptos.

Isso para dizer que não existe certo ou errado na hora de escolher o tipo de ouro (pelo menos quando estamos nos referindo às cores).

Se o casal é mais clássico, a opção de ouro amarelo bem a calhar. Para os mais modernos, o ouro rose vem para trazer mais modernidade e leveza para a joia.

Enfim, a escolha do material das alianças de casamento fica muito à critério do casal. Mas uma coisa muito importante e que você deve adquirir é o anel de ouro 18k.

Materiais de Alianças de Casamento
Materiais de Alianças de Casamento

O que é o ouro 18k

Você sabe, de fato, o que é ouro de 18 quilates, ou 18k? Muitas pessoas sabem que é um excelente tipo de ouro, mas não sabem exatamente o porquê disso.

Veja bem, o ouro não é um material maleável, sendo impossível desenvolver uma joia, como uma aliança, utilizando apenas desse elemento.

Para contornar esse problema mecânico são adicionados metais secundários para promover maior resistência na liga, possibilitando seu trabalho e subsequente utilização.

O ouro com 18k é uma liga com alta quantidade de ouro e baixa quantidade de metais secundários. Entretanto, consegue ter boa performance no quesito resistência.

Quando falamos em ouro 16k ou 14k, por exemplo, estamos falando de uma liga feita de ouro, mas com mais porcentagens de metais secundários.

Isso é diferente de um anel folheado, por exemplo. Nesses casos, a peça leva apenas uma camada fina de ouro 18k (ou até inferior) em outro metal.

Então, se você deseja efetivamente uma joia que tenha toda a durabilidade e valor, as alianças de casamento devem se de ouro 18k.

Quais são as principais pedras presente nas alianças de casamento

Os modelos de alianças de casamento costumam levar diamante, como já falado, entretanto, há muitas outras pedras que podem compor a peça.

A escolha vai do gosto pessoa da pessoa. É uma opção mais ousada, com certeza, mas também agrega mais ao visual, o que é ótimo para as mulheres. Veja algumas opções:

  • Ametista – é um quartzo roxo. Traz delicadeza e feminilidade à joia
  • Rubi – pedra preciosa vermelha, simboliza o amor, a paixão e uma mulher forte
  • Esmeralda – esmeralda é uma das pedras mais famosas. Seu verde é reconhecido por qualquer um
  • Topázio Rosa – é uma pedra rosa translúcido, ideal para as mulheres que gostam da cor
  • Topázio Azul – é a versão da pedra anterior, porém em tons de azul
  • Turmalina Paraíba – é uma das pedras mais raras do mundo. Seu verde água combina perfeitamente com uma aliança de casamento

Quanto custa alianças de casamento?

Eis uma pergunta que todos costumam fazer antes mesmo de começarem a procurar efetivamente as alianças de casamento.

E é realmente algo difícil de ser respondido, pois isso depende de diversos fatores, como:

  • Modelo

Obviamente, alguns modelos são mais caros do que outros. Um modelo de anel Chuveiro terá o preço bem mais alto do que uma aliança lisa, por exemplo.

Para fazer uma comparação justa de preço, não se esqueça de comparar modelos semelhantes.

  • Material da aliança

Primeiramente, anéis de ouro 18 k são mais caros do que outras opções. Entretanto, até mesmo entre os anéis de ouro há algumas diferenças.

O ouro branco e o ouro rose, por exemplo, costumam ter um preço um pouco mais elevado do que o ouro amarelo. O motivo é que o metal secundário do ouro amarelo, que é o cobre, é mais barato do que os metais secundários do branco e rose.

  • Qualidade

Obviamente, a qualidade do produto interfere como um todo. Alianças de casamento que não tem alta qualidade no processo de produção apresentarão defeitos provenientes disso na peça.

  • Exclusividade

Quanto mais exclusiva é a peça, mais cara ela é. Isso pesa mais quando estamos falando de anéis mais modernos e robustos.

  • Pedra preciosa

A depender da pedra preciosa o valor também pode mudar. A ametista, por exemplo, tem valor bem mais abaixo do que uma Turmalina Paraíba.

É importante considerar todos os pontos para que seja possível encontrar uma opção que proporcione bom custo x benefício.

Onde comprar alianças de casamento?

E onde comprar as alianças de casamento? Hoje em dia você possui dias opções: joalherias físicas e joalherias online.

Nos últimos anos o e-commerce estourou no mercado, principalmente depois do início da pandemia, visto que as pessoas tinham a recomendação de não sair de casa.

Mas será que essa é a realmente a melhor forma? Será que compensa comprar uma aliança de casamento online?

Vantagens e desvantagens de comprar online Alianças de Casamento

Dentre as vantagens de comprar alianças de casamento pela internet há a comodidade.

Você não precisa sair da sua casa, pegar carro ou qualquer outro meio de transporte para olhar joias. É possível fazer tudo isso do seu celular, computador ou tablet. Ou seja, é tudo mais confortável.

Outro ponto muito positivo é a questão da diversidade de opções. Quando você navega pela internet consegue ver uma série de produtos com apenas alguns cliques.

O que você demoraria horas para ver em lojas físicas, você consegue avaliar em poucos minutos nas lojas virtuais.

Eis um detalhe muito importante sobre a compra das alianças de casamento: é mais barato. De modo geral as joias adquiridas pela internet tem um valor mais em conta.

Isso vale quase que para todos os tipos de segmentos. O motivo é porque o e-commerce é naturalmente um empreendimento mais econômico. Sendo assim, o custo por produto é menor.

Além disso, a internet é um ambiente de altíssima concorrência. Isso faz com que os preços sejam mais competitivos.

Na internet você acaba tendo mais concorrentes, pois você pode concorrer diretamente com uma joalheria que está há mais de 1000 km de você (algo que não aconteceria em uma joalheria física).

Outro detalhe negativo é que você não conseguirá ver a aliança de perto e isso pode atrapalhar na avaliação. A demora para chegar também é um ponto negativo, mas como casamento é marcado meses antes, isso não costuma ser um problema.

Enfim, de modo geral, as compras pela internet são, sim, uma boa opção. Entretanto, é muito importante ficar de olho na procedência do site.

Avalie em sites de avaliação de consumidores se aquele site é realmente seguro para realizar compras.

Aliança de casamento e noivado são iguais?

Normalmente as alianças de casamento e de noivado eram bem distintas, onde as de noivado tinham maior liberdade de modelo. Entretanto, como você já pode notar ao decorrer deste artigo, as coisas não são mais assim.

Mas, claro, normalmente o casal usa alianças diferentes para os dois momentos. No caso do noivado, o ouro branco é um clássico, mas não é necessariamente uma exclusividade.

Hoje em dia não há mais tantas regras e nem certo ou errado. A tradição das alianças persiste e provavelmente irão persistir por gerações, mas as escolhas estão ficando cada vez mais livres.

O importante é encontrar um modelo que agrade o casal. E caso no futuro haja descontentamento com o modelo escolhido (afinal, nós mudamos e as tendências também) não há problema algum em trocar as alianças.

O que mais importa é o que a peça significa para o casal, não há a necessidade de seguir um padrão.

Mas, como já dito também, é interessante escolher um anel que seja efetivamente de ouro 18 k. É uma joia que será usada todos os dias, então o material deve suportar toda essa exposição.

Apenas o ouro tem essa resistência. Mesmo que seja mais caro, o custo x benefício no final das contas compensa bastante, então não pense duas vezes antes de fazer esse investimento! Enfim, essas foram algumas dicas e considerações para você escolher dentre os tipos de alianças de casamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.